11 de out. de 2018

Espaço Musical: Índios

Em 11 de outubro de 1996, o Brasil perdia um dos grandes nomes da música, Renato Russo. Renato junto aos jovens Renato Rocha, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá, formaram na década de 1980 a Legião Urbana, uma das maiores bandas musicais brasileira de todos os tempos. A canção Índios lançada no álbum Dois em 1986, é uma das mais famosas canções da banda, onde retrata a cultura indígena, e ao mesmo tempo uma reflexão da ganância humana, e das intolerâncias na sociedade. 

Legião Urbana
Em 1982 surgia a banda de punk rock Legião Urbana na cidade de Brasília, Distrito Federal. Entre diversos nomes que passaram pelo grupo musical, o baixista Renato Rocha, o baterista Marcelo Bonfá, o guitarrista Dado Villa-Lobos e o cantor e compositor Renato Russo, foram fundamentais para o sucesso da banda.
Renato Russo, nascido na capital do Rio de Janeiro, ainda criança mudou-se para Brasília, é um dos fundadores da banda, e um dos maiores nomes da música brasileira. Reconhecido pelas suas composições, Renato morreu aos 36 anos, no dia 11 de outubro de 1996, deixando um legado a juventude brasileira.
Álbum Dois - 1986 - Legião Urbana
Entre tantas canções, Índios, lançada no álbum Dois, em 1986, com um estilo pós-punk, promove uma demonstração da musicalidade brasileira, e de uma reflexão da cultura indígena, a colonização portuguesa no Brasil, e a ganância humana. A canção reconhecida entre uma das mais importantes da banda Legião Urbana, é um exemplo do quando Renato Russo e a Legião, se tornaram um símbolo da música crítica e jovem no Brasil.
Trazer Índios nos tempos atuais, não é só refletir um contexto histórico brasileiro, mas é observar a mensagem em que o compositor deixa diante a ganância e a intolerância da sociedade. Podemos observar a questão dos impactos socioambientais, a questão da violência simbólica, e até mesmo da intolerância religiosa, e o uso da religiosidade para os interesses e ganância do sistema de produção capitalista.

Confira abaixo a Canção:
Índios
Compositor/Cantor: Legião Urbana – Renato Russo.

Quem me dera ao menos uma vez
Ter de volta todo o ouro que entreguei a quem
Conseguiu me convencer que era prova de amizade
Se alguém levasse embora até o que eu não tinha

Quem me dera ao menos uma vez
Esquecer que acreditei que era por brincadeira
Que se cortava sempre um pano de chão
De linho nobre e pura seda

Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente

Quem me dera ao menos uma vez
Provar que quem tem mais do que precisa ter
Quase sempre se convence que não tem o bastante
Fala demais por não ter nada a dizer

Quem me dera ao menos uma vez
Que o mais simples fosse visto como o mais importante
Mas nos deram espelhos
E vimos um mundo doente

Quem me dera ao menos uma vez
Entender como um só Deus ao mesmo tempo é três
E esse mesmo Deus foi morto por vocês
Sua maldade, então, deixaram Deus tão triste

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho, entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim

E é só você que tem a
Cura pro meu vício de insistir
Nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi

Quem me dera ao menos uma vez
Acreditar por um instante em tudo que existe
E acreditar que o mundo é perfeito
E que todas as pessoas são felizes

Quem me dera ao menos uma vez
Fazer com que o mundo saiba que seu nome
Está em tudo e mesmo assim
Ninguém lhe diz ao menos obrigado

Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho, entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim

E é só você que tem a
Cura pro meu vício de insistir
Nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi

Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui

REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Legião Urbana – Renato Russo. Disponível em: https://www.letras.mus.br/legiao-urbana/92/. Acessado em: 11/10/2018.

Legião Urbana. Biografia. Disponível em: http://www.legiaourbana.com.br/bio.html. Acessado em: 11/10/2018.

CARREIRA. Filipe. Análises da Música Índios – Legião Urbana. IN.: Grupo de Estudos Americanistas Geacipriano Barata. Disponível em: http://geaciprianobarata.blogspot.com/2014/06/analise-da-musica-indios-legiao-urbana.html.Acessado em: 11/10/2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque