11 de jan. de 2019

Canto Poético: Jequitinhonhês, o dialeto do Vale.


A Língua Portuguesa no Brasil tem uma diversidade de dialetos. No Estado de Minas Gerais, esta diversidade é bastante evidente, como a mistura do sotaque baiano com o mineiro nas regiões do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Mucuri. O poema Jequinhonhês, o dialeto do Vale, de Tadeu Martins, poeta popular de Itaobim – MG. 

Tadeu Martins
O produtor cultural, escritor, poeta popular, contador de causo, Tadeu Martins natural de Itaobim, Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, é responsável por um dos maiores festivais culturais do Brasil. Junto a outros artistas, escritores e intelectuais, idealizaram o Festivale nos anos de 1980. Foi um dos fundadores do Jornal Geraes, no qual foi responsável por levar e valorizar o Vale do Jequitinhonha em seus noticiários impressos.
O poeta é autor de várias poesias, além de publicação de livros, sempre trazendo o Vale. Entre seus poemas voltados ao Jequitinhonha, destacamos o Jequitinhonhês, o dialeto do Vale, que traz a regionalidade do Vale, contextualizando a origem e a valorização do dialeto pronunciado nesta região rica principalmente nos aspectos artísticos e culturais. O Jequitinhonhês nos encanta como uma linguagem única, diante uma diversidade de dialetos no território mineiro.  

JEQUITINHONHÊS, O DIALETO DO VALE
Por: Tiago Martins.


Pocar é estourar
“ficar perrengue” é adoecer
lançar quer dizer vomitar
e “virar um peido” é correr
negar à direita é dobrar
“embainhar o facão” é envelhecer

Burriscar quer dizer rabiscar
“a leitura” é sabedoria
coxé é quem manca muito
“encheção de saco” é livuzia
pipôco é o mesmo que estrondo
e cartilogência é categoria
Tadeu Martins - (2º da esq. p/ dir.) 

“Abrir o pano” ou “limpar o beco”
você sabe o que quer dizer ?
é o mesmo que “virar um peido”
se não deu para entender
eu explico mais detalhado
é azular, sumir ou correr

“Tiçar a mão”, “picar o tapa”
tudo significa bater
pêia é o caboclo esperto
incapaz de esmorecer
“deu upa” é “ficou difícil”
mas foi fácil você entender.
REFERÊNCIA

BLOG DO BANU. Tadeu Martins, o poeta popular do Vale. Disponível em: http://blogdobanu.blogspot.com/2011/08/tadeu-martins-um-poeta-do-vale.html. Acessado em: 11/01/2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque