20 de mai de 2013

Festa de Maio, Tradição e Inovação.


A cada ano a Festa de Maio se torna mais admirável diante a organização do ambiente, e sempre com grandes novidades desde a estrutura, como os dinamismos proposto ao público.
Bom Jardim das Taiobeiras - Festa de Maio 2013

A Festa de Maio em Taiobeiras – MG é um dos grandes exemplos de que a tradição pode se misturar com a modernidade em plena harmonia, exemplo disso foi o ambiente feito nesse ano, organizando símbolos que caracterizam a história da cidade desde seu início aos tempos atuais. Com o espaço Bom Jardim das Taiobeiras deu ao público a oportunidade de vivenciar um lugar simples das tradições do campo que forma a base do município, e ao mesmo tempo pode contracenar com artistas da velha e da nova guarda, com canções da simplicidade do sertanejo, das lavadeiras, dos foliões de reis entre outros, até canções contemporâneas, onde destaca muito o trabalho do Secretário de Cultura, Welton Mendes.
Histórias Vivas de Taiobeiras - Festa de Maio
Outro espaço que achei formidável foi o Quintal Cultural, espaço organizado por Marileide Alves e Yure Colares entre outros que fizeram um lugar de som alternativo dentro do circuito da Festa, em um ambiente perfeito na mistura de tradição e inovação, já que com um som mais rock, MPB e de trabalhos artísticos nos quintais do fundo de uma casa antiga, tons perfeitos para mais dinamismo a festa, além da melhor cachaça com Marlon.
Ferarp - Festa de Maio 2013
Ferarp - Festa de Maio 2013
Claro que houve alguns pontos negativos, como a falta de higiene da população com a quantidade de lixo espalhado, talvez mais tambores espalhados fosse uma solução para o problema, como poderia ter mais banheiros químicos em outros lugares da festa, evitaria mais urinas espalhadas nas ruas. Outro problema visto foi o número de adolescentes bebendo e fumando, é algo quase inevitável, mas que gera preocupações grandes futuras, talvez mais campanhas e uma fiscalização mais específica a isso.
Entre outras críticas, a festa com certeza foi de grande nível, diante uma organização exemplar e de conseguir agradar em sua maioria com os dinâmicos espaços, desde a feira de negócios e produção ao cenário histórico cultural, como também o espaço dos shows. E como sempre, ano que vem sempre esperamos mais. 

Destaque