31 de jan. de 2019

Espaço Musical: Absurdo

Os impactos ambientais em todo o mundo vem sendo algo constante, mesmo diante tantas reflexões ecológicas. Dos grandes crimes ambientais as destruições em massa da Natureza, nos mostram como a falta de humanidade com o Planeta é constante. A canção Absurdo de Vanessa da Mata é uma ótima reflexão diante destes impactos.

Álbum Sim - Vanessa da Mata - 2007
Os avanços das tecnologias e das ciências são grandes marcos da sociedade capitalista moderna. Tais avanços contribuíram para o desenvolvimento econômico e humano em todo o planeta. Mas também um outro olhar, mais crítico e negativo dos avanços do desenvolvimento da Era Moderna.
O sociólogo alemão Ulrich Beck (1944-2015) publicou na década de 1980 uma das suas principais obras, o livro Risikogesellschaft (1986), trazendo a reflexão sociológica da Sociedade de Risco. A teoria provocada por Beck ganhou maior dimensão principalmente pela tragédia nuclear de Chernobyl, na Ucrânia meses depois da publicação do livro.
Livro - Sociedade de risco - Beck -1986 
Reflexões como a de Beck diante a análise dos avanços da sociedade moderna industrial, trazendo como resultados riscos como os socioambientais, contribui para maior conscientização dos impactos humanos diante o planeta Terra. Discursões como estas envolve uma interdisciplinaridade, e um grande desafio diante o conceito de desenvolvimento empregado na sociedade capitalista moderna.
Falar de aquecimento global, e os impactos do desenvolvimento econômico e do consumismo é ir de frente com o pensamento e a ganância humana presente na ideia de poder e status. Podemos também refletir a alienação do indivíduo diante os avanços da ciência e das tecnologias. Para Theodor Adorno (1903 - 1969) e Max Horkheimer (1895 - 1973)  na obra  Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos (1947) promove uma reflexão crítica ao fenômeno denominado de Razão Instrumental, no qual chama atenção da alienação humana diante o campo da racionalidade no mundo moderno.
Tais leituras são reflexões de compreender o afastamento do ser humano com a natureza, criando um complexo de superioridade de nós humanos diante todo o planeta, e ao mesmo tempo criando um sentido de descarte dos recursos naturais.
A canção Absurdo do álbum Sim (2007) da cantora e compositora Vanessa da Mata, traz em sua letra uma provocativa diante este descaso com a Natureza. Observar as tragédias e os crimes ambientais presentes cada vez mais no Brasil e no mundo, é mostrar o quanto o termo de desenvolvimento capitalista se torna falido no sentido humano. A cantora nos incomoda ao refletir tais questões, com uma bela melodia e uma letra marcante.  

Confira abaixo a canção:
Absurdo
Cantora e Compositora: Vanessa da Mata

Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo

Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está

Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa idéia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz

Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem infértil do deserto
Nunca pensei que chegasse aqui

Auto-destrutivos,
Falsas vitimas nocivas?

Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados

Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava

Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão

Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro

Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi

Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar


REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Absurdo – Vanessa da Mata. Disponível em: https://www.letras.mus.br/vanessa-da-mata/1004442/. Acessado em: 31/01/2019.

MENDES, José Manuel. Ulrich Beck: a imanência do social e a sociedade do risco. IN Revistas Análises. Disponível em: chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/40767/1/Ulrich%20Beck_a%20iman%C3%AAncia%20do%20social%20e%20a%20sociedade%20do%20risco.pdf. Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2015. Acessado em: 31/01/2019

SILVA, F. L. Conhecimento e Razão Instrumental. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65641997000100002. Acessado em: 31/01/2019

VANESSA DA MATA. Música – Sim – Disponível em: http://www.vanessadamata.com.br/musicas-faixas.aspx?ID=3. Acessado em: 31/01/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque