1 de jan. de 2019

Espaço Musical: A Paz

1º de Janeiro é dado o Dia Mundial da Paz, desde o ano de 1968, a pedido do Papa Paulo VI, tendo no primeiro dia do ano do calendário romano um dia de pedido e reflexão de paz em todo o mundo. Em 1986, Gilberto Gil e João Donato comporão uma das mais belas canções da Música Popular Brasileira, a canção A Paz, que traz de sua melodia a letra uma sensação de paz, e uma reflexão dos problemas do mundo contemporâneo em um pedido de Paz.

Álbum A Paz - 1986 - Gilberto Gil e João Donato
Em 08 de dezembro de 1967, o Papa Paulo VI fez um pedido para além dos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana, ele pediu a todo o mundo um dia de reflexão e de momento de Paz. Com uma carta levada a todos os lugares Paulo VI solicitava que no dia 1º de janeiro, o primeiro dia do ano no calendário ocidental romano, o papa indicou que comemorasse o Dia Mundial da Paz, e assim no 1º de janeiro de 1968, o ano das grandes mudanças do século XX, iniciava em todo o mundo um dia de reflexão e pedido de Paz.
João Donato e Gilberto Gil
Refletir a Paz no mundo contemporâneo não é só condenar as Guerras e a violência social, mas também a ganância humana com a destruição da natureza e ampliação das desigualdades, exclusões, pobreza em todos os sentidos. Uma data marcada por renovações, e pedido de paz a todo o mundo fazem parte antes mesmo da formalidade do Dia Mundial da Paz.
No ano de 1986, dois grandes nomes da Música Popular Brasileira, Gilberto Gil e João Donato, em um momento de descontração comporão uma das mais belas músicas brasileiras, a canção A Paz, regravada por diversos músicos, nos traz toda esta reflexão e sentimento de paz.

Confira abaixo a Canção:
A Paz
Compositor/Cantor: Gilberto Gil e João Donato

A paz invadiu o meu coração
De repente, me encheu de paz
Como se o vento de um tufão
Arrancasse meus pés do chão
Onde eu já não me enterro mais

A paz fez um mar da revolução
Invadir meu destino; A paz
Como aquela grande explosão
Uma bomba sobre o Japão
Fez nascer o Japão da paz

Eu pensei em mim
Eu pensei em ti
Eu chorei por nós
Que contradição
Só a guerra faz
Nosso amor em paz

Eu vim
Vim parar na beira do cais
Onde a estrada chegou ao fim
Onde o fim da tarde é lilás
Onde o mar arrebenta em mim
O lamento de tantos "ais"

REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. A Paz – Gilberto Gil. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/46180/. Acessado em: 31/12/2018.

GILBETO GIL. Discos: A Paz. Disponível em: http://www.gilbertogil.com.br/sec_disco_info.php?id=383&letra. Acessado em: 31/12/2018.

MUNDO EDUCAÇÃO. Dia Mundial da Paz. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-paz.htm. Acessado em: 31/12/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque