28 de fev. de 2022

Mamona

Do oriente ao Sertão Mineiro, a Mamona que tem sua origem nos continentes asiático e africano, chegou ao Brasil desde a colonização portuguesa e se identificou com o bioma da Caatinga, tendo o município de Mamonas, Minas Gerais, seu lugar de pertencimento. 

A mamona é uma planta da família das xerófilas e heliófilas, tendo sua origem no oriente, espalhada em várias partes da Ásia, e também na região do Chifre da África, mais específico na Etiópia. E chegou ao Brasil desde a época da colonização portuguesa, e a diáspora africana.

O fruto da mamoneira se popularizou por conta do seu óleo, ótimo para usar como combustível e lubrificante, era usado muito para acender lamparinas, e lubrificar carroças, e hoje é responsável pela produção de vários produtos feitos de biocombustíveis.

Na década de 1990, ficou ainda mais popular pela banda paulista Mamonas Assassinas, que tem este nome pelo fato do fruto da mamoneira ser usado para “brincadeiras de guerrinhas”.

A mamona também virou símbolo da economia na mesorregião do Norte de Minas Gerais, sendo no antigo povoado Santo Antônio das Mamonas, hoje apenas Mamonas, na Caatinga Mineira, se fazendo presente.

REFERÊNCIAS:

BIODISELBR. História da Mamona. Disponível em: https://www.biodieselbr.com/plantas/mamona/historia-mamona. Acessado em 28 de fevereiro de 2022.

IBGE. Mamonas – MG. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/mamonas/historico. Acessado em 28 de fevereiro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque