5 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: A voz do Futebol e a primeira vez na Copa do Mundo de 1938, Brasil x Polônia.

A Copa do Mundo de 1938, era a terceira vez da Seleção Brasileira, mas foi a primeira vez, que o país parou para ouvir a narração de uma partida de Futebol. A voz de Gagliano Neto, o primeiro speaker brasileiro em Copa do Mundo, promoveu um espetáculo à parte na história do Brasil com o Futebol, estratégia da política de Getúlio Vargas na época, como popularidade de seu governo (infelizmente não conseguir o acesso da narração). Em um jogo de muitos gols, Brasil e Polônia protagonizou a partida com maior número de gols da história das Copas, 6 a 5. Destaque a Leônidas da Silva, com 03 gols, com direito o último sendo descalço, além de muita ginga com a bola nos pés. 

Brasil (dir) e Polônia (esq), oitavas de final - Copa do Mundo 1938
05 de junho de 1978, 17h:30min, diretamente do Estádio de la Meinau, em Estrasburgo, França, para a estreia da Seleção Brasileira, que enfrentara a estreante em Copa do Mundo de Futebol, a Polônia. O Brasil conta com um time talentoso, liderados pelo atacante Leônidas da Silva, e do defensor Domingos da Guia, os poloneses com o jovem atacante Willimowski, e o experiente meio-campista Szerfke. Com novidade, a partida será transmitida via rádio para o Brasil em tempo real, com a voz de Gagliano Neto.
Começa o jogo! O Brasil, que joga com um uniforme alternativo, todo azul, da o pontapé inicial. Olha o Brasil no ataque, boa toque de bola, enfiou no meio da marcação, olha o gol... Goool! Leônidas, do Brasil! Na marca dos 18 minutos do primeiro tempo, Brasil 1 a 0, joga fácil o Brasil.
O Brasil domina a partida, joga bonito, boa troca de passes, e na busca do segundo gol. Mas a Polônia demonstra reação. Partiu o atacante polonês, vai fazer... Pênalti! Domingos chega atrasado e derruba o polonês dentro da área. Partiu para cobrança Szerfke, chutou... Goool! Tudo igual, Polônia empata o jogo aos 23 minutos. O Brasil vinha bem, mas distraiu e deixou empatar.
Lá vem o Brasil, cruzamento da direita, olha o gol... Goool! Romeu, Romeu, que cabeçada, nem deixou os poloneses comemorarem, e marcou. Brasil na frente de novo, aos 25 minutos, que jogo.
O time polonês tenta reagir, mas o Brasil parece que ficou esperto depois do gol. O jogo ficou aberto, os dois times procurando o gol. Lá vem o Brasil de novo. Bola sobrou dentro da área.... Goool! Perácio, do Brasil! Que chute certeiro do atacante brasileiro, para ampliar o jogo, aos 44 minutos da primeira etapa. E fim do primeiro tempo.
Volta a partida, o Brasil cadência o jogo, e começa a querer enfeitar. Os poloneses ficam enfurecidos e quer jogo. Olha o perigo, chegou a Polônia... Goool! Dominou sem marcação, e mandou por cima do goleiro, dentro do gol, Willimowski diminui para os poloneses aos 8 minutos da etapa final. Tem que ficar atento a Seleção Brasileira, os poloneses tem qualidade.
 Olha ai, olha ai, de novo Willimowski, empata o jogo aos 14 minutos. Jogo está aberto agora Brasil tenta a reação depois de sofrer o empate. Partiu o Brasil, Perácio, Perácio Perácio... Goool! Do Brasil, novamente na frente aos 26 minutos. O jogo parece não esta decidido, a Polônia busca o empate, olha o perigo, olha o gol... Goool! novamente Willimowski, empata o jogo aos 44 minutos da etapa final. O jogo vai para a prorrogação, que cochilada do Brasil.
Leônidas no ataque brasileiro contra a Polônia - Copa do Mundo 1938
Começa a prorrogação. Leônidas da Silva puxa o time para frente. Lá vem o Brasil, Leônidas.... Goool! Brasil, Brasil, Brasil, logo no início da prorrogação, gol do Brasil, aos 3 minutos. Brasil ainda insisti, olha o gol... Goool! Leônidas, Leônidas, Leônidas, Brasil agora amplia o placar aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação, 6 a 4, que jogo, que partida de Leônidas. Fim do primeiro tempo da prorrogação. Detalhe do ultimo gol do Brasil, o jogador estava descalço. Parece que Leônidas tinha estourado as chuteiras, e não deu tempo de pegar outra, e ficou descalço nos últimos minutos do primeiro tempo, e marcou o gol descalço, e o árbitro não viu.
Inicia o segundo tempo, o Brasil, parece que ficou mais atento, segura bem a partida. O jogo vai acabar, e o Brasil vence. Olha a Polônia... Goool! Novamente ele, Williamowski, gol da Polônia, aos 13 minutos da etapa final da prorrogação. 
Acabou, que jogo, que trágica classificação, Brasil 6, Romeu uma vez, Perácio duas vezes, e Leônidas três vezes, Polônia 5, Szerfke uma vez, e quatro vezes Williamowski. Uma partida para a história. O Brasil mostrou poder de reação, mas pecou muito na marcação e quando tinha a partida na mão, fez muita firula, são erros que tem que ser corrigidos. O importante agora é a classificação. Dia 09, acompanhe a partida de Alemanha x Suíça, no jogo extra para desempate, aqui no Blog Pé de Taioba.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
BRASIL: G.:Btatais; D.:Domingos da Guia e Machado;M.:Afonsinho, Zezé Procópio e Martim Silveira ;A.: Hércules, Romeu, Leônidas, Lopes e Perácio .Técnico:Ademar Pimenta.
POLÔNIA: G.:Madejski; D.:Galecki e Szczepaniak;M.:Dytko, Gora, Szerfke, Nyc;A.:Wodarz, Piontek, Piec e Willimowski. Técnico:Józef Kaluza.

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1938 – França. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1938-franca.html. Acessado em: 01/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – Argentina 1938. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI682586-EI5496,00.html.  Acessado em: 01/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo de 1938 – Brasil x Polônia. Disponível em: http://www.ogol.com.br/jogo.php?id=213946.  Acessado em: 02/06/2018

BLOG DO CURIOSO. A história de Gagliano Neto, o primeiro “speaker” brasileiro em Copas do Mundo. Disponível em> http://guiadoscuriosos.uol.com.br/blog/2014/02/11/a-historia-de-gagliano-neto-o-primeiro-speaker-brasileiro-em-copas-do-mundo. Acessado em: 02/06/2018.

Destaque