1 de out. de 2018

Espaço Musical: Envelhecer é uma Arte.

O Dia Internacional do Idoso, surge como uma data instituída pela ONU, para promover reflexões e sensibilizações diante o envelhecimento. Em 1976, Adoniram Barbosa com seus 66 anos compôs a canção Envelhecer é uma Arte, onde ele de forma distraída e com um bom samba, faz uma reflexão do que é envelhecer. 

Adoniram Barbosa
Em 1º de outubro de 1991, a Organização das Nações Unidas – ONU, instituiu o Dia Internacional do Idoso, data que comemora uma das fases da vida onde se promove reflexões. Envelhecer é um dos grandes desafios, pois ao mesmo tempo onde todos querem uma vida prospera e extensa, a não aceitação da velhice também é algo presente nesta longevidade.
A data serve para olharmos mais para este grupo etário, e pensar quais são os desafios para o mundo que tem cada vez mais uma população envelhecida. Desde questões de violência e vulnerabilidade social a este grupo, as questões de como viver bem e saudável na conhecida “terceira idade”.
Outro ponto principal, é derrubar tabus e preconceitos sobre o envelhecer, onde existe principalmente o sentido do descarto e o desrespeito a capacidade daqueles segundo o Estatuto do Idoso, que define aqueles com mais ou igual a 60 anos de idade, é definido como idoso.
Em 1976, o sambista paulista, Adoniram Barbosa, no auge dos seus 66 anos, gravou
Compacto - Envelhecer é uma Arte - 1976
um dos seus últimos discos, o compacto com duas faixas, sendo uma delas a canção Envelhecer é uma Arte, onde mostra de forma simples, bem-humorada, e bastante refletivo o chegar da velhice, e como ela pode ser tratada como algo bom.
O samba de Adoniram, um dos mais emblemáticos compositores brasileiros, já promovia na década de 1970 reflexões de um tema que hoje tem maiores estudos e reflexões. O envelhecimento remete mais do que apenas uma fase da vida, mas toda uma filosofia entorno da experiência, sabedoria, e modo de vida.

Confira abaixo a Canção:
Envelhecer é uma Arte
Compositor/Cantor: Adoniram Barbosa.

Velho amigo não chore
Pra que chorar
Por alguém te chamar de velho
Não decola, não esquente a cachola

Quando alguém lhe chamar de velho
Sorria cantando assim:
Sou velho e sou feliz
Mas velho é quem me diz

Comigo também acontece
Gente que nem me conhece
Gente que nunca me viu
Quando passa por mim:
- alô velho! alô tio!

Eu não perco a estribeira
Levo na brincadeira
Saber envelhecer é uma arte
Isso eu sei, modéstia à parte

REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Envelhecer é uma Arte – Adoniram Barbosa. Disponível em: https://www.letras.mus.br/adoniran-barbosa/1299584/. Acessado em: 01/10/2018.

SINTONIA MUSICAL. Adoniram Barbosa – Envelhecer é uma Arte (CS 1976). Disponível em: http://sintoniamusikal.blogspot.com/2015/01/adoniran-barbosa-envelhecer-e-uma-arte.html. Acessado em: 01/10/2018.

JUSBRASIL. Estatuto do Idoso – Lei 10741/03. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/98301/estatuto-do-idoso-lei-10741-03. Acessado em: 01/10/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque