10 de mai. de 2019

Espaço Musical: Vida no Campo.

No dia 10 de maio é comemorado o Dia do Campo, em algumas regiões brasileiras, a data é comemorada no dia 05 de maio. Esta data comemorativa tem como intuito valorizar a produção rural, e o trabalhador do campo, que é o grande responsável pelo sustento da alimentação consumida no mundo todo. O músico baiano Xangai, compôs a canção Vida no Campo como forma de homenagear a suas origens, lá da zona rural de Itapebi – BA. 

Xangai
Historicamente a produção no Campo sempre foi a base da economia brasileira. Do pequeno produtor, o responsável por boa parte dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores, ao agronegócio, a agricultura é um símbolo brasileiro. Marcada desde os conflitos sociais e ambientais, além da desigualdade da má distribuição da terra, até a diversidade e a riqueza no território brasileiro, o Campo é um espaço de pertencimento, luta e resistência.
Nos seus aspectos culturais, um país que por quase quinhentos anos concentrou quase toda sua economia, e sua população com características rurais, não pode negar na sua ruralidade a importância do Campo. Assim a data 10 de maio, ou 05 de maio em algumas regiões, é comemorado este espaço geográfico caracterizado pela maior concentração de recursos naturais, e pela simplicidade, apesar dos avanços tecnológicos e as modificações constantes causada nos últimos tempos.   
O Campo traz consigo o lugar do pertencimento, mesmo para aqueles que nasceram e viveram toda uma vida nos espaços urbanos. O cantor, violeiro, ator e compositor baiano Eugênio Avelino, ou simplesmente Xangai, nascido na zona rural de Itapebi no extremo sul da Bahia, as margens do Rio Jequitinhonha, e cresceu nos espaços onde a ruralidade sempre esteve presente.
Álbum: Nós é jeca mais é Jóia - 2007 - Juraildes da Cruz e Xangai 
Com toda sua ruralidade, e pertencimento ao espaço do campo, Xangai compôs a canção Vida no Campo, do álbum Nóis é Jeca mais é Jóia de 2007 em parceria com o músico Juraildes da Cruz. como forma de homenagear a suas raízes e a população camponesa brasileira. Trazendo na canção a simplicidade e o sentindo do que é o Campo para quem tem o pertencimento nele. A “fruta madura” o lugar que “por nada no desse mundo” sairá, refletindo a sua identidade e se lugar de origem. 

Confira abaixo a canção:
Vida no Campo
Cantor/Compositores: Xangaí.

O galo cantou, é de manhã
A barra do dia, dourada vem surgindo
Clariô
A passarada acorda fazendo festa
A natureza sorrindo

A vida no campo é fruta madura
Amizade é coisa pura, é mel no coração
Gado no curral, cuscuz com leite
Café com queijo, eu gosto é de um requeijão
Vou lhe falar: não troco essa vida
Por nada desse mundo
Não saio desse lugar

Quando é meio dia
A cigarra enche o mundo de som
Na maior alegria
Anoiteceu
Na prosa do "cumpade", o bezerro
Foi a onça quem comeu

A vida no campo é fruta madura...

REFERÊNCIAS:
CALENDARR. Dia do Campo. Disponível em: https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-campo/. Acessado em: 06/05/2019.

FREITAS, Eduardo de. Importância dos pequenos produtores no Brasil. IN.: Brasil Escola. Disponível em: 06/05/2019.

LETRAS. Biografia de Xangai. Disponível em: https://www.letras.com.br/biografia/xangai. Acessado em: 06/05/2019.

LETRAS MÚSICA. Vida no Campo - Xangai. Disponível em: https://www.letras.mus.br/xangai/812005/. Acessado em: 06/05/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque