19 de abr. de 2019

Interpretes do Brasil: Daniel Munduruku.

Baseando no portal Interpretes do Brasil, pretendo aqui além dos grandes nomes considerados pelo portal, como grandes intelectuais brasileiros, trazer outras personalidades que representaram e representam estes interpretes da realidade social, política, econômica e cultural do Brasil. Em referência ao Dia do Índio, comemorado nos continentes Americanos, o interprete de hoje é o professor e filósofo Daniel Munduruku, da etnia indígena Munduruku na região de Belém – PA. 

Daniel Munduruku
Em 19 de abril se comemora nos continentes das Américas, Sul, Central e Norte, o Dia do Índio, nome dado aos povos existentes nas Américas antes da colonização europeias nos continentes relacionados. A data veio a partir do 1º Congresso Indigenista Interamericano, realizado em 19 de abril de 1940, que teve como objetivo refletir e trazer a preservação e valorização da cultura dos povos indígenas nas Américas.
A data foi oficializada no Brasil em 1943, através do Decreto-Lei nº 5.540, durante o governo Vargas. A data tem como maior objetivo refletir os problemas enfrentados pelos povos indígenas. Questões como a violência e genocídio dos povos indígenas ao longo da história das colonizações europeias, aos problemas das desigualdades sociais e exclusões contemporâneas.
Ao longo da história os povos indígenas no Brasil e em toda América foram ocupando seu espaço e reconhecimento. Apesar da real valorização das diversas etnias indígenas presentes no Brasil, esta longe do ideal. Mas ao longo da história muitos indígenas foram se destacaram e conquistando os direitos e valorizações de seus povos.
O professor e filósofo Daniel Munduruku é um dos exemplos de oriundos de etnias indígenas que se destaca na interpretação do Brasil, principalmente dentro da leitura da realidade dos povos indígenas. O paraense de Belém nasceu na etnia Munduruku, graduado em Filosofia, História e Psicologia, mestre em Antropologia Social e doutor em Educação, pela Universidade de São Paulo. Daniel se destaca pela literatura infantil e pela literatura escrita pelos povos indígenas.
Memórias de Índio - Daniel Munduruku
Em sua obra promove a valorização dos povos indígenas, e traz da história contata apenas da forma oral, para a literatura escrita e registrada, como forma de preservar os contos e a história dos povos indígenas. Premiado pela UNESCO pela sua obra Meu Avô Apolinário, Daniel Munduruku destaca por outras obras como História de Índio e Coisa, Coisa de Índio e As Serpeantes que Roubaram a Noite. As obras de Daniel se tornam grandes referencias para compreensão dos povos indígenas no Brasil, e o faz uma das grandes referências da literatura indígena no mundo. A obra Memórias de índio se torna uma autobiografia de Daniel, e suas vivências na aldeia Maracanã onde nasceu e foi criado.

REFERÊNCIAS:
BEZERRA, Juliana. Dia do Índio. IN,: TodaMatéria. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/dia-do-indio/. Acessado em: 16/04/2019.

BLOG DANIEL MUNDURUKU. Biografia de Daniel Munduruku. Disponível em: http://danielmunduruku7.blogspot.com/2016/10/biografia-de-daniel-munduruku_30.html. Acessado em: 17/04/2019.

ESCOLA EDUCAÇÃO. 11 melhores poemas para o Dia do índio. Disponível em: https://escolaeducacao.com.br/poemas-para-o-dia-do-indio/. Acessado em: 16/04/2019.

GLOBAL EDITORA. Daniel Munduruku. Disponível em: https://globaleditora.com.br/autores/biografia/?id=1000. Acessado em: 16/04/2019.

ISTOÉ CULTURA. História do Mestre Munduruku. Disponível em: https://istoe.com.br/18757_HISTORIAS+DO+MESTRE+MUNDURUKU/. Acessado em: 16/04/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque