3 de jul. de 2019

Espaço Musical: Montesclareou

Em 03 de julho o município de Montes Claros do Norte de Minas Gerais comemora a denominação de cidade, assim sendo a data do aniversário da “Princesinha do Norte”. A maior cidade norte mineira é a referência na mesorregião, e onde surgiram grandes nomes de intelectuais e artistas que destacaram nacionalmente, como os compositores da canção Montesclareou, o jornalista, artista plástico e compositor Georgino Júnior e o músico e ator Tino Gomes.

Gergino Júnior e Tino Gomes
A história de Montes Claros inicia a partir de expedições de bandeirantes vindo da Capitania de São Paulo, conhecida como expedição Espinosa – Navarro, com 12 bandeirantes que tinha como objetivo de encontrar pedras preciosas na região norte mineira. Antônio Gonçalves Figueira, que pertencia à bandeira de Fernão Dias, chegou na região junto ao outro bandeirante, Matias Cardoso, e começaram a fundar vilas e fazendas, em territórios indígenas. Antônio Gonçalves fundou três grandes fazendas, explorando as margens do Rio Verde, sendo elas, Jaiba, Olhos D’água e Montes Claros.
A região do território montes-clarense era habitada por índios da etnia Anais e Tapulas. Através do alvará de abril de 1707, Gonçalves Figueira obteve a sesmaria que constituiu a Fazenda de Montes Claros, onde surgiu o povoado de Formigas, concentrando o mercado pecuário na venda de gado. E assim a região logo se tornou o centro do comércio do gado na região, expandindo o pequeno povoado. Assim o Arraia das Formigas houve grandes mudanças junto aos outros povoados que deram origem a cidade de Montes Claros, como o Arraia de Nossa Senhora da Conceição e São José de Formigas, surgindo a 13 de outubro de 1831 de Vila Montes Claros de Formigas, até enfim o título de cidade de Montes Claros, no dia 03 de junho de 1857.
Neste mais de 160 anos, Montes Claros foi se firmando como um grande centro
Corredor Cultural - Montes Claros - MG
comercial, além de polo de saúde e educacional no Norte de Minas. Apelidada como Princesinha do Norte, ou a Capital do Norte de Minas Gerais, no qual surgiram grandes figuras que destacaram no campo intelectual, artístico e cultural no Brasil. Um dos mais renomados é sem dúvida o antropólogo e historiador, o ex-ministro da educação Darcy Ribeiro, que da o nome ao campus Universidade Estadual de Montes Claros, principal centro de ensino superior da região.
Entre tantos nomes destacamos o jornalista, artista plástico, professor e compositor Georgino Jorge de Souza Júnior, e o músico e ator Tino Gomes, que juntos compuseram a canção Montesclareou, uma canção que retrata a identidade do montes-clarense, da história e da cultura local, desta cidade de clima quente, e de pertencimento geraizeiro, catrumano  e sertanejo de ser. A terra dos Catopês de Agosto, que simboliza as culturas nortes mineiras.

Confira abaixo a canção:
Montesclareou
Cantor/Compositores: Georgino Júnior e Tino Gomes

Montes Claros, montesclareou,
Meus olhos cegos de poeira e dor.
Tudo é previsto pelos livros santos,
Que só não falam que o sonho acabou.
A marujada vem subindo a rua,
Suores brilham nos rosto molhados.
Agosto chega com a ventania,
Cálice bento e abençoado.
A dor do povo de São Benedito,
No mastro existe para ser louvado.
Louvado seja o Santo Rosário,
Louvado seja poeira e dor.
Louvado seja o sonho infinito,
E mestre Zanza que é cantador

REFERÊNCIAS:
DESCUBRA MINAS. Montes Claros. Disponível em: http://www.descubraminas.com.br/Turismo/DestinoApresentacao.aspx?cod_destino=66. Acessado em: 02/07/2019.

FREITAS, M. Para Sempre, Georgino Júnior. IN. O Norte de Minas. Disponível em: http://cms.hojeemdia.com.br/preview/www/2.917/2.918/1.665254. Acessado em: 02/07/2019.

MONTES CLAROS. História. Disponível em: http://www.montesclaros.mg.gov.br/cidade/aspectosgerais/historia.htm. Acessado em: 02/07/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque