25 de jun. de 2021

Caboclo D’água: lenda das águas do Velho Chico.

O Rio São Francisco sem dúvida é um símbolo da identidade e da cultura brasileira, suas histórias e lendas reforçam o pertencimento que ele proporciona. Uma destas lendas é de um ser sobrenatural, que vive nas profundezas do Velho Chico, e vem assombrando ribeirinhos, pescadores, canoeiros, lavandeiras, marinheiros e banhistas de ponta a ponta do Opará, antes mesmo da vinda dos colonizadores europeus no Brasil. O ser monstruoso é conhecido como Caboclo D’água

.

O Rio São Francisco ou Velho Chico, chamado também de Opará pelas etnias indígenas, ou o rio/mar, por sua grande dimensão. Nascendo no município de São Roque em Minas Gerais, na região do Parque Nacional da Serra da Canastra, tendo seus afluentes passando por mais de quinhentos municípios, de sete estados diferentes. E depois de percorrer quase três mil quilômetros, deságua no oceano Atlântico.

Benjamim Guimarães - Rio São Francisco

Em toda sua extensão, o rio foi palco de muitas histórias e lendas. Entre estas lendas conta de uma monstruosa criatura que vive nas profundezas do Chico. Ela teria uma forma humanoide, com uma cabeça grande, mas apenas com um olho, no centro do rosto, e um corpo deformado, meio peixe, meio gente. E mesmo de estrutura baixa, teria uma força e velocidade gigantesca, deslocando rapidamente de um lugar para outro.

Segundo a lenda, ele vive dentro de uma gruta de ouro, onde ele seria uma espécie de guardião. Alguns mencionam que existe vários dele espalhado no São Francisco, mas a lenda afirma que existe apenas um, que assombra todo o rio.

O Caboclo D’água vem assombrando o Velho Chico antes mesmo da disputa entre colonizadores portugueses e franceses sobre o rio. E tem em suas principais vítimas lavandeiras, canoeiros e pescadores. Sempre atacando de forma violenta aqueles que se encontram distraídos nas margens e no meio do rio.

Carrancas do Velho Chico

Mas este ser, que para muitos é um espírito ruim e traiçoeiro, teria um grande pavor de dois símbolos místico. Um seria a pintura de uma estrela, que pescadores e canoeiros, pintam no casco das suas embarcações. E a outra, que ele teria mais medo ainda, seria uma carranca esculpida e colocada na proa das embarcações, um símbolo milenar que expulsa os espíritos malignos.

O Caboclo D’água sem dúvida é um ser místico e que provoca o imaginário de ribeirinhos do São Francisco e a todos que conhece a lenda, e sem dúvida ele tem sua representatividade na cultura e folclore sertaneja brasileira. Podemos achar que é apenas uma lenda para assustar crianças teimosas que querem entrar no rio, mas á conselho de qualquer canoeiro e pescador, é sempre bom pintar sua estrela e/ou colocar sua carranca, e fique atento, pois ele é traiçoeiro e violento, e pode te levar para o fundo do Chico.  

REFERÊNCIAS:

ANTUNES, S. Caçadores preparam ‘isca humana’ para atrair Caboclo d’Água. IN.: G1. Disponível em: http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2013/05/cacadores-preparam-isca-humana-para-atrair-caboclo-dagua.html. Acessado em 23 de junho de 2021

RICON, L. E. Caboclo D’água. IN.: MultiRio. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/multiclube/9a11/diz-a-lenda/13062-caboclo-d-%C3%A1gua. Acessado em: 23 de junho de 2021.

SOUSA, R. Rio São Francisco; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rio-sao-francisco.htm. Acesso em 23 de junho de 2021.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque