12 de out. de 2018

Espaço Musical: Ser Criança

O Dia da Criança é comemorado no dia 12 de outubro no Brasil, desde o ano de 1924. O músico e compositor Rubinho do Vale, é um dos cantores brasileiros que mais voltou suas canções para a criançada. Em 1991, o álbum Ser Criança, foi um dos seus trabalhos mais elogiados, e que trouxe como proposta preservar as cantigas de roda, e trazer na musicalidade regional do Vale do Jequitinhonha, canções para o público infantil. 

Rubinho do Vale
Em 05 de novembro de 1924 com o decreto de lei nº 4867, da proposta do deputado federal fluminense, Galdino do Valle Filho, oficializou o Dia da Criança no Brasil no dia 12 de outubro. A data teve uma mudança no ano de 1940 no governo Vargas, para o dia 25 de março. Mas nos anos de 1960 a data retornou para o dia 12 de outubro, após campanha publicitária das empresas Estrela e Johnson & Johnson.
Em outros lugares a comemoração muda de data, alguns inclusive seguem o calendário da Organização das Nações Unidas, comemorado no dia 20 de novembro, após a Declaração Universal dos Direitos da Criança em 1959. Outros seguem a data de 1º de junho como o Dia Internacional da Criança, após a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança em Genebra, Suíça, em 1925.
Aqui no Brasil é um dia para celebrar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que tem como objetivo combater a vulnerabilidade, a violência e a desigualdade social deste público. Além de uma data para reviver a infância e dar maior atenção àqueles que a sociedade aposta serem a diferença para o futuro.
Álbum Ser Criança - 1991 - Rubinho do Vale
O músico e compositor Rubinho do Vale, do município de Rubim – MG, no Vale do Jequitinhonha, é reconhecido por trazer em sua musicalidade a regionalidade do Vale, além de voltar várias canções ao público infantil. Em 1991, Rubinho lançou o álbum Ser Criança, que promove várias canções para a criançada, preservando as cantigas de roda. A canção de mesmo nome do álbum, traz todo encantamento deste período tão marcante da vida, fazendo reflexões da importância de viver a infância.

Confira abaixo a Canção:
Ser Criança
Compositor/Cantor: Rubinho do Vale

Ser criança é bom demais
despreocupar com tudo que se faz
dar um pulo, um grito e uma risada
levar a vida bem vivida e bem amada

ter uma rua e um parque prá brincar
o dia inteiro sem ter hora de parar
depois dormir, sonhar com a fantasia
e acordar num mundo cheio de alegria

ter uma escola e uma casa prá morar
boa saúde prá brincar e prá correr
ter amor e carinho todo dia
e um mundo lindo e limpo prá poder viver

REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Ser Criança – Rubinho do Vale. Disponível em: https://www.letras.mus.br/rubinho-do-vale/1120477/. Acessado em: 12/10/2018.

RUBINHO DO VALE. Ser Criança. Disponível em: http://www.rubinhodovale.com.br/discografia/ser-crianca/. Acessado em: 12/10/2018.

CALENDÁRIO 2018. Dia da Criança. Disponível em: https://calendario2018brasil.com.br/datas-comemorativas-2018/dia-das-criancas/. Acessado em: 12/10/2018.

Um comentário:

Destaque