6 de jan. de 2019

Espaço Musical: A Festa de Santo Reis

A Folia de Reis assim conhecida no sertão brasileiro é uma das maiores festividades do cristianismo no mundo. Comemorado o Dia dos Santos Reis Magos em 06 de janeiro, tradição vinda com os portugueses e modificada pela diversidade dos povos no Brasil. Em 1971 a festividade foi lembrada no segundo álbum de Tim Maia, com a canção A Festa do Santo Reis, do compositor paulista Márcio Leonardo.

Tim Maia - Álbum de 1971
A história nos relata que no dia 25 de dezembro a mas de dois mil anos atrás, a estrela guia cruzou os céus do oriente para anunciar de uma criança que pelo cristianismo seria o filho de Deus que vinha com a missão de salvação de seu povo. Esta criança era Jesus, o maior símbolo da crença cristã. Então do momento em que a estrela apareceu, até o dia 06 de janeiro, três Magos que avistaram a estrela, saíram de seus reinos para ir ao encontro daquela criança, no qual sabiam, seria a salvação, como relata no Evangelho de São Mateus.
Os três Reis Magos, assim reconhecido aqueles que eram de origem nobre e tinham grande compreensão da ciência de sua época, foram em uma longa caminhada levarem seus presentes ao Salvador. Baltazar, Melquior e Gaspar, assim reconhecidos pelo cristianismo como os três Reis Magos, foram ao encontro do menino Jesus, levando o Ouro, com o significado da realeza daquele que seria o Salvador, o Incenso, como símbolo da essência divina e a Mirra, como a essência humana daquela criança.
No século XVII, começou  tradição da comemoração do Dia dos Santos Reis na
Folia de Reis em Taiobeiras - MG/ Fonte: Tudo Super - 2008.
Europa. Em Portugal esta data eram um dia de diversão e festejos, que no século XVIII chegou no Brasil, com um caráter mais religioso, porem com muitos festejos, surgindo assim a Folia de Reis.
A tradicional festa reúne os ternos de foliões, que são formados principalmente por membros de uma família ou de uma comunidade, com vários instrumentos musicais, principalmente a viola caipira, a sanfona e o pandeiro, dando o ritmo das canções de folia, passando por casa em casa, festejando a chegada do menino Jesus.
A festividade foi lembrada e refletida pelo compositor Márcio Leonardo, que aos 15 anos compôs a canção A Festa do Santo Reis, que em parceria com o cantor e compositor Tim Maia, no ano de 1971, foi gravada pela primeira vez no segundo álbum Tim Maia, sendo a primeira faixa do disco. A canção com uma pegada soul, na mistura brasileira de Tim, fez grande sucesso, e trazia uma reflexão da perca da tradição da Folia de Reis, e todos os seus aspectos culturais e religiosos, promovendo assim uma valorização desta festividade secular, que faz parte da história do Brasil.

Confira abaixo a Canção:
A Festa do Santo Rei
Compositor/Cantor: Raul Seixas

Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquecido
Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis

Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes

É os bodes da gente
É os bodes, mééé
É os bodes da gente
É os bodes, mééé

Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Hoje é o dia, hié! hié!
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
É o dia da festa, hié! hié!

CRUZ TERRA SANTA. História de Santos Reis. Disponível em: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-santos-reis/329/102/#c. Acessado em: 06/11/2018.

GOMES, Esdras. Tim e Márcio Leonardo: Hoje é dia do Santo Reis. IN: Terra de Gigantes: Músicas em blog. Disponível em: https://terradegigantes65.wordpress.com/2013/01/07/tim-maia-e-marcio-leonardo-hoje-e-o-dia-do-santo-reis/. Acessado em: Acessado em: 06/11/2018.

LETRA TERRA. A Festa do Santo Reis. Disponível em: https://www.letras.mus.br/tim-maia/48916/. Acessado em: 06/11/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque