21 de jun. de 2019

Espaço Musical: A Volta do Boêmio

Em 21 de junho de 1919, nascia em Santana do Livramento, Rio Grande do Sul, Antônio Gonçalves Sobral, que se tornaria Nelson Gonçalves o “Rei da Boemia”. Nos 100 anos de um dos maiores cantores da Música Popular Brasileira, que teve seus grandes sucessos na era do rádio, “que virou saudade” em abril de 1998, mas sempre será um símbolo da musicalidade brasileira, e sempre será lembrado pela Boemia, com a grande canção lançada no álbum de mesmo nome em 1967, A Volta do Boêmio.

Nelson Gonçalves 
No dia 21 de junho de 1919, na cidade do interior Gaúcho de Santana do Livramento, nascia Antônio Gonçalves Sobral, filho de um pai músico, na qual homenageou com a canção Naquela Mesa, ainda aos 07 anos mudou-se para a capital paulista no bairro do Brás. E assim a influência pela música cresceu, e depois de trabalhar de quase um tudo na infância e juventude, inclusive sendo boxeador, vencendo aos 16 anos o título de peso-médio o Campeonato Paulista, teve ainda na juventude as primeiras oportunidades na música, apesar da “gagueira” que tinha, no qual levou o apelido de “Metralha”.
Assim Antônio Gonçalves Sobral, começou a usar o nome artístico de Nelson Gonçalves, se juntando ao músico Joaquim Silva Torres. Não teve vida fácil ao ingressar nas rádios, foi reprovado nas suas primeiras tentativas, antes de ingressar na rádio PRA – 5, mas foi logo dispensador. Era um período no qual tinha acabado de se casar com Elvira Molla, no qual teve dois filhos.
Em 1939, na busca de oportunidade na música mudou-se para o Rio de Janeiro, e lá começou a destacar nos programas de calouros das rádios cariocas. Em 1941 conseguiu gravar seu primeiro disco, e logo foi aclamado pelo público, tendo nas décadas de 1940 a 1950 o inicio de sua fama do Rei do Rádio e o Rei da Boemia, chegou casar neste período mais duas vezes após se separar da primeira esposa, em 1952 com a cantora do Trio de Ouro, Lourdinha Bittencourt, e em 1965 com Maria Luiza da Silva Ramos, no qual teve dois filhos e foi fundamental para sua recuperação após dependência com o vício no uso de cocaína, que levou o cantor a vários problemas pessoas e profissionais.
Nelson Gonçalves - Álbum: A Volt do Boêmio (1967) 
E com apoio de Maria Luiza, após período de tratamento ao vício no qual chegou ser preso, Nelson Gonçalves voltaria aos sucessos com um dos seus principais álbuns produzidos, e com a canção mais famosa em sua interpretação, composta por Adelino Moreira, A Volta do Boêmio. Assim sucesso estourado em 1967, o Rei da Boemia voltou as paradas de sucesso, estendendo do final dos anos de 1960 a década de 1990, quando em 1998, por conta de um infarto, aos 78 anos, faleceu na cidade do Rio de Janeiro.
Nelson Gonçalves ainda é lembrado como um dos músicos mais importantes da Música Popular Brasileira, por uma voz marcante, e por ter mantido uma carreira de sucesso, e mesmo com os problemas ao vício das drogas, soube retornar ao sucesso, no que manteve até mesmo após a sua morte. Com 38 discos de ouro, e 20 de platina, com mais de 78 milhões de vendas de discos, um dos recordistas no Brasil, com mais de 180 canções gravadas, O Rei da Boemia, que completaria 100 anos, deixou um grande legado a MPB.


Confira abaixo a canção:
A Volta do Boêmio
Cantor/Compositores: Nelson Gonçalves/ Adelino Moreira.

Boemia, aqui me tens de regresso
E suplicante te peço a minha nova inscrição.
Voltei pra rever os amigos que um dia
Eu deixei a chorar de alegria; me acompanha o meu violão.
Boemia, sabendo que andei distante,
Sei que essa gente falante vai agora ironizar:
"Ele voltou! O boêmio voltou novamente.
Partiu daqui tão contente. Por que razão quer voltar?"
Acontece que a mulher que floriu meu caminho
De ternura, meiguice e carinho, sendo a vida do meu coração,
Compreendeu e abraçou-me dizendo a sorrir:
"Meu amor, você pode partir, não esqueça o seu violão.
Vá rever os seus rios, seus montes, cascatas.
Vá sonhar em novas serenatas e abraçar seus amigos leais.
Vá embora, pois me resta o consolo e alegria
De saber que depois da boemia
É de mim que você gosta mais".

REFERÊNCIAS:
FERREIRA, Mauro. Nelson Gonçalves, voz viril dos amores melodramáticos, simboliza um Brasil antigo. IN.: Pop & Arte – G1 – Globo.com. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2019/06/20/nelson-goncalves-voz-viril-dos-amores-melodramaticos-simboliza-um-brasil-antigo.ghtml. Acessado em: 21/06/2019.

LETRAS. Biografia de Nelson Gonçalves. Disponível em: https://www.letras.com.br/biografia/nelson-goncalves. Acessado em: 21/06/2019.

LETRAS MÚSICA. A Volta do Boêmio – Nelson Gonçalves Disponível em: https://www.letras.mus.br/nelson-goncalves/47650/. Acessado em: 21/06/2019.

LETRAS MÚSICA. Discos de Nelson Gonçalves. Disponível em: https://www.letradamusica.net/nelson-goncalves/albums-artista.html. Acessado em: 21/06/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque