8 de dez. de 2021

Povos e Comunidades Tradicionais: Geraizeiros

Os Gerais correspondem o território do Sertão Mineiro, o Norte de Minas o Noroeste Mineiro e os Vales do Jequitinhonha e Mucuri, atingindo até o Sertão Baiano, região do Sudoeste da Bahia. Mas não se limita aqui apenas a um território, falar dos Gerais é compreender a identidade para além do território. Entre vários povos e comunidades tradicionais que habitam este território, destaca os Povos Geraizeiros.

Os Geraizeiros são povos tradicionais dos Gerais, ou seja, do Cerrado Brasileiro, e que caracteriza o grande território mineiro da mesorregião do Norte de Minas Gerais, entre as bacias do São Francisco, Rio Pardo e Jequitinhonha, ou seja, o Sertão Mineiro. Lugar de resistência e identidade.

Identidade esta que se conecta com a ruralidade, o pertencimento ao território e a relação com o trabalho rural. Assim os povos Geraizeiros, que a partir do Decreto nº. 6.040/2007 foi reconhecido enquanto povos e comunidades tradicionais simboliza uma das várias culturas e identidades da diversidade do Povo Brasileiro. Sendo bastante expressiva na diversidade dos povos do território mineiro, inclusive falar de Minas Gerais, é compreender para além dos territórios das minas de ouro, as Gerais, nas suas relações sociais, culturais, políticas e econômicas.

Foto Elisa Cotta
Nesta proposta compreender os povos Geraizeiros, é compreender os Gerais, que tem a agricultura familiar como símbolo de sua economia. O catolicismo popular, dentro de um processo sincrético, na característica da religiosidade do seu povo, exemplo disto e as festividades das Folias de Reis e as festas de São João. Podemos citar também o linguajar, que mistura o baianês com o mineres, criando o dialeto baianeiro como identidade do Geraizeiro.

Mas esta população, de identidade marcante, com seu pertencimento intenso ao território que habita, sofre a gerações grandes ameaças. Isto parte muito da desvalorização do seu território e de sua cultura, associando os povos do Sertão Mineiro, como atrasados e miseráveis. E assim o forasteiro apropria do seu território, e o explora na relação do trabalho, exemplo disto é a monocultura do eucalipto na região.

Foto: Peter Caton
Por isto falar dos povos e comunidades tradicionais, aqui em especial dos Geraizeiros, é falar de resistência e luta, diante a hegemonização da cultura de massa, da exploração do sistema capitalista, que não reconhece as minorias sociais, e desrespeita os seres humanos e a natureza em prol do seu “desenvolvimento”. 

Os Geraizeiros são símbolos da nossa riqueza social, cultural e econômica. Que representa: a luta da sustentabilidade na relação seres humanos e natureza; o pertencimento ao território e os valores culturais da sua identidade; e aos diversos povos e comunidades tradicionais espalhados pelo território mineiro e brasileiro.

 

REFERÊNCIAS:

CERRATINGA. Geraizeiros. Disponível em: https://www.cerratinga.org.br/povos/geraizeiros/. Acessado em 07 de dezembro de 2021

EICHLER, J. FERRAZ, N. Geraizeiros: uma história de luta pelo Cerrado brasileiro. In. UnBCiências. Disponível em: https://www.unbciencia.unb.br/humanidades/50-antropologia/631-geraizeiros-uma-historia-de-luta-pelo-cerrado-brasileiro. Acessado em 07 de dezembro de 2021

PORTAL YPADÊ. Geraizeiros. Disponível em: http://portalypade.mma.gov.br/geraizeiros. Acessado em 07 de dezembro de 2021

OLIVEIRA, C. NOCOLAV, V. Grande Sertão Ameaçado: quem são os geraizeiros que defendem o Cerrado. In. Brasil de Fato. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2020/12/11/grande-sertao-ameacado-quem-sao-os-geraizeiros-que-defendem-o-cerrado. Acessado em 07 de dezembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque