15 de jan. de 2019

Espaço Musical: Tributo a Martin Luther King

Em 28 de fevereiro de 1967 Ronaldo Bôscoli e Wilson Simonal uma canção em homenagem a um dos mais importantes líderes do Movimento Negro no mundo, que foi assassinado um ano depois diante sua luta pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos. Martin Luther King, nascido em 15 de janeiro de 1929, foi homenageado com a canção Tributo a Martin Luther King

Martin Luther King 
I Have a Dream” (eu tenho um sonho), assim se torna uma das mais emblemáticas frases da história, pronunciada diante o discurso para milhões de pessoas no ano de 1963, pelo pastor e ativista político Martin Luther King Jr, que naquele momento se tornava um dos maiores símbolos do Movimento Negro no mundo.
Filho de Martin Luther King Sr. e Alberta Williams King, Martin nasceu em Atlanta, Estado da Geórgia, nos Estados Unidos, aos 22 anos se tornou teólogo formado na Universidade de Boston, e se tornou pastor na Igreja Batista no ano de 1954. E em 1955, após um momento de revolta, quando a costureira Rosa Parks, uma mulher negra, que foi detida e multada pelo simples fato de ocupar um assento reservado para a população branca, começava o ativista político diante os Direitos Civis da população Negra nos Estados Unidos, e anos depois reconhecido no mundo todo.
O protesto depois deste ato iniciou com o Conselho Político Feminino, e foi logo aderido por King, em um ato de protesto silencioso. King era inspirado nas ideologias de Manhattan Gandhi, da luta pacifica, e pela teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, que inspirou também a luta de Nelson Mandela na África do Sul.
Martin Luther King diante sua posição política começou se torna uma liderança naquele momento, tendo sua primeira conquista em dezembro de 1956, quando a Suprema Corte dos Estados Unidos começava a abolir a segregação racial nos ônibus. O ato deu início a outras ações, e criando conflito com grupos racistas. Em 1957, King fundou a Conferência da Liderança Cristã do Sul, um dos movimentos negros surgidos naquele momento como os Panteras Negras, e a liderança de Maicon X.
Após seu discurso emblemático referido anteriormente, Martin Luther King viu no ano de 1964, a criação da Lei dos Direitos Civis, tendo na Constituição a igualdade entre negros e brancos e solos estadunidenses. O que naquele ano rendeu o Prêmio Nobel da Paz, levando seu nome para todo o mundo, fazendo um novo grande discurso naquele momento.
A luta ainda continuava pelos direitos civis. Mas em 04 de abril de 1968, antes de mais um ato em prol a liberdade e a luta pelos direitos, Martin Luther King foi assassinado por aqueles que defendiam a segregação entre raças, dentro de um pensamento racista. King morreu, mas deixou um legado de luta e resistência.
Um ano antes do seu assassinato, o cantor e compositor Wilson Simonal, um dos grandes nomes da música brasileira, e símbolo da negritude brasileira, compôs ao lado de Ronaldo Bôscoli, a canção Tributo a Martin Luther King, um dos grandes sucessos de Simonal, gravada em 28 de fevereiro de 1967.
Single Wilson Simonal - 1967
A canção que traz em sua letra uma posição ideológica e política da luta do Movimento Negro, se torna uma grande homenagem a King, que defendeu os direitos civis com luta e resistência pacifica. Com um ritmo de soul, a canção foi censurada pela ditadura militar, que encaminhava por um dos seus períodos mais violentos e contra a liberdade de expressão no Brasil. Mas Simonal, mesmo sem a permissão dos militares, surpreendeu o público que acompanhava em rede nacional o Troféu Roque Pinto, ao cantar a canção, o que fez a o regime ceder a censura, e a canção foi em fim lançada no single Show de Simonal, em junho daquele ano.

Confira abaixo a canção.
Tributo a Martin Luther King
Cantor/Compositor: Wilson Simonal e Ronaldo Bôscoli.

Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!
Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!
Oh! Oh! Oh! Oh!

Cada negro que for
Mais um negro virá
Para lutar
Com sangue ou não
Com uma canção
Também se luta irmão
Ouvir minha voz
Oh Yes!
Lutar por nós...

Luta negra demais
(Luta negra demais!)
É lutar pela paz
(É Lutar pela paz!)
Luta negra demais
Para sermos iguais
Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!
Para sermos iguais
Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!

Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!
Lá Lá Lá Lá Lá Lá Lá!
Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
Oh! Oh! Oh! Oh!

REFERÊNCIAS:
E BIOGRAFIAS. Martin Luther King. Disponível em: https://www.ebiografia.com/martin_luther_king/. Acessado em: 14/01/2019.

GELEDÉS. Martin Luther King: Cinquenta anos após morte, semente permanece viva. Disponível em: https://www.geledes.org.br/martin-luther-king-cinquenta-anos-apos-morte-semente-permanece-viva/. Acessado em: 14/01/2019.

LETRAS TERRA. Tributo a Martin Luther King – Wilson Simonal. Disponível em: https://www.letras.mus.br/wilson-simonal/467181/. Acessado em: 14/01/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque