8 de abr. de 2017

Impactos do povoamento da Comunidade da Mutuca em Taiobeiras - MG

Em 2016, tive a oportunidade de junto com minha companheira Nayara Dias de Assis, fazermos uma análise dos impactos na comunidade da Mutuca, onde temos grande proximidade, e publicarmos nosso trabalho no V Congresso em Desenvolvimento Social organizado pelo  PPGDS-UNIMONTES. 

Nayara Dias de Assis; 
Rafael Alves de Oliveira 

Os chacreamentos, ou, parcelamento de solo nas áreas rurais vêm sendo crescentes na última década. Onde cada vez mais pessoas buscam ter um local de descanso afastado das áreas urbanas constituindo uma segunda residência no qual possa ter maior contato com a natureza, uma fuga para lazer, além do desfruto de maior espaço, e menor contato possível com os desconfortos provocados pelas áreas urbanas. Dentro deste deslocamento de pessoas, sendo apenas em finais de semana, ou também, em casos de mudanças definitivas de moradias de localidade urbanas para rurais, traz em questão conceitos como êxodo urbano e rurbanização, que provocam interações socioambientais significativas.  A migração pendular e sazonal de pessoas, antes em áreas urbanas, para as áreas rurais, induz a várias situações de impactos sociais e ambientais que podem ser diretos ou indiretos, tais como: desmatamento de plantas nativas para dar lugar a construção de casas, quadras e piscinas, introdução de alimentos industrializados e aparelhos eletrônicos, poluição sonora e luminosa, torna-se também um atrativo para empreendimentos voltados a exploração dos recursos naturais.  Tendo em questão o processo de rurbanização, conceito que traz a analise da transformação do meio rural, a partir das influências urbanas. Com isto, parte da analise deste trabalho, compreender os impactos do povoamento da comunidade rural da Mutuca, no município de Taiobeiras – MG. Tende como objetivo perceber e compreender o quanto o processo de chacreamento ocorrido na localidade, provocou mudanças das características físicas e sociais desta área. Trazendo desta forma uma reflexão dos impactos ambientais e físicos ocorrente na comunidade da Mutuca, a partir de entrevista realizada com moradores mais antigos e lideres comunitários, coleta de dados geográficos, fotográficos, sensoriamento remoto e, consulta em bibliografias que citam de forma objetiva os conceitos citados.
Palavras-chave: chacreamento; impacto social; impacto ambiental; rurbanização


CONGRESSO EM DESENVOLVIMENTO SOCIAL. V Congresso em Desenvolvimento Social: Estado, Meio Ambiente e Desenvolvimento. Disponível em: chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://www.congressods.com.br/anais/gt_01/IMPACTOS%20DO%20POVOAMENTO%20DA%20COMUNIDADE%20DA%20MUTUCA%20EM%20TAIOBEIRAS-MG.pdf. Acessado em 08 de abril de 2017.

6 comentários:

  1. Rafa Alves, boa tarde. É necessário ver que antes dos chacreamentos a área foi devastada pela monocultura de eucalipto imposta por uma empresa de Taiobeira. Daí sim o grande e definitivo impacto ambiental. Somente para constar. Ruy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ruy, e o artigo trata também desta questão. Apesar que nosso delimitação se trata principalmente ao chacreamento, que surge por conta dos empreendimentos que e ocupavam e ainda ocupam o lugar. Valeu pela participação.

      Excluir
  2. Rafa Alves, boa tarde. É necessário ver que antes dos chacreamentos a área foi devastada pela monocultura de eucalipto imposta por uma empresa de Taiobeira. Daí sim o grande e definitivo impacto ambiental. Somente para constar. Ruy.

    ResponderExcluir
  3. Rafa Alves, boa tarde. É necessário ver que antes dos chacreamentos a área foi devastada pela monocultura de eucalipto imposta por uma empresa de Taiobeira. Daí sim o grande e definitivo impacto ambiental. Somente para constar. Ruy.

    ResponderExcluir
  4. Rafa Alves, boa tarde. É necessário ver que antes dos chacreamentos a área foi devastada pela monocultura de eucalipto imposta por uma empresa de Taiobeira. Daí sim o grande e definitivo impacto ambiental. Somente para constar. Ruy.

    ResponderExcluir

Destaque