24 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: O terceiro lugar amargo, como prêmio de consolação para o Brasil contra a Itália na Copa do Mundo de 1978.

Uma partida de consolo para o Brasil na Copa do Mundo de 1978. Após ficar em segundo no seu grupo na primeira fase, o Brasil caiu no grupo que tinha a Argentina na segunda fase. E até a última rodada, após vencer o Peru por 3 a 0, empatar em 0 a 0 contra a Argentina, venceu uma partida difícil contra a Polônia, algoz em 1974, venceu por 3 a 1, e esperava o resultado da Argentina e Peru. Partida remarcada para depois de Brasil e Polônia, o que gera até hoje grande polêmica, onde os Argentinos que precisavam ganhar de 4 a 0, ganhou de 6 a 0, conseguindo tirar o Brasil da final. Como prêmio de consolação, Brasil conquistou o terceiro lugar, sendo a única Seleção invicta na competição.  

Brasil, Terceiro colocado na Copa do Mundo de 1978
24 de junho de 1978, ás 15h, diretamente do Estádio Monumental de Núñez, Buenos Aires, Argentina, para a disputa do 3º lugar da Copa do Mundo de Futebol, entre Brasil, segundo colocado do Grupo B, e Itália, segundo colocado do Grupo A. Uma partida que promete muito, e será acompanhado por quase 70 mil pessoas. O Brasil que terminou em segundo na primeira fase, caiu no grupo dos donos da casa, e acabou em segundo na segunda fase, para muitos muito injustiçado, sendo a única Seleção aqui invicta na Copa. A Seleção Canarinho contará com a dupla vascaína, Dinamite artilheiro brasileiro na competição, e Dirceu, e terá o lateral cruzeirense, Nelinho, autor do primeiro gol contra a Polônia. As novidades estão no banco, o atleticano Reinaldo, e o camisa 10, Rivelino, podem ser opção ao longo da partida. Ambos voltando de lesão. Já a Azzurri, que lideraram na primeira fase o grupo da Argentina, acabou ficando em segundo na segunda fase, após ser derrotado para a Holanda. Terá em campo o grande goleiro Zoff da Juventus, e o atacante Rossi, artilheiro italiano na competição.
Começa o jogo! Os Italianos começam melhor. E já testou o goleiro Leão. O Brasil tenta dar a resposta, Roberto Dinamite na entrada da área... Toma a defesa italiana e parte para o ataque. Antognoni arranca no meio, ninguém chega. Tocou a bola para Rossi, que partiu para cima da marcação, deu o drible... Foi para linha de fundo, olha o cruzamento... Goool! É da Itália, cruzamento de Rossi na medida para Causio, que testou livre para dentro do gol, aos 38 minutos da etapa inicial.
E só da Itália neste primeiro tempo. E que tem fome de gol, continuando dando trabalho a Leão no gol brasileiro. Que conta com a sorte ao ser driblado por Rossi, que chuta e manda na trave. 1 a 0 termina assim o primeiro tempo para Itália.
Começa o segundo tempo! O Brasil esboça uma reação. Bola no meio com
Nelinho comemorando um dos mais belos gols de Copas, 
Brasil x Itália - Copa do Mundo 1978
Dinamite, rolou para a direita para Nelinho, olha o cruzamento na área, está lá Reinaldo. Olha o cruzamento... Gooolaçõ! Que Golaço! Que golaço! Um chutaço de Nelinho, e a bola pegou um efeito lindo. É golaço para o Brasil! Aos 19 minutos da etapa final, que lindo gol de empate brasileiro.
O Brasil agora parte para cima, os italianos que estão acuados. Rivelino com a bola, olha o lançamento... Mendonça... A bola escapou, mas virou um passe... Direceu... Golaço! Virada do Brasil! Dirceu, em uma bomba na entrada da área, que golaço, no canto esquerdo de Zoff. Brasil 2 a 1 aos 27 minutos da etapa final.
  Acabou! É terceiro colocado o Brasil! Na despedida do grande ídolo, Rivelino, o Brasil venceu seu grande rival da final da Copa do Mundo de 1970, agora por 2 a 1, dois golaços, de Nelinho e Dirceu, que deu como consolação o terceiro lugar a Seleção Brasileira, que para muitos é o campeão moral da competição. Mas a final mesmo será amanhã, dia 25 de junho, ás 15, entre Argentina e Holanda, e acompanharemos aqui no Blog Pé de Taioba.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
BRASIL: 1.Leão; 13.Nelinho, 3.Oscar, 4.Amaral e 16.Neto; 5.Toninho Cerezo, 17.Batista e 19.Mendonça; 18.Gil, 20.Dinamite e 11.Dirceu. Técnico: Cláudio Coutinho.
ITÁLIA: 1.Zoff; 4.Cuccureddu, 5.Gentile, 6.Maldera e 3.Cabrini; 8.Scirea, 13.Sala, 9.Antognoni e 16.Causio; 21.Rossi e 18.Battega. Técnico: Enzo Bearzot.

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1978 – Argentina. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1978-argentina.html. Acessado em: 30/05/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – Argentina 1978. Disponível em: http://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI685422-EI5504,00.html. Acessado em: 30/05/2018.

OGOL. Copa do Mundo 1978 – Brasil x Itália. Disponível em: http://www.ogol.com.br/match.php?id=3962. Acessado em: 23/06/2018

Destaque