18 de jul. de 2018

Espaço Musical: Free Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela, da etnia xhosa na África do Sul, se tornou um dos maiores nomes da luta pela liberdade e contra a apartheid em seu país, e o racismo no mundo. No dia 18 de julho de 2009 a ONU decretou o Dia Internacional de Nelson Mandela, que nesta data neste ano de 2018, estaria completando 100 anos. Em 1993 Madiba foi premiado por sua luta com o Nobel da Paz, e ao longo de sua vida foi homenageado por diversos lugares no mundo. Em 1984, quando ainda estava preso por defender sua causa, a banda britânica The Specials homenageou a luta de Mandela, com a canção Free Nelson Mandela.

Nelson Mandela
No dia 18 de julho de 1918, em Mvezo na África do Sul, nasceu Rolihiahia Dalibhuga Mandela, de família de nobreza da etnia Xhosa, e que mais tarde, ao entrar na escola receberia o nome de Nelson, já que na época no país sul-africano todos os povos de origem africana ao ingressar em instituições escolares receberam nomes de origem inglesa. Assim Nelson Mandela se tornaria um dos nomes mais conhecidos do mundo.
E 1939, entrou na Universidade de Fort Hare, a primeira a ministrar cursos para a população negra. Ingressou no curso de Direito, onde a partir da sua luta dentro dos movimentos estudantis, foi expulso da instituição, por se colocar contra a apartheid. Assim acabou indo para Johanesburgo, onde conheceu de perto a opressão a população negra em seu país. E assim se envolveu com a luta contra a segregação racial.
Diante sua luta, era um dos maiores lideres da população negra dentro da instituição que se tornaria um símbolo desta luta por direitos, o Congresso Nacional Africano (CNA), e em 1944 junto Sisulo e Tambo, fundou a Liga Jovem do CNA. Mas em 1960, a perseguição a lideres dos movimentos negros sul-africanos chegou ao extremo, com assassinatos, torturas, prisões e exílios. Foi em 1962 que Mandela foi detido com prisão perpetua, mas não limitou a luta do líder do movimento negro.
Mesmo na prisão durante, Mandela era um símbolo de resistência da luta contra a apartheid. E foi assim que nos anos de 1980, as manifestações, não só na África do Sul, mas em todos os lugares do mundo, contra a prisão de Mandela. A banda britânica The Specials, ­no disco The Specials AKA, lançado em 1984, foi gravado o seu grande sucesso, Free Nelson Mandela, uma das diversas manifestações em prol a luta do líder do movimento negro. Que em 1990, exatamente 11 de fevereiro, Nelson Mandela foi liberado da prisão, e começava ali um novo momento contra o racismo e a divisão étnica social na África do Sul, e com reflexos no mundo todo.
Nelson Mandela
Em 1993, o então presidente sul-africano De Klerk, assinou junto a Mandela a nova Constituição do país, decretando o fim da segregação negra e o domínio da minoria branca no país. E neste mesmo ano, os dois foram premiados com o Premio Nobel da Paz, pela luta contra a apartheid e a garantia dos Direitos Humanos. Em abril de 1994, foi eleito presidente do seu país, o primeiro presidente de uma etnia africana, após 300 anos de domínio da população de origem colonizadora europeia.
Mandela faleceu no dia 5 de dezembro de 2013, e deixou um legado pela luta dos Direitos Humanos, e contra o racismo no mundo. Reconhecido e admirado, tem em seu dia, um momento de reflexão dos problemas das desigualdades étnico-raciais no mundo, e da luta constante contra os preconceitos.

Confira abaixo a Canção:
Free Nelson Mandela
Compositor/Cantor: The Specials  

Free Nelson Mandela
Free free
Free free free Nelson Mandela

Free Nelson Mandela

21 years in captivity
Shoes too small to fit his feet
His body abused, but his mind is still free
You're so blind that you cannot see

Free Nelson Mandela

Visited the causes at the AMC
Only one man in a large army
You're so blind that you cannot see
You're so deaf that you cannot hear him

Free Nelson Mandela

21 tears in captivity
You're so blind that you cannot see
You're so deaf that you cannot hear him
You're so dumb that you cannot speak

Free Nelson Mandela

REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Free Nelson Mandela – The Specials. Disponível em: https://www.letras.mus.br/the-specials/417220/traducao.html. Acessado em: 18/07/2018.

FRAZÃO, Dilva. Nelson Mandeal. In: eBiografia. Disponível em: https://www.ebiografia.com/nelson_mandela/. Acessado em: 18/07/2018

ARAÚJO, Pedro Z. Nelson Mandela: quatro música do rock e pop em sua homenagem. In: Whiplash.Net. Disponível em: https://whiplash.net/materias/news_820/193626-u2.html. Acessado em 18/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque