26 de mai. de 2018

Canto Poético: Taiobeiras


A comunicação é sem dúvida uma necessidade humana. Em Taiobeiras um homem é um símbolo da arte de comunicar. Jornalista, radialista e poeta popular, Zazau é um comunicador nato. Em sua poesia Taiobeiras, deixa uma de suas marcas principais, a preservação da memória do povo Taiobeirense.


Isaías Costa, Zazau
Jornalista, radialista, poeta e escritor, Isaias Costa natural de Taiobeiras - MG, é um dos grandes nomes locais quando se fala de cultura e comunicação. Zazau, assim apelidado, foi fundador do primeiro jornal impresso no Alto Rio Pardo, e que até hoje está em atuação. O Jornal Taiobeiras tem uma linguagem popular, transmitindo informação de toda região.
Como poeta, traz em seus versos uma simplicidade e um resgate de memórias. Zazau é um dos grandes nomes da região da poesia popular, e provoca em seus poemas um sentimento de pertencimento e identidade regional. Transmitindo histórias em poesia, a cultura taiobeirense.
No poema Taiobeiras, publicado no seu livro, Simplesmente Zazau (2015), o poeta nos leva ao passado, no sentimento de pertencimento da formação do município, em seus aspectos, sociais, políticos, religiosos e culturais. Um poema rico, e simples, dentro da proposta da poesia popular e da valorização cultural e identitário.

TAIOBEIRAS
Por: Zazau

Taiobeiras eu fico triste
somente em pensar
que um dia eu voltarei
para NUNCA MAIS voltar

Mais comigo vai saudades
o fim dos sonhos meu
vai o brilho da estrelas
deste céu que e só teu

Vai saudades do Tocão
das pedras da usina
da barragem lá de baixo da barragem lá de cima
de igrejinha na beira do asfalto do jardim
da praça da matriz
da rua grande na rua nova das ruas com  chafariz
das belas festas juninas da multidão de fogueiras
fazendo da minha taioba um chão cheio de estrelas

Isaías Costa, Zazau
Vai saudades da festa de maio
das barraquinhas cobertas de pindoba
ai quanta saudade vou levar de você minha taioba

Vai saudades dos jogos de futebol
que mudavam nosso clima
quando se defrontavam  JK,  ATE e Mina
Taiobeiras sei que vou partir mais creia que vou em paz
pois sei que tu Taiobeiras não me esqueceras jamais


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque