1 de fev. de 2018

Espaço Musical: Jequitivale

A musicalidade do jovem Mark Gladston foi interrompida em 2006, mas deixou para todos do Vale do Jequitinhonha a canção que se tornou um “Hino do Vale”, com todo seu regionalismo, e toda simplicidade.

Verono
Em 2005, o compositor Mark Gladston Nunes e Sousa, ou simplesmente Verono, encantou todos, principalmente do Vale do Jequitinhonha, com uma das mais belas e identitárias canções da cultura do Vale do Jequitinhonha no nordeste mineiro, a Jequitivale.
O jovem graduado em Psicologia natural de Minas Novas - MG, no vale do Jequitinhonha, teve o Rubinho do Vale como um incentivador e padrinho no mundo musical. E em 2005 no lançamento do álbum “Divera”, trouxe a linda canção Jequitivale, que traz a simplicidade do vale do Jequitinhonha, e esta cultura e filosofia característica do vale.
Uma canção que não foi por acaso que em pouco tempo se tornou um “Hino do Vale do Jequitinhonha”, cantada em todos os Festivales, e eventos culturais e sociais no Jequitinhonha. Onde o povo do vale se viu, e sentiu dentro da canção de Verono.
Em um período de 1 ano após seu grande sucesso, Verono acabou falecendo Em 21 de outubro de 2006, em um acidente de carro ao sair da cidade de Virgem da Lapa – MG, o jovem de apenas 26 anos deixou saudades aqueles que admiravam e admiram suas canções.
Mas com certeza nos contemplou com belas canções que nos traz o Vale do Jequitinhonha, valorizando este lugar tão titulado como lugar da pobreza, diante tanta exploração e desvalorização por grupos políticos de interesse nesta pobreza. E mostrando o quanto o Jequitinhonha é rico em uma diversidade cultural e de uma grande biodiversidade.
Painel Identidade Cultural do Jequitinhonha - Marina Jardim 
Confira abaixo a canção:
JEQUITIVALE
Compositor: Verono

Você que anda com o pé rachado e com a palha atrás da orelha
Com a aba do chapéu na testa e se vira da noite pro dia

Você que banha no fanado e que tira ouro de bateia
Que faz da vida uma festa e adora falar poesia

Desculpe seu doutor, mas receba os comprimentos meus
Eu fico com a filosofia do mestre João de Deus

A saudade me maltrata e me faz olhar no calendário
Pra ver se faltam poucos dias pra ouvir o tambor do rosário

Vale que vale cantar
Vale que vale viver
Vale do Jequitinhonha
Vale eu amo você


REFERÊNCIAS
COTIDIANO, CULTURA E ECONOMIA. Jequitivale, uma canção do Vale do Jequitinhonha. Disponível em: https://coticulteco.blogspot.com.br/2010/10/jequitivale-uma-cancao-do-vale-do.html. Acessado em 01/02/2018.

27º FESTIVALE. Jequitivale. Disponível em: http://festivale27.blogspot.com.br/2009/07/jequitivale.html. Acessado em 01/02/08.

LETRA TERRA. Jequitivale. Disponível em: https://www.letras.mus.br/verono/981802/. Acessado em 01/02/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque