14 de mar. de 2019

Interpretes do Brasil: Carolina Maria de Jesus

Baseando no portal Interpretes do Brasil, pretendo aqui além dos grandes nomes considerados pelo portal, como grandes intelectuais brasileiros, trazer outras personalidades que representaram e representam estes interpretes da realidade social, política, econômica e cultural do Brasil. Em menção ao mês que marca a luta das mulheres, e ao mês do seu nascimento, a interprete de hoje é reconhecida pelos seus livros e poesias, a poeta, mulher, negra, Carolina Maria de Jesus. 


Quarto de Despejo: diário de uma favelada - Carolina Maria de Jesus
Em 14 de março de 1914 nascia em Sacramento, Minas Gerais, Carolina Maria de Jesus, neta de escravos, e filha de uma lavadeira analfabeta, teve a partir de uma das freguesas de sua mãe, o incentivo aos estudos, iniciados no primeiro colégio espírita do Brasil, o Colégio Espírita Allan Kardec, em sua cidade natal. E logo pegou o gosto pelos estudos e pela leitura.
Depois de uma vida sofrida, onde perdeu sua mãe, mudou-se para várias cidades do interior de Minas e São Paulo, sempre retornando a Sacramento. Carolina mudou-se para a capital paulista em 1947.  Teve três filhos, que sustentava sozinha catando papelão nas ruas da capital, morando em um barraco na favela do Canindé. Mas o gosto pela leitura e escrita continuava. Foi quando em 17 de junho de 1950, teve um dos seus poemas, Em louvor a Getúlio Vargas, publicado no jornal Defensor.
Em 15 de julho de 1955, a Poetisa Negra, assim chamada, dava inicio a um diário, contanto sobre a vida na favela. Mas foi em 1958, que o repórter e fotografo Audálio Dantas, descobre a moradora da favela do Canindé, e seus relatos. E no ano seguinte na revista Cruzeiro, Audálio começa a publicar trechos do diário de Carolina.
Mas o grande momento é quando em 1960, é lançado a primeira edição do diário de
Carolina Maria de Jesus
Carolina Maria de Jesus com o título Quarto de Despejo: diário de uma favelada (Confira a Obra). Aclamado pelos grandes críticos, e com grande repercussão, a obra de Carolina se torna uma grande referência, reconhecida pelas grandes academias de letras. Levando a realidade das periferias no olhar de uma mulher negra, na qual vivenciou em sua trajetória.
Para muitos, Quarto de Despejo: diário de uma favelada, e entre outras obras de Carolina Maria de Jesus, nos promover interpretar o Brasil, e a dura realidade das desigualdades sociais presentes no país. Uma obra que parte de um olhar empírico dentro da vivência dos estereótipos da exclusão, a mulher, a negra, a mãe solteira, a favelada. Sendo até hoje uma das grandes obras literárias brasileiras, de referência mundial.
Apesar do sucesso com suas obras, Carolina chegou ao declínio, e voltou a viver em estados precários. A escritora negra, que levou sua obra para o mundo, morreu em 13 de fevereiro de 1977, abrindo portas a outras escritoras e escritores de origem negra, e se tornando uma grande referência da luta pela igualdade e justiça de gênero e racial.

REFERÊNCIAS:
EBIOGRAFIA. Biografia de Carolina Maria de Jesus. Disponível em: https://www.ebiografia.com/carolina_maria_de_jesus/. Acessada em: 14/03/2019.

GELEDES. Carolina Maria de Jesus. Disponível em: https://www.geledes.org.br/tag/carolina-maria-de-jesus/. Acessado em: 14/03/2019.

HERÓIS DE TODO MUNDO. Carolina Maria de Jesus (1914 a 1977). Disponível em: http://antigo.acordacultura.org.br/herois/heroi/carolinamariadejesus. Acessada em: 14/03/2019.

LITERAFRO. Carolina Maria de Jesus. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autoras/58-carolina-maria-de-jesus. Acessado em: 14/03/2019.

VIDA POR ESCRITO. Carolina Maria de Jesus – Biografia. Disponível em: https://www.vidaporescrito.com/biografia. Acessado em: 14/03/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque