12 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: O surgimento de uma rivalidade na Copa do Mundo de 1938, Brasil x Tchecoslováquia.

A Tchecoslováquia, atual República Tcheca, foi vice-campeã do mudo duas vezes. A primeira em 1934, na Copa do Mundo da Itália, perdendo para os donos da casa a decisão. A segunda foi em 1962, no Chile, perdendo para a Seleção Brasileira. Mas esta rivalidade entre brasileiros e tchecos, começou em 1938, em duas partidas no Mundial da França, com um empate na primeira partidas, no dia 12 de junho, por 1 a 1, com gol brasileiro de Leônidas da Silva, e com este placar, necessitou do jogo extra para o desempate. 

Leônidas da Silva, Brasil x Tchcoslováquia - Copa do Mundo 1938
12 de Junho de 1938, ás 17h, diretamente do Estádio Parc Lascure, em Bordeaux, França, para a partida entre Brasil, que vem com seu uniforme tradicional para este jogo, camisas brancas com detalhes azuis, e a atual vice-campeã do mundo, a Tchecoslováquia, válida pelas quartas de final do Mundial na França. A Seleção Brasileira que mostrou nas oitavas, sua força ofensiva, ao marcar 6 gols, com direito a hat-trick do atacante do flamengo, Leônidas, o Diamante Negro, vai ter que mostrar sua força defensiva nesta partida, pois quase levou uma virada da Polônia, que marcou 5 vezes, quase tirando a vaga brasileira. Já os tchecos, mostraram nas oitavas sua resistência, após empatar em tempo normal em 0 a 0, contra os holandeses, conseguiram marcar três vezes na prorrogação, se classificando ao vencer por 3 a 0, destaque a Nejedly, que deixou o dele, e foi um dos grandes nomes do vice-campeonato na Copa da Itália em 1934.
Começa o jogo!  O jogo começa bastante brigado. Tanto o Brasil como a Tchecoslováquia, mostram bastante vontade, e partem para cima. Olha a entrada forte, ficou no chão Nejedly. O árbitro vai expulsar, Zezé Procópio está fora, no inicio do jogo, o Brasil ficara com um a menos. Os Tchecos assim crescem no jogo.
O Brasil mesmo com um a menos parte para cima. Bela jogada, e a bola chega a
Gol de Leônidas da Silva, Brasil x Tchecoslováquia - Copa do Mundo 1938
Leônidas, partiu para cima, saiu de um, passou por outro... Goool! É do Brasil! Leônidas, é do Diamante Negro, goool! Aos 30 minutos da etapa inicial, mesmo com um a menos, o talento de Leônidas apareceu, driblou dois marcadores e mandou para o fundo do gol.
Brasil em vantagem no primeiro tempo, mesmo com um a menos. O jogo está muito violento, olha a confusão. E o juiz coloca os dois para fora, o defensor Machado e o atacante Ríha, saem mais cedo do jogo. E fim do primeiro tempo, com muitas faltas, e já temos 3 expulsos.
Começa o segundo tempo! O time Tcheco pressiona, o Brasil segura firme atrás, e busca contra-atacar com Leônidas na frente. Olha o perigo... Domingos... Pênalti, depois da chegada do zagueiro Domingos da Guia, o árbitro marca penalidade máxima. Nejedly na bola. Partiu chutou rasteirinha... Goool! É da Tchecoslováquia, batida na contra mão do goleiro, rasteirinha no canto, aos 18 minutos da etapa final.
A partida ainda terá mais 30 minutos de prorrogação, mas ficou muito feia. Os dois times estão chegando forte na marcação, e o belo futebol esperado, ficou para as pancadarias neste final de jogo. Leônidas para o Brasil, e Nejedly para a Tchecoslováquia, saíram de campo machucados.
Acaba o jogo! Um partida que começou com chegadas fortes, e terminou com mais violência, acabou em 1 a 1. Com expulsões, e pouco futebol no final, teremos o jogo extra, para desempatar. Dia 14 de junho, Brasil e Tchecoslováquia, terão que recuperar seus atletas para decidirem que irá a grande final, e pela informação recebida aqui, o adversário será a Itália, que venceram os donos da casa. Esperando aqui no Blog Pé de Taioba, para o dia 14, ás 17h.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
BRASIL: G.:Valter; D.:Domingos da Guia e Machado;M.:Afonsinho, Zezé Procópio e Martim Silveira ;A.: Hércules, Romeu, Leônidas, Lopes e Perácio .Técnico:Ademar Pimenta.
TCHECOSLOVÁQUIA: G.: Plánicka; D.: Daucík e Burgr; M.: Kostálek, Kopecky e Boucek; A.: Simunek, Ríha, Ludl, Neiedly e Puc. Técnico: Josef Meissner.

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1938 – França. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1938-franca.html. Acessado em: 02/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – França 1938. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI682586-EI5496,00.html.  Acessado em: 02/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo de 1938 – Brasil x Tchecoslováquia. Disponível em: http://www.ogol.com.br/jogo.php?id=213956. Acessado em: 12/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque