29 de jun de 2018

Espaço Musical: Viva São Pedro.

Que São Pedro é conhecido como o santo das viúvas no sertão brasileiro isto sabemos, mas na realidade, a Igreja Católica tem São Pedro como o padroeiro dos pescadores, pois esta era sua profissão. São Pedro o primeiro Papa, foi um dos grandes nomes entre os apóstolos de Cristo, e se tornou uma figura também representante das religiões de matrizes africanas brasileiras, na representação do orixá Xangó. Em 1978, Jorge Bem Jor homenageou o santo ao gravar no seu disco A Banda de Zé Pretinho, a canção Viva São Pedro.  

São Pedro
Simão, nascido na Galileia, era filho de Jonas, e irmão de André, que como ele eram apóstolos de Jesus Cristo. A partir da intervenção de João Batista, Simão foi apresentado a Jesus, que o chamou de Kepha, que em aramaico significava pedra, que em tradução ao grego, Petros, e assim chamado de Pedro. E assim Pedro se tornaria uma das grandes figuras do cristianismo, principalmente ao catolicismo.

São Pedro assim reconhecido pela Igreja Católica Apostólica Romana, tem Pedro, como seu primeiro líder, o primeiro Papa. Em Mateus 16,18, Jesus disse: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei a chaves do reino dos céus, e tudo que ligares sobre a terra, será ligado também nos céus." E assim o santo tão festejado no mês de junho, se tornou um símbolo do catolicismo.
Jorge Ben Jor -  A Banda do Zé Pretinho - 1978
Pedro era viúvo, e vivia com a família de sua falecida mulher. Tinha no pescado o seu ganha pão, junto com seu irmão André, que juntos se tornaram apóstolos de Cristo, e santidades da Igreja Católica. Por sua profissão se tornou além de primeiro Papa católico, o padroeiro dos pescadores, e no sertão brasileiro, o santo das viúvas.
Em 1978, o cantor e compositor Jorge Bem Jor, homenageou o santo em seu disco, A Banda do Zé Pretinho, com a canção Viva São Pedro. Onde conta um pouco da história de Pedro, e dos festejos em homenagem a ele na cultura brasileira. E com o swing da sua musicalidade, retrata um dos santos comemorados nas festas juninas.

Confira abaixo a Canção:
Viva São Pedro
Compositor: Jorge Ben Jor

Dia 29 de junho
É dia de São Pedro
Salve,salve São Pedro
Pescador da Galiléia
Salve, salve São Pedro
Amigo de Thiago e João
Salve, salve São Pedro
O porteiro do céu
Lá lá lá lá lá lá
Viva São Pedro
Lá lá lá lá lá lá
Viva São Pedro
Vou soltar um belo balão
Eu vou
Nas cores vermelho, azul e rosa
Vou fazer uma fogueira bem quente
Pois eu sei que na minha festa vai ter gente
Vai ter arrasta-pé
Pé-de-moleque
Caldo verde
Quentão
Canjica
Batata doce
Sardinha na brasa
Pipoca
Fogos
E Muita animação
Em homenagem a São Pedro
O santo dos pescadores
O padroeiro
Lá lá lá lá lá lá
Viva São Pedro
Lá lá lá lá lá lá
Viva São Pedro


REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Viva São Pedro – Jorge Bem Jor. Disponível em: https://www.letras.mus.br/jorge-ben-jor/86305/. Acessado em: 28/06/2018.

FRAZÃO, Dilva. Biografia de São Pedro. In. Ebiografia. Disponível em: https://www.ebiografia.com/sao_pedro/. Acessado em: 28/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque