20 de mai. de 2013

Festa de Maio, Tradição e Inovação.


A cada ano a Festa de Maio se torna mais admirável diante a organização do ambiente, e sempre com grandes novidades desde a estrutura, como os dinamismos proposto ao público.
Bom Jardim das Taiobeiras - Festa de Maio 2013

A Festa de Maio em Taiobeiras – MG é um dos grandes exemplos de que a tradição pode se misturar com a modernidade em plena harmonia, exemplo disso foi o ambiente feito nesse ano, organizando símbolos que caracterizam a história da cidade desde seu início aos tempos atuais. Com o espaço Bom Jardim das Taiobeiras deu ao público a oportunidade de vivenciar um lugar simples das tradições do campo que forma a base do município, e ao mesmo tempo pode contracenar com artistas da velha e da nova guarda, com canções da simplicidade do sertanejo, das lavadeiras, dos foliões de reis entre outros, até canções contemporâneas, onde destaca muito o trabalho do Secretário de Cultura, Welton Mendes.
Histórias Vivas de Taiobeiras - Festa de Maio
Outro espaço que achei formidável foi o Quintal Cultural, espaço organizado por Marileide Alves e Yure Colares entre outros que fizeram um lugar de som alternativo dentro do circuito da Festa, em um ambiente perfeito na mistura de tradição e inovação, já que com um som mais rock, MPB e de trabalhos artísticos nos quintais do fundo de uma casa antiga, tons perfeitos para mais dinamismo a festa, além da melhor cachaça com Marlon.
Ferarp - Festa de Maio 2013
Ferarp - Festa de Maio 2013
Claro que houve alguns pontos negativos, como a falta de higiene da população com a quantidade de lixo espalhado, talvez mais tambores espalhados fosse uma solução para o problema, como poderia ter mais banheiros químicos em outros lugares da festa, evitaria mais urinas espalhadas nas ruas. Outro problema visto foi o número de adolescentes bebendo e fumando, é algo quase inevitável, mas que gera preocupações grandes futuras, talvez mais campanhas e uma fiscalização mais específica a isso.
Entre outras críticas, a festa com certeza foi de grande nível, diante uma organização exemplar e de conseguir agradar em sua maioria com os dinâmicos espaços, desde a feira de negócios e produção ao cenário histórico cultural, como também o espaço dos shows. E como sempre, ano que vem sempre esperamos mais. 

13 de mai. de 2013

Á Fátima, Nossa Senhora.


Foto: Construção da Igrejinha - Década de 1950

Quase não conseguir postar a tempo, mas não podia deixar de falar desse grande símbolo da fé dos católicos de Taiobeiras e de tantos lugares do mundo. Salve e viva Nossa Senhora de Fátima.
 
Foto: Rafael Alves - N.Sª de Fátima - Taiobeiras - MG

Foto: Felipe Lucas
Hoje dia 13 de Maio de 2013, 96 anos da 1º aparição de Nossa Senhora aos arredores da cidade de Fátima – Portugal, para as três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta, se tornando símbolo da fé por toda Portugal e vários lugares do mundo. Onde sua aparição vem diante ao período de grande tenção causada pela Primeira Guerra Mundial, em 1917, onde explica a sua frase aos três pastorzinhos: “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo, e o fim da guerra.”
Foto: Felipe Lucas
Um dos lugares de grande adoração a N.Sª. de Fátima é nossa Taiobeiras. Onde trazida de Fátima uma imagem de Nossa Senhora a pedido do pároco Frei Jucundiano de Kok (OFM), na década de 1950, junto a essa imagem até hoje presente em nossa cidade, a construção da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, a “Igrejinha”, que é um dos nossos símbolos de beleza e de história, além da fé católica presente.
Lúcia uma das pastorzinhas pediu a nós por N.Sª. de Fátima rezando: "Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!". E que nesse mundo de tantas violências e de guerras, podemos recorrer em N.Sª.  paz e segurança.



Foto: Alex Sandro

1 de mai. de 2013

Trabalhador Brasileiro



O Dia Internacional do Trabalho não é apenas um feriado, é um dia que marca a luta do trabalhador, que vende sua força de trabalho para sobreviver, que busca a cada dia melhor valorização da classe trabalhadora, que diante da exploração se coloca em combate mesmo sendo alienado por um serviço muitas vezes desumano. 
Operários - Tarsila do Amaral - 1933
Parabenizo a todos os trabalhadores por sua luta e sua dedicação no que faz.  Deixo também a todos os trabalhadores que morreram diante de uma luta contra a exploração a força do trabalho, e aos que fizeram sua contribuição a partir de seu trabalho para um mundo melhor. Como diz Marx e Hengel (1848) “Proletários do mundo, uni-vos!”, não só os proletariados, mas a todos as classes trabalhistas, por um mundo mais justo.

Tô fazendo a minha parte
Diogo Nogueira
Tô saindo pra batalha
Pelo pão de cada dia
A fé que trago no peito
É a minha garantia
Deus me livre das maldades
Me guarde onde quer que eu vá
Tô fazendo a minha parte
Um dia eu chego lá

Destaque