7 de jan. de 2019

Interpretes do Brasil: Darcy Ribeiro.


Baseando no portal Interpretes do Brasil, pretendo aqui além dos grandes nomes considerados pelo portal, como grandes intelectuais brasileiros, trazer outras personalidades que representaram e representam estes interpretes da realidade social, política, econômica e cultural do Brasil. O interprete de hoje é o montes-clarense, dos estudos e da posição política pela educação pública e os povos tradicionais indígenas, o antropólogo Darcy Ribeiro. 

Darcy Ribeiro
Em 26 de outubro de 1922, nascia na cidade de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, Darcy Ribeiro, que se tornaria uma das grandes referências da áreas de Educação e da Antropologia no Brasil. Saindo jovem ainda de sua cidade, para se tornar uma grande referência política e das Ciências Socais no Brasil.
Ainda na sua juventude foi para a capital mineira, Belo Horizonte, cursar medicina, mas acabou encontrando-se nas Ciências Sociais sua paixão. E em 1946, em São Paulo, o jovem Darcy Ribeiro se formava em Antropologia pela FESP-SP, e começava seu grande estudo com os povos indígenas do Pantanal. Com o objetivo de compreender a vivência e a história da formação do povo brasileiro, o trabalho etnográfico de Darcy, se voltou à defesa das causas indígenas, e foi fundamental para criação do Parque Indígena Xingu e do Museu do Índio, que se tornaram referência do posicionamento político dos povos tradicionais no Brasil.
Nas décadas de 1950 e 1960 o antropólogo mudou-se para o Rio de Janeiro, começando a voltar seus trabalhos para a Educação, tanto básica como superior, e junto a Anísio Teixeira, um dos idealizadores da Universidade de Brasília, e se tornando o seu primeiro reitor. Darcy também ocupou cargos políticos importantes para os avanços da educação pública no Brasil. Foi ministro da Educação e da Casa Civil no governo Goulart, e após o golpe de 1964, com a instalação do regime militar no Brasil, Darcy Ribeiro foi mais um dos grandes intelectuais brasileiras a ser exilado do Brasil.
Nas suas vivências em outros países latinos e fora do continente, Darcy Ribeiro acabou envolvendo em ações políticas voltadas as reformas da educação e agrárias, contribuindo com os desenvolvimentos destes países, como o Uruguai, que ocupa hoje uma dos melhores índices educacionais entre os continentes americanos. Após a anistia, Darcy retornou ao Brasil, se tornando no ano de 1983, vice-governador do Estado do Rio de Janeiro ao lado do governador Leonel Brizola.
Diante suas obras, O Povo Brasileiro, a sua última grande publicação, se tornou uma
O Povo Brasileiro - Darcy Ribeiro
das maiores referências do autor, e da leitura sobre o Brasil. A obra lançada em 1995, traz um trabalho antropológico e histórico, com o objetivo de observar o Brasil a partir de suas várias matrizes da formação de seu povo, além de provocar reflexões da falta de uma nacionalidade presente em sua população, observando os
conflitos e violências presentes nesta formação.
Em 17 de fevereiro de 1997, o antropólogo de diversas obras escritas, de participação importante na ampliação gratuita da educação no Brasil, além de sua participação política com os povos indígenas e com a valorização da América Latina. Que se tornou imortal da Academia Brasileira de Letras, titulo que alcançou em 1992. E que ainda jovem, deixou o Norte de Minas, para um reconhecimento nas academias de toda América Latina, faleceu aos 74 anos na capital federal, Brasília.

REFERÊNCIAS:

INTERPRETES DO BRASIL. Apresentação. Disponível em: http://www.interpretesdobrasil.org/sitePage/16.av. Acessado em: 07/01/2019.

INTERPRETES DO BRASIL. Darcy Ribeiro. Disponível em: http://www.interpretesdobrasil.org/sitePage/60.av. Acessado em: 07/01/2019.

E BIOGRAFIA. Darcy Ribeiro. Disponível em: https://www.ebiografia.com/darcy_ribeiro/. Acessado em: 07/01/2019.

DOMÍNIO PÚBLICO. Darcy Ribeiro. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=205199. Acessado em: 07/01/2019. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque