10 de mar. de 2019

Espaço Musical: Pelo Telefone

Em 10 de março de 1876, na Exposição Centenária nos Estados Unidos, o escocês Alexander Graham Bell proporcionou ao mundo uma invenção que possibilitou a transmissão elétrica de voz, criando assim o primeiro telefone. Entre as primeiras pessoas a testa a invenção revolucionária, estava o imperador do Brasil da época, Dom Pedro II. Mas não fica ai a relação da invenção do telefone com o Brasil, pois em 1916, a canção Pelo Telefone, de autoria de Donga e Mauro de Almeida, deu origem a um dos grandes gêneros musicais brasileiros, o Samba. 

Donga
A invenção do telefone é sem duvida uma das maiores criações da humanidade. Um aparelho que através dos conhecimentos da física, com a transmissão de eletricidade, consegue transmitir um som a longas distâncias. Desde os primeiros telefones, aos modernos smartphones, esta invenção e suas inovações se tornaram símbolo das transformações e desenvolvimento na forma de comunicar da humanidade.
E foi em 10 de março de 1876, na Pensilvânia, Filadélfia nos Estados Unidos, durante a Exposição Centenária da Independência dos Estados Unidos d América, que o cientista, inventor e empresário escocês Alexander Graham Bell, trazia para o mundo sua grande invenção, o telefone.
O telefone se tornou um marco do evento político estadunidense, que contava com várias personalidades políticas de todo o mundo. Entre tais personalidades estava o segundo imperador do Brasil, Dom Pedro II, que foi convidado de honra de Graham Bell, para testar a nova invenção. Assim em uma distância de 150 metros um do outro, Bell mencionou pelo telefone uma famosa frase shakespeariana, “to be or not to be?” (ser ou não ser?), e Dom Pedro II ao ouvir do outro lado da linha, respondeu admirado, ‘meu Deus, isto fala!”.
Mas não fica só aqui esta relação do Brasil com a invenção de Graham Bell. 40 anos
Canção Pelo Telefone - 1916 - Donga e Mauro de Almeida
depois, em novembro de 1916, o compositor Ernesto dos Santos, o Donga e o jornalista Mauro de Almeida, na casa de Tia Ciata, um terreiro de candomblé, no Rio de Janeiro, dava o surgimento da canção Pelo Telefone. Apesar de não haver nenhuma ligação direta com Graham Bell, a canção que levava no nome a invenção do escocês, era também uma das maiores invenções da música mundial, surgia ali a criação do gênero musical do Samba.
A canção que foi lançada, segundo registros da Biblioteca Nacional, em 20 de janeiro de 1917, pela gravadora Casa Edson, pelo selo Odeon Records. E logo se tornou sucesso em uma época que o carnaval carioca era apenas de bloquinhos de rua, e estava começando a ter seu grande percussor, o Samba.

Confira abaixo a canção:
Pelo Telefone
Cantor/Compositores: Donga e Mauro de Almeida

Por deus fosse castigado
O mundo estava vazio
E o inferno habitado

Queres ou não, sinhô, sinhô
Vir pro cordão, sinhô, sinhô
É ser folião, sinhô, sinhô
De coração, sinhô, sinhô
Porque este samba, sinhô, sinhô
De arrepiar, sinhô, sinhô
Põe perna bamba, sinhô, sinhô
Mas faz gozar, sinhô, sinhô

Quem for bom de gosto
Mostre-se disposto
Não procure encosto
Tenha o riso posto
Faça alegre o rosto
Nada de desgosto

Ai, ai, ai
Dança o samba
Com calor, meu amor
Ai, ai, ai
Pois quem dança
Não tem dor nem calor

REFERÊNCIAS:
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Pelo Telefone (1916). Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra7091/pelo-telefone-1916. Acessado em: 05/03/2019.

LETRAS MÚSICA. Pelo Telefone – Donga. Disponível em: https://www.letras.mus.br/donga/1120957/. Acessado em: 05/03/2019.

MUNDO EDUCAÇÃO. 10 de março – Dia do Telefone. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-telefone.htm. Acessado em: 05/03/2019.

SILVA, Flávio. Pelo Telefone e a história do samba. IN.: Musicas Brasilis. Disponível em: http://musicabrasilis.org.br/temas/pelo-telefone-e-historia-do-samba. Acessado em: 05/03/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque