9 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: Um bate ao governo nazista alemã, o jogo extra entre Suíça x Alemanha na Copa do Mundo de 1938.

O favoritismo a forte Seleção Alemã, que se juntou a grande geração austríaca de futebol nos anos de 1930, foi precocemente derrotada na Copa do Mundo de 1938 na França, pela marcação forte da Seleção Suíça. Que mostrou sua força defensiva e ofensiva, ao virar o jogo perdendo de 2 a 0, para 4 a 2. A derrota causou um bate no governo nazista, que usava a Seleção como propaganda dos interesses do ditador Adolf Hitler. Uma das consequências foi o assassinato, dois anos depois, de Sindelar, um dos craques da geração austríaca conhecida como Wunderteam, que se recusou a jogar para a Seleção que servia ao governo nazista.

Seleção Alemã, fazendo saudação ao governo nazista
- Copa do Mundo 1938
04 de Junho de 1938, ás 18h, diretamente do Estádio Parc des Princes, em Paris, capital da França para o jogo extra, para o desempate entre a Seleção Suíça, que coseguiu segurar a Seleção Alemã no primeiro jogo, surpreendendo a todos, que tinham os alemães como os favoritos. Os suíços vem para campo com a mesma formação da primeira partida, destaque para Abegglen autor do gol de empate da primeira partida, além do goleiro Huber que defendeu muito. Já os alemães deixa no banco Gauchel que marcou o gol na primeira partida, e traz seis novidades para o jogo, destaque para Stroh que entra na vaga de Gauchel, e esteve na Copa da Itália, mas pela Áustria, e o meia alemão Szepan que jogou em 1934, e esteve nas Olimpíadas de 1936.
Começa o jogo!  E um jogo lá e cá, os dois times mostram que querem a vitória. Partiu a Alemanha, olha o gol... Espalmou o goleiro, a bola sobrou na esquerda, olha o cruzamento... Chutou... Goool! Da Alemanha, aos 8 minutos do primeiro tempo, em ótimo ataque, o goleiro salvou na primeira tentativa, a bola sobrou na esquerda, o ponta cruzou na área, e a bola sobrou para Hahnemann que pegou de primeira para abrir o placar.
Os alemães não param. Tocam bem a bola, e parecem dominar de vez a partida. Olha o toque de bola, driblou, entrou na área, olha o chute... Defendeu... Bateu no zagueiro olha o gol... Goool! É contra, é para Alemanha. Após boa troca de passes, o atacante Hahnemann deu um drible na marcação, entrou na área, e chutou cruzado e forte, o goleiro Huber fez linda defesa, mas a bola bateu no meia Lörtshcer, e voltou para dentro do gol, a Alemanha vence o jogo 2 a 0 aos 22 minutos do primeiro tempo.
Lá vem a Suíça, parecem que tentam mostrar que não estão perdidos. O time agora pressiona os alemães, um chute atrás do outro. Olha a chance, Abegglen cruzou... Goool! Olha a Suíça ai! Gol é de Wallaschek, diminui agora para 2 a 1, aos 42 minutos do primeiro tempo. E fim da etapa inicial.
Começa o segundo tempo! A Seleção da Suíça parece que acordou para o jogo, parte para cima da Alemanha. Olha o perigo... Espalmou o goleiro... Olha o gol... Goool! É da Suíça, empata tudo aqui no Parc des Princes. Após cruzamento na área, o goleiro Ralft espalma a bola, mas a bola sobrou para Bickel, que mandou a bola com estilo, por cima do goleiro, para o fundo do gol, aos 19 minutos, tudo igual.
A pressão é suíça agora. O time parece mandar no jogo, marca forte, e saiu rápido para o ataque. Olha o lance... Abegglen dentro da área tirou do marcado, chutou... Goool! Vira que vira, é virada da Suíça para cima da Alemanha. Abegglen, aos 31 minutos do segundo tempo, que jogo.
Lance do gol de Abegglen, da Suíça contra Alemanha 
- Copa do Mundo 1938
A Suíça não para. O time parte para cima, Aeby com a bola, olha o cruzamento por baixo... Goool! De novo ele Abegglem, é da Suíça, agora ninguém segura. Abegglen, em boa jogada na linha de fundo de Aeby, tocou para o atacante na entrada da pequena área, e mandou para dentro do gol, 4 a 2, uma virada linda da Suíça, aos 34 minutos da etapa final.
Fim de Jogo! Que partida, que virada. Depois de um empate por 1 a 1, os suíços mostraram poder de reação, e viraram o jogo, após estarem perdendo por 2 a 0, manando os alemães mais cedo para casa. Um jogo para ficar na história. Destaque para Abegglen, dois gols e uma assistência. Dia 12 de junho teremos as partidas entre as donas da casa e a atual campeã, França x Itália, o Brasil enfrenta a Tchecoslováquia, e a Suécia estreia, após se classificar em W.O., com a desistência da Áustria, e pegara assim Cuba, que venceu hoje a Romênia no jogo extra, tudo isto aqui no Blog Pé de Taioba.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
SUÍÇA: G.:Huber; D.:Lehmann e Minelli; M.: Lörtshcer, Springer e Vernati; A.:Amado, Bickel, Abegglen, Wallaschek, Aeby. Técnico:Karl Rppan.
ALEMANHA: G.:Ralft; D.:Janes, Goldbrunner e Streitle; M.: Kupfer, Szepan e Skoumal; A.:Neumer, Lehner, Stroh e Hahnemann. Técnico:Sepp Herberger.

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1938 – França. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1938-franca.html. Acessado em: 02/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – Argentina 1938. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI682586-EI5496,00.html.  Acessado em: 02/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo de 1938 – Suíça x Alemanha. Disponível em: http://www.ogol.com.br/jogo.php?id=4281. Acessado em: 09/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque