17 de ago. de 2018

Espaço Musical: Abecedário Catrumano

As Festas de Agosto em Montes Claros trazem em sua essência a identidade Catrumana, com a representatividade da religiosidade a Nossa Senhora do Rosário, a São Benedito e ao Divino Espírito Santo. Diante as diversidades culturais brasileiras, a cultura Catrumana tem uma grande representatividade a partir da resistência e valorização da ruralidade que relaciona a esta identidade cultural, e os traços das identidades de matrizes africanas, indígenas e europeias, nesta promoção da identidade brasileira. A canção poética de Téo Azevedo em parceria com Braúna, “Abecedário Catrumano”, traz traços desta identidade, que marca uma das maiores festas culturais brasileira, A Festa dos Catopês, Marujos e Caboclinhos em Montes Claros. 

Obra 'Mestre Zanza' de Petter Frank
As Festas de Agosto em Montes Claros – MG, é uma das maiores festas culturais no Brasil, isto se dá por conta da identidade cultural de resistência e de pertencimento que é promovida dentro da festividade. A festa de catopés, marujos e caboclinhos, festeja a religiosidade cristã católica, dentro de um contexto de sincretismo com as religiosidades de matrizes africanas e indígena, em honra a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo, onde cada dia da festa é cortejado uma das santidades, e no último dia da festa, as três santidades são homenageadas.
Todos estes traços fazem parte da identidade catrumana, norte-mineira. O professor e doutor João Batista de Almeida Costa, Joba, refere esta identidade no Norte de Minas, com um dualismo:
Mesmo recentemente, a dualidade permanece. Os norte-mineiros aprendem na escola que são mineiros, o que os torna apaixonados por Minas Gerais. Quando saem do Norte, porém, e começam a falar em outro lugar, outros mineiros lhes perguntam: “Você é baiano de onde? ” Não existe nada mais triste para a gente norte-mineira do que o não-reconhecimento pelos mineiros de que são, culturalmente, parte de Minas Gerais. Por essa razão é que, atualmente, existe o Movimento Catrumano, que propõe a valorização simbólica do Norte de Minas e sugere que Minas Gerais deva reconhecer a existência de sua dualidade. Como Mariana é celebrada por ter sido berço da cultura e da civilização mineira, esse movimento encaminhou pelos deputados regionais a celebração da cidade de Matias Cardoso como o outro berço da cultura e da civilização mineira. O projeto de emenda constitucional pretende que ocorra a transferência simbólica da Capital do Estado para a cidade que foi o berço do povoamento da região norte-mineira. Assim, pode-se reconhecer a existência dessa dualidade e valorizar a participação da realidade do Norte de Minas como parte da realidade de Minas Gerais. (COSTA, 124-125, 2009).

Dentro desta dualidade, está presente uma identidade cultural diferenciada, que tem presença da matriz da ruralidade sertaneja, e das matrizes básicas, africana, indígena e europeia. Mas diferenciada de outras identidades culturais com esta base.
Téo Azevedo
Em 2012, Téo Azevedo, lançou no disco Salve 100 anos de Gonzagão, homenageando os 100 anos do Rei do Baião, que foi premiado como “Melhor Álbum de Raiz” no Grammy Latino daquele ano, em Las Vegas, Estados Unidos. Entre as canções no álbum, estava a canção Abecedário Catrumano, em parceria com o cantor e compositor Braúna, que traz o linguajar da cultura norte-mineira, e promove assim a identidade cultural dentro da ruralidade Catrumana.

Confira abaixo a Canção:

REFERÊNCIAS:
COSTA, J.B.A. Minas Gerais na Contemporaneidade:  Identidade Fragmentada, a Diversidade, as Fronteiras Regionais. Cad. Esc. Legisl., Belo Horizonte, v. 11, n. 16, p.  117-137, jan./jun. 2009.

DICIONÁRIO CRAVO ALBIN DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA. Téo Azevedo. Disponível em: http://dicionariompb.com.br/teo-azevedo/dados-artisticos. Acessado em: 17/08/2018.

GGN. Linguajar Catrumano por Téo Azevedo. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/linguajar-catrumano-por-teo-azevedo. Acessado em: 17/08/2018.

PEIXOTO, M. C. L; BRANDÃO, V.B.G. Festas de Agosto em Montes Claros e Hibridismo: Entre Permanências e Reelaborações. IN: Dossiê: Devoções Religiosas e Manifestações Culturais. Rev.Teo&Cr, Recife, V. 6• n. 1 • janeiro-junho/2016, p. 007-0207.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque