28 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: Uma goleada, o artilheiro, e o terceiro lugar dos Les Bleus na Copa do Mundo de 1958, França x Alemanha.

França e Alemanha é um grande clássico do futebol europeu, e que teve um dos grandes momentos em Copas do Mundo de Futebol na disputa do terceiro lugar no Mundial da Suécia em 1958. Em um jogo de 9 gols, Les Bleus venceram por 6 a 3 dos Die Adler, com direito  quatro gols de Fontaine, que marcou 13 gols na competição, e é até hoje, o maior artilheiro de uma edição de Copas do Mundo. 

França, 3º colocada na Copa do Mundo de 1958, Suécia.
28 de junho de 1958, ás 17h, diretamente do Estádio Ullevi, Gotemburgo, Suécia, para a disputa do 3º lugar da Copa do Mundo de Futebol, entre a Seleção Francesa, que liderou o Grupo 2, venceu a Irlanda do Norte das quartas, e foi derrotada pelo Brasil na semifinal, contra a Seleção Alemã, que terminou em segundo do Grupo 1, tirou a Iugoslávia nas quartas, e perdeu para a anfitriã a Suécia, na semifinal. A França vem a campo com seus grandes nomes, o meia Kopa, do Real Madri, e o atacante marroquino, naturalizado francês, Fontaine, do Reims. Fontaine é o artilheiro até aqui da competição com 9 gols, um marca impressionante, será que ele conseguira supera Kocsis, da Hungria, que marcou 11 gols na última Copa. Já os Alemães não fizeram grande campanha até aqui, ficando atrás da Irlanda do Norte na fase de grupos, e sofreu para ganhar da Iugoslávia, e ainda levou uma virada da Suécia. Conta com Rahn e Schäfer, atacantes campeões do mundo em 1954, destaque a Rahn autor de dois gols na decisão contra a Hungria, e já marcou 5 gols até aqui.
Começa o jogo! A França parte para cima. Kopa, achou Wisnieski livre na direita. Invadiu a área... cruzou rasteira... Fontaine... É Goool! É da França! Olha o artilheiro, ai. Fontaine recebeu livre na pequena área, e com o gol livre empurrou para dentro. França 1 a 0 aos 16 minutos.
A Alemanha tenta responder. Bola lançada para Sturm, de primeira ajeitou para trás... Ciesclarczyk... Dominou, olha a bomba... Golaço! É da Alemanha! Sturm, recebeu a bola, deu um toque para a entrada da área, Ciesclarczyk dominou a bola, tirou do defensor, e chutou uma pancada no canto do goleiro francês. Jogo empatado aos 18 minutos do primeiro tempo.
Bola lançada na área alemã. Vai chegar na bola o atacante francês... Chega a defesa para afastar... Mas é pênalti! Pênalti para a França! Kopa na bola. Partiu chutou... Goleiro nela... Mas é Goool! É da França! Kopa! Chutou com força, o goleiro chegou tocar nela, mas a bola entra. Aos 27 minutos da etapa inicial, França 2 a 1.
A França vai para cima, e tem escanteio para cobrar. Kopa na bola, mandou na área... Goleiro afasta como pode. A bola sobrou para os franceses... Lerond de primeira... chutou... Desvia no caminho. É Fontaine.. Goool! É da França! Fontaine! Em cruzamento de escanteio o goleiro afasta mal, a bola sobra para Lerond que manda uma bomba de primeira, a bola chega em Fontaine, e o artilheiro da Copa, domina, consegue girar e mandar para o fundo do gol. Se iguala a Kocsis com 11 gols em uma edição de Copa, aos 36 minutos do primeiro tempo. Que partida até aqui, termina assim o primeiro tempo França 3 a 1.
Começa o segundo tempo! A França domina o jogo. Olha o lance... Douis na entrada da área, olha o chute... Goool! É da França! Em uma bola recebida na entrada da área, o atacante francês mandou uma bomba, e o goleiro aceitou. Aos 5 minutos da etapa final, França 4 a 1, que goleada.
A Alemanha tenta reagir. Parti com tudo. Rahn recebeu, entrou na área tirou do zagueiro, olha o chute... Goool! É da França! Que lindo gol. Rahn! Recebeu na área, driblou o marcador na lateral da pequena área, e chutou forte cruzado, e acertou o ângulo oposto, para diminuir para a Alemanha, aos 7 minutos. Agora França 4, Alemanha 2.
A França continua mandando no jogo. Bola com Fontaine, ele entra na área, olha o perigo. Ajeitou, chutou... Goool! É da França! Fontaine, fazendo história na Suécia. 12º gol do agora, maior artilheiro de Copas Aos 33 minutos da etapa final, França 5 a 2.
A Alemanha ainda luta, mas é quase impossível reverter o placar. E lá vem os alemães, mandou na área...Schäfer... De primeira... Goool! É da Alemanha! É de Schäfer! O 6º gol do alemão na competição, o terceiro da Alemanha no jogo, aos 39 minutos do segundo tempo. Os alemães pegam a bola, e já levam para o meio campo, ainda tem esperança.
A Alemanha toda no ataque. Perdeu a bola, olha o contra-ataque francês... Mandou para Fontaine, partiu o artilheiro... É ele e o goleiro, chutou... Goool É da França! É para fechar o jogo. É o 13º gol dele, é o artilheiro máximo de todas as Copas. Fontaine! No desespero alemão, todo mundo no ataque, a bola é tomada, e lançada para Fontaine, que sozinho, mandou para o fundo do gol, aos 44 minutos da etapa final.
Acabou! A França é a terceira colocada na Copa do Mundo de 1958 na Suécia.
O artilheiro da Copa do Mundo de 1958, Fontaine da França, 13 gols.
Que campanha dos franceses. Venceu com todo mérito da atual campeã do mundo a Alemanha. 6 a 3, com direito a quatro gols de Fontaine, que chegou o seu 13º gol em Mundiais, se tornando o maior artilheiro da competição, e o maior artilheiro de uma única edição. Parabéns a França, e agora é esperar a grande final, Brasil x Suécia. A Seleção Brasileira, vice-campeã em 1950, contra os donos da casa, que partida. É amanha dia 29, ás 17h, aqui no Blog Pé de Taioba.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
FRANÇA: 1.Abbes; 12.Marcel, 4.Kaelbel, 11.Laffont e 5.Lerond; 13.Penverne e 18.Kopa; 22.Wisnieski, 17.Fontaine., 16.Douis e 21.Vincent. Técnico: Albert Batteux.
ALEMANHA: 22.Kwiatkowski; 2.Erhardt, 5.Wewers, 6.Szymaniak e 7.Stollenwerk; 17.Schnellinger e 15.Kelbassa; 16.Sturm, 8.Rahn, 14.Ciesclarczyk e 11.Schäfer. Técnico: Sepp Herberger.

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1958 – Suécia. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-de-1958-suecia.html. Acessado em: 05/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – Suécia 1958. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI683679-EI5499,00.html. Acessado em: 05/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo 1958 – França x Alemanha. Disponível em: http://www.ogol.com.br/match.php?id=4219. Acessado em: 28/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque