29 de mar. de 2019

Espaço Musical: São Salvador.

Em 29 de março de 1549, o governador-geral do Brasil colonial, naquele momento, Tomé de Sousa, fundava uma das maiores e importantes cidades brasileiras, São Salvador da Bahia de Todos os Santos, ou simplesmente Salvador, Bahia, Brasil. A capital baiana é reconhecida pela presença marcante da cultura e de descendentes africanos, o que faz ser reconhecida por ter uma das maiores populações negra no mundo fora do continente africano, e pela diversidade. Assim canta um dos maiores soteropolitano, Dorival Caymmi, para sua terra natal, São Salvador

Dorival Caymmi - São Salvador
A Bahia é onde começa a história do Brasil após a colonização portuguesa. Mas uma região das terras de Todos os Santos é considerada uma das mais importantes não só para a Bahia, mas para todo o país, é a capital São Salvador, ou simplesmente Salvador. Que em 1510 teve os primeiros contatos com os colonizadores europeus, após um naufrago de uma embarcação francesa, que tinha abordo Diogo Álvares, o Caramuru, que virou uma lenda na Bahia.
Em 1536 quando o rei de Portugal Dom João III dividiu os territórios do Brasil colônia em Capitanias Hereditárias, e Francisco Pereira Coutinho ficou com as terras onde se localiza Salvador, que se chamou neste período de Arraial do Pereira, e depois de Vila Velha. Mas em 29 de março de 1549, com a chegada de Tomé de Sousa, o governador-geral do Brasil colonial, as ordens da coroa portuguesa. Com esta chegada a cidade foi batizada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos.
A cidade começou ali a ganhar toda uma estrutura da coroa portuguesa, e no século seguinte, virou referência da colônia na produção da cana-de-açúcar, um dos primeiros símbolos da economia do Brasil. E no século XVIII se tornou a primeira capital do Brasil ainda no período Colonial. Recebendo nestes períodos uma grande concentração de povos africanos oriundos de vários povos do continente, e com isto se tornando uma das regiões com maior população negra no mundo fora do continente africano.
Salvador, nos mais de 450 anos se tornou uma das maiores capitais brasileiras, e uma das cidades mais conhecidas e visitadas da América Latina. Uma das suas características e a diversidade cultural, religiosa, artística e social. Uma terra marcada por um dos maiores Carnavais do mundo, e por suas belezas arquitetônicas e ambientais.
Do Axé Music ao Rock Brasileiro, a cidade de Salvador é referencia de vários
Dorival Caymmi
grandes músicos e compositores brasileiros. Um dos maiores soteropolitanos conhecido pela música, foi sem dúvida o músico e compositor Dorival Caymmi, nascido um mês depois do aniversário de 365 anos de Salvador. E no ano de 1960, Caymmi homenageou sua terra natal com a canção São Salvador, com uma mistura do samba com o estilo bossa nova, a canção e a 5 faixa do lado B do disco Caymmi.

Confira abaixo a canção:
São Salvador
Cantor/Compositores: Dorival Caymmi

São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra de Nosso Senhor
Pedaço de terra que é meu
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do branco mulato
A terra do preto doutor
São Salvador, Bahia de São Salvador
A terra do Nosso Senhor
Do Nosso Senhor do Bonfim
Oh Bahia, Bahia cidade de São Salvador
Bahia oh, Bahia, Bahia cidade de São Salvador

REFERÊNCIAS:
DORIVAL CAYMMI. Música. Disponível em: http://www.dorivalcaymmi.com.br/. Acessada em 25/03/2019.

LETRAS.MUS. São Salvador – Dorival Caymmi. Disponível em: https://www.letras.mus.br/dorival-caymmi/356576/. Acessado em: 25/03/2019.

SALVADOR/BAHIA/BRASIL. A história de Salvador. Disponível em: http://www.salvadorbahiabrasil.com/historia-salvador.htm. Acessado em: 25/03/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque