13 de jul. de 2018

Espaço Musical: Rock ‘n’ Roll

O Dia Mundial do Rock surge em 1985 quando Phill Colins, da banda Genesis mencionou no festival Live Aid, que tinha como proposta combater o problema da fome na Etiópia, que aquele dia 13 de julho era o dia do Rock. Mas está data é comemorada mesmo no Brasil, já que nenhum outro país tem esta data como certa. O Dia do Rock no Brasil se tornou uma data de comemoração do ritmo musical mais ouvido no mundo, e que se renova a cada tempo. E em homenagem a este dia, deixo aqui uma canção de Raul Seixa, não só para homenagear o Rock ‘n’ Roll, mas a dois grandes nomes do Rock das Taiobas, Romarão e Adrianão (in memoriam).  

Marcelo Nova e Raul Seixas
No dia 13 de julho de 1985, o vocalista da banda britânica Genesis, Phill Colins mencionou que aquele dia era o “Dia do Rock”. Isto porque naquele dia várias bandas se apresentavam no festival Live Aid, organizado pelo cantor e compositor Bob Geldof, que tinha como proposta arrecadar fundos financeiros para projetos humanistas contra a fome e pobreza na Etiópia. Ao mesmo tempo Filadélfia nos Estados Unidos, e Londres na Inglaterra, rolava o festiva.
Neste grande evento de Rock, e por uma causa humana, faz todo o sentido a fala de Colins, era um “Dia do Rock”. Mas curiosamente só no Brasil esta data é comemorada de fato. E em todo lugar do país, o Rock é celebrado, desde os que gostam de uma boa música, aqueles que vivem toda a filosofia do Rock e suas diversidades.
Em Taiobeiras o Rock desde as décadas de 1960 vem sendo propagado pela juventude da época, e ao longo de outras gerações. Na década de 2010 um movimento ganhou forças, o Rock das Taiobas, que hoje tem espaços em eventos culturais, só se tornou realidade por figura como Romário Barbosa, o Romarão.
Apesar das dificuldades, e de ver muitas vezes um declínio do movimento, principalmente quando jovens talentos da cidade saem em busca de melhores oportunidades, ou até mesmo vão para outros ritmos por questões financeiras, Romarão todo ano sobe nos palcos como seu “Rock das Taiobas, Porra!”, e da oportunidade a garotada não só de conhecer este ritmo, mas de mostrar seus talentos.
Adrianão do Rock (sentado de vermelho)
Em 2018, após o último evento de Rock realizado na cidade em maio, faleceu um dos grandes amantes do Rock, Adriano Sérgio Brito, ou simplesmente Adrianão do Rock. Adrianão era um destes que vivia a filosofia do Rock, e como um rockeiro das antigas, tinha como um dos maiores ídolos Raulzito. Em homenagem a Adrianão e o Rock, fica aqui a música Rock ‘n’ Roll, gravada em 1989 no disco Panela do Diabo, último disco feito por Raul em estúdio, junto com seu grande parceiro Marcelo Nova.
Uma canção que traz todo o sentimento de Raul e Nova com esta filosofia chamada de Rock ‘n’ Roll. Mostrando porque Raul, que fez toda esta salada musical, é considerado por muitos o maior do Rock Brasileiro. Respeitado e amado por uma multidão, que gosta do Rock e trouxe ele para a musicalidade brasileira. Na música ele provoca desde a sua época de jovem, e seus ídolos, até o final de sua carreira.

Confira abaixo a Canção:
Rock ‘n’ Roll
Compositor/Cantor: Raul Seixas e Marcelo Nova

Há muito tempo atrás, na velha Bahia
Eu imitava Little Richard e me contorcia
As pessoas se afastavam pensando
Que eu tava tendo um ataque de
Epilepsia (de epilepsia)

No teatro Vila Velha,
Velho conceito de moral
Bosta Nova pra universitário,
Gente fina, intelectual
Oxalá, oxum dendê oxossi de não sei
o quê. (de não sei o quê)

Oh, rock'n'roll, yeah, yeah, yeah,
That's rock'n'roll

A carruagem foi andando e uma década depois
Nego dizia que indecência era o mesmo
Feijão com arroz

Eu não podia aparecer na televisão
Pois minha banda era nome de
Palavrão (nome de palavrão)

E lá dentro do camarim no maior abafamento
A mulherada se chegando
Altos pratos pratos suculentos
E do meu lado um hippie punk
Me chamando de traidor do movimento
(vê se eu aguento)
(Traidor do movimento)

Oh, rock'n'roll, yeah, yeah, yeah,
that's rock'n'roll

Alguns dizem que ele é chato
Outros dizem que é banal
Já o colocam em propaganda
Fundo de comercial
Mas o bicho ainda entorta minha
Coluna cervical (coluna cervical)

Já dizia o eclesiastes
Há dois mil atrás
Debaixo do sol não há nada novo
Não seja bobo meu rapaz
Mas nunca vi Beethoven fazer
Aquilo que Chuck Berry faz
(Chuck Berry faz)

Roll olver Beethoven, roll over Beethoven,
Roll over Beethoven,
Tell Tchaikovsky the news

E pra terminar com esse papo
Eu só queria dizer
Que não importa o sotaque
e sim o jeito de fazer
Pois há muito percebi que
Genival Lacerda tem a ver
com Elvis e com Jerry Lee (Elvis e Jerry Lee)

Por aí os sinos dobram,
Isso não é tão ruim
Pois se são sinos da morte
Ainda não bateram para mim
E até chegar a minha hora
Eu vou com ele até o fim
(com ele até o fim)

Oh, Rock'n'roll, yeah, yeah, yeah...

REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Rock ‘n’ Roll – Raul Seixas. Disponível em: https://www.letras.mus.br/raul-seixas/48330/. Acessado em: 13/07/2018.

SUPER INTERESSANTE. Porque dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock? Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/oraculo/por-que-13-de-julho-e-dia-mundial-do-rock/.  Acessado em: 13/07/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque