7 de ago. de 2018

Espaço Musical: Quebra de Milho

Em 1977 um dos maiores grupos de música regional de Minas Gerais, o Grupo Agreste, surgia no Festival Universitário organizado pela antiga FAFIL (Faculdade de Filosofias e Letras), hoje Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), na cidade do Norte de Minas, Montes Claros. Com canções que se tornaram símbolos da identidade catrumana, e da tradicional Festa de Agosto em Montes Claros. A canção Quebra de Milho de 1982, traz as características desta identidade cultural, que a obra do grupo promove, com os valores da ruralidade, e da regionalidade da cultura baianeira (cultura norte-mineira). 

Grupo Agreste - Chegança - 1982
O Grupo Agreste, composto por Pedro Boi, Gutia, Zé Chorró, Sérgio Damasceno, Tom Andrade, Manoelito, Toninho e Ildeu Braúna, surgiu no Festival Universitário da Canção Popular organizada pela antiga Faculdade de Filosofias e Letras de Montes Claros, no ano de 1977. Em um período que a música regional ganhava espaços em eventos acadêmicos e nos meios de comunicação.
Formado por grandes músicos, entre eles sociólogos, artistas plásticos, poetas e jornalistas, o Grupo Agreste tem como características o regionalismo da cultura norte-mineira. Uma mistura do sertão baiano com o sertão mineiro. Traz a valorização da ruralidade presente nesta identidade cultural, com letras retratando o cotidiano do interior, e do trabalho ligado ao campo.
Tendo uma valorização da identidade Catrumana, identidade cultural presente nas diversidades culturais do Norte de Minas, traga na tese de doutorado, do Professor João Batista de Almeida Costa, Mineiros e Baianeiros: Englobamento, Exclusão e Resistência.
Grupo Agreste no antigo prédio da FAFIL - Anos de 1970
A música Quebra de Milho, lançada no disco Chegança de 1982, do Grupo Agreste, nos leva a observar esta ruralidade, e esta identidade regional que o grupo traz em suas letras e melodias. Mostrando o sentido do plantio a colheita do milho, e o processo com a relação com as características ambientais da região norte-mineira do semiárido brasileiro.

Confira abaixo a Canção:
Quebra de Milho
Compositor/Cantor: Grupo Agreste

A terra é a mãe,
isso não é segredo
O que se planta
esse chão nos dá
Uma promessa
a São Miguel Arcanjo
Prá mandar chuva
pro milho brotar...

Passou setembro,
outubro já chegou
Já vejo o milho
brotando no chão
Tapando a terra
feito manto verde
Prá esperança do meu coração

Mês de dezembro,
vem as boas novas
A roça toda já se embonecou
Uma oração
agradecendo a Deus
E comer o fruto
que já madurou...

Mês de janeiro,
comer milho assado
Mingau e angú
no mês de fevereiro
Na palha verde
enrolar pamonha
E comer cuscuz
durante o ano inteiro

Quando é chegado
o tempo da colheita
Quebra de milho,
grande mutirão
A vida veste sua roupa nova
Prá ir no baile lá no casarão...

REFERÊNCIAS:
LETRA TERRA. Quebra de Milho – Grupo Agreste. Disponível em: https://www.letras.mus.br/grupo-agreste/1540851/. Acessado em: 07/08/2018.

LETRAS.COM.BR. Biografia Grupo Agreste. Disponível em: https://www.letras.com.br/biografia/grupo-agreste. Acessado em: 07/08/2018.

COSTA, João Batista de Almeida. Mineiros e Baianeiros: Englobamento, Exclusão e Resistência. Disponível em: chrome-extension://oemmndcbldboiebfnladdacbdfmadadm/http://www.dan.unb.br/images/doc/Tese_051.pdf. Acessado em: 07/08/2018.

CATRUMANIA. Grupo Agreste. Disponível em: http://catrumania.blogspot.com/2010/08/grupo-agreste.html. Acessado em: 07/08/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque