23 de abr. de 2019

Espaço Musical: Carinhos.

O ritmo musical Choro ou Chorinho é um dos mais originais estilos musicai a partir da sua instrumentalidade. E este estilo musical tipicamente brasileiro, ganhou o mundo por trazer belas canções, que desde as sinfonias e as letras, mexem com a emoção de quem as ouvem. A canção Carinhoso de Pixinguinha talvez seja uma das mais belas músicas de choro, e que retrata este ritmo. 

Pixinguinha
O Choro é um ritmo musical que surgiu no século XIX no Rio de Janeiro, que em meados da década de 1870, a partir do músico Joaquim Calado, o estilo musical começou a ser reconhecido. Aos poucos o Choro, ou Chorinho assim também conhecido, foi ganhando adeptos na capital brasileira (na época o Rio de Janeiro era a capital do Brasil), principalmente entre as classes populares, que apesar do estilo instrumental meloso, o ritmo era considerado na época como musicalidade inquieta e eufórica.
Com o tempo o Choro foi ganhando espaço e reconhecimento, e os chorões, assim conhecidos os músicos de Choro, que se reunião nos bairros periféricos da Cidade Maravilhosa, principalmente no bairro Cidade Nova, foram ganhando reconhecimento. Entre eles destacava a Chiquinha Gonzaga, a criadora da primeira Marchinha de Carnaval, Ernesto Nazareth e um dos mais celebrem chorões de todos, Pixinguinha.
Carinhoso - Pixinguinha
Alfredo da Rocha Viana Filho, o Pixinguinha, nasceu no Rio de Janeiro em 23 de abril de 1897, e herdou de seu pai a habilidade de flautista. Pixinguinha desde pequeno já mostrou seu talento, e aos 13 anos compôs o choro Lata de Leite, em pouco tempo, se juntou com outros grandes nomes João da Baiana, e Donga criador da canção Telefone, o primeiro Samba. Formaram o grupo Oito Batutas no início do século XX, e assim Pixinguinha se tornou um dos maiores chorões de todos os tempos, o que faz da sua data de aniversário o Dia do Choro.
Entre tantas canções do grande músico, a canção composta entre 1916 a 1917, Carinhoso, é uma das mais belas canções da Música Popular Brasileira, e um dos maiores Chorinhos. A instrumentalidade de Pixinguinha recebeu anos depois a letra do músico João de Barro, sendo gravada em 1937 por Orlando Silva, trazendo uma narrativa a esta canção que é um dos símbolos da musicalidade do Choro.  

Confira abaixo a canção:
Carinhoso
Instrumentista: Pixinguinha
Letra: João de Barro
Cantor: Orlando Silva

Meu coração
Não sei porque
Bate feliz
Quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim
Foges de mim
Ah, se tu soubesses como eu sou tão carinhoso
E muito muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem

Vem sentir o calor dos lábios meus
A procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então
Serei feliz, bem feliz

REFERÊNCIAS:
ABRAMUS. 23 de Abril – Dia Nacional do Choro. Disponível em: https://www.abramus.org.br/noticias/4420/23-de-abril-dia-nacional-do-choro/. Acessado em: 20/04/2019.

EBIOGRAFIA. Biografia de Pixinguinha. Disponível em: https://www.ebiografia.com/pixinguinha/. Acessada em: 20/04/2019.

LETRAS MÚSICA. Carinhoso – Orlando Silva. Disponível em: https://www.letras.mus.br/orlando-silva/125886/. Acessado em: 20/04/2019.

MUSICA BRASILIS. Choro. Disponível em: http://musicabrasilis.org.br/temas/choro. Acessado em: 20/04/2019.

SAMBA EM REDE. História sobre o choro “Carinhoso”. Disponível em: https://samba.catracalivre.com.br/brasil/samba-na-net/indicacao/historias-sobre-o-choro-carinhoso/. Acessado em: 20/04/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque