5 de mar. de 2019

Espaço Musical: Exaltação a Mangueira

Em 20 de abril de 1928 surgia uma das maiores escolas de samba do carnaval brasileiro, a Estação Primeira de Mangueira. Mas bem que esta data podia ser 25 anos, quando nasceu José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão, um dos maiores interpretes de samba-enredo da história do Carnaval e da Mangueira. E em 1956, Enéas Brites e Aloísio da Costa compuseram uma das mais belas canções para a Mangueira, a canção Exaltação a Mangueira, um hino da escola de sambam, que foi imortalizada na voz do maior interprete de samba-enredo da Verde e Rosa, Jamelão.  

Jamelão
Em 1913, nascia na cidade de São Cristóvão–RJ uma das maiores vozes do Samba, o cantor e compositor José Bispo Clementino dos Santos, o Jamelão. Que no início da década de 1930 começava uma grande história dentro da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Uma história que se completa, pois não teria como separar Jamelão da Mangueira, nem a Mangueira de Jamelão.
O cantor de samba-enredo se tornou uma lenda ao levar a Mangueira a ser várias vez campeã do Carnaval do Rio de Janeiro, a maior festividade do mundo. Mas Jamelão teve sucesso também no rádio, vencendo vários concursos e sempre se apresentando em programas das rádios cariocas. E de menino engraxate e vendedor de jornal no Rio de Janeiro, foi se tornando uma das maiores vozes da música brasileira.
Em 1949, Jamelão assumiu o lugar de Xangô da Mangueira, se tornando o interprete oficial do samba-enredo da Verde e Rosa. E de cara já ganhando um bicampeonato. E nos 57 anos como interpretes foi treze vezes campeão do Carnaval Carioca, encerrando aos 93 anos sua história como interprete. Sendo seu último título em 2002, com o samba-enredo Brazil com Z é para Cabra da Peste, Brasil com S é a Nação do Nordeste. Em 2008, o grande sambista e vascaíno faleceu, sendo cortejado como um dos grandes nomes da Mangueira no Palácio do Samba, com as bandeiras da sua escola e do seu time de coração.
Uma das grandes canções eternizada na voz de Jamelão foi composta por dois
Estação Primeira de Mangueira.
moradores do morro da Mangueira, Enéas Brites e Aloísio da Costa. A canção Exaltação a Mangueira, de 1956, foi cantada pela primeira vez na avenida Rio Branco (local onde acontecia os desfiles antes da construção do Sambódromo da Marquês da Sapucaí) pelo grande sambista carioca. Assim a canção que se torna um dos hinos da Verde e Rosa, trazendo em sua letra os sentimentos de carinho e amor a escola de samba, tragos dos membros e dos simpatizantes da Estação Primeira de Mangueira. Fazendo da escola de samba um dos grandes símbolos da maior festividade do planeta, o Carnaval Carioca.

Confira abaixo a canção:
Exaltação a Mangueira
Compositores: Enéas Brites e Aloísio da Costa.
Cantor: Jamelão.

Mangueira teu cenário é uma beleza
que a natureza criou
O morro com seus barracões de zinco
quando amanhece que esplendor

Todo mundo te conhece ao longe
pelo som de teus tamborins
e o rufar do teu tambor
chegou ô, ô, ô.
A mangueira chegou, ô, ô.

Mangueira teu passado de glória
está gravado na história
é verde e rosa a cor da tua bandeira
prá mostrar a esta gente
que o samba é lá em Mangueira

REFERÊNCIAS:
ESQUINA MÚSICAL. 10 sambas para a Estação Primeira de Mangueira. Disponível em: http://www.esquinamusical.com.br/10-sambas-para-a-estacao-primeira-de-mangueira/. Acessado em: 04/03/2019.

LETRAS. Biografia de Estação Primeira de Mangueira. Disponível em: https://www.letras.com.br/biografia/estacao-primeira-de-mangueira. Acessado em: 04/03/2019.

LETRAS. Biografia de Jamelão. Disponível em: https://www.letras.com.br/biografia/jamelao. Acessado em: 04/03/2019.

LETRAS DE MÚSICA. Exaltação a Mangueira – Jamelão. Disponível em: https://www.letras.mus.br/jamelao/594865/. Acessado em: 04/03/3019.

MUSEU AFRO BRASILEIRO. Jamelão. Disponível em: http://www.museuafrobrasil.org.br/pesquisa/hist%C3%B3ria-e-mem%C3%B3ria/historia-e-memoria/2014/07/17/jamel%C3%A3o. Acessado em: 04/03/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque