23 de jan. de 2019

Espaço Musical: Se Liga Aí.

Em 23 de janeiro é declarado pela ONU junto a UNESCO, o Dia Mundial da Liberdade. Uma palavra de peso que nos eleva a várias reflexões diante o seu conceito. A Liberdade se torna uma grande problemática filosófica diante o seu real sentido e estado de permanência. Na canção Se Liga Aí, Gabriel Pensador nos provoca esta reflexão. 

Gabriel, O Pensador
Conceituar o termo Liberdade é promover uma grande problemática filosófica, que perpassa por grandes pensadores como Descartes. O filósofo René Descartes (1596 - 1650), menciona que a liberdade está diante a ação de quem melhor compreende as alternativas que precedem a escolha. Outro grande filósofo é Immanuel Kant (1724 - 1804), o prussiano Kant, menciona que a liberdade se relaciona com a autonomia, onde liberdade e livre arbítrio se torna a mesma coisa, ou seja, parte da autonomia do indivíduo de conduzi suas próprias leis.
Já em uma leitura marxista diante a influência de Hegel, o filósofo alemão Karl Marx (1818 - 1883), parte do senso crítico da liberdade no campo da metafísica, para compreender a liberdade humana sob a ótica do mundo material. Para Marx a liberdade está associada na manifestação da prática do indivíduo diante sua própria produção.
Estas reflexões servem para nos provocar nos tempos atuais diante o conceito de Liberdade. A Organização das Nações Unidas, a ONU, é responsável por defender e garantir a liberdade no mundo. Diante a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), menciona no Artigo 1.º que:
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, 1948, Artigo 1.º)

E completa dizendo no Artigo 2.º:
Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, 1948, Artigo 2.º)

Mesmo diante a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Liberdade dos indivíduos ainda se torna um real desafio. O descompromisso e o desrespeito diante os direitos do cidadão, do ser humano, é algo presente na sociedade mundial. O racismo, a xenofobia, a homofobia, machismo e entre outras formas de intolerância e ódio ao diferente são presentes de forma massiva na sociedade contemporânea.
Assim trazer um dia para reflexão do conceito de Liberdade foi um mecanismo que a ONU, junto ao Fundo das Nações Unidas para a Infância, o UNICEF, promoveram o dia 23 de janeiro como uma data de refletir a Liberdade pelo mundo.
Álbum Seja Você Mesmo - Gabriel, O Pensador - 2001
Na canção Se Liga Aí, do álbum Seja Você Mesmo (mas não Seja sempre o Mesmo) (2011), o rapper Gabriel, O Pensador, provoca com seu Rap Nacional, uma reflexão sobre o conceito de Liberdade. O músico carioca, traz o sentido ilusório em que todos pensam que são livres, mas que essa tal liberdade acaba sendo algo ilusório. Onde o livre arbítrio em Kant, acaba se perdendo diante o que a sociedade impõe ao indivíduo, ou a clareza dos fatos em Descartes, é algo ilusório. Podemos também refletir Marx, no qual não basta o indivíduo pensar, ele tem que ter a ação dos seus atos.  

Confira abaixo as músicas do álbum:
Se Liga Aí
Cantor/ Compositor: Gabriel, O Pensador.
A gente pensa que vive num lugar onde se fala o que pensa.
Mas eu não conheço esse lugar.
Eu não conheço esse lugar!
A gente pensa que é livre pra falar tudo que pensa mas a gente sempre pensa um pouco antes de falar!

Se liga aí, se liga lá, se liga então!
Se legalize nessa comunicação.
Se liga aí, se liga lá, se liga então!
Se legalize a liberdade de expressão!
Se liga aí, se liga lá, se liga então!
Se legalize nessa comunicação.
Se liga aí, se liga lá, se liga então!
Se legalize a opção!

Pensa! O pensamento tem poder.
Mas não adianta só pensar.
Você também tem que dizer! Diz!
Porque as palavras têm poder.
Mas não adianta só falar.
Você também tem que fazer! Faz!
Porque você só vai saber se o final vai ser feliz depois que tudo acontecer.
E depois a gente pensa.
E depois a gente diz.
E depois a gente faz... o que tiver que fazer!
O que tiver que fazer!

Refrão

Deixe ele viver em paz.
Cada um sabe o que faz.
Deixa o homem ter marido.
Deixa a mina ter mulher.
Deixa ela viver em pé.
Cada um sabe o que quer
O que é que tem demais cada um ser o que é?
Deixa ele chorar em paz.
Cada um sabe o que fez.
Deixa o tempo dar um tempo.
Cada coisa de uma vez.
Deixa ele sorrir depois.
Deixa ela sorrir também.
O que é que tem demais cada um ser dois ou três?

Refrão

Diz o que cê quer dizer, fala o que cê quer falar, faz o que cê quer fazer, pensa o que cê quer pensar!
Fala o que cê quer falar, diz o que cê quer dizer, pensa o que cê quer pensar, faz o que cê quer fazer!

Refrão

Liberdade relativa não é liberdade.
Liberdade atrás da grade não é positiva.
Liberdade negativa é negar a verdade.
Liberdade de verdade é vida, viva, viva!
Viva, viva, viva, viva!
Viva, viva, viva!
Live, live, live, live!
Live, live, live!
Vida, vida, vida, vida!
Vida, vida, vida!
Livre, livre, livre, livre!
Livre, livre, livre!!

REFERÊNCIAS:
CALENDARR. Dia Mundial da Liberdade – Disponível em: https://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-liberdade/. Acessado em: 23/01/2019.

LETRA TERRA. Se Liga Aí – Gabriel, O Pensador. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/72842/. Acessado em: 23/01/2019.

SOCIENTÍFICA. O conceito de Liberdade segundo a Filosofia. Disponível em: http://socientifica.com.br/2018/02/o-conceito-de-liberdade-segundo-filosofia/. Acessado em: 23/01/2019.

UNICEF BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10133.html. Acessado em: 23/01/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque