19 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: O terceiro lugar na Copa do Mundo de 1938, e o primeiro encontro entre Brasil e Suécia.

Com o grande nome da Copa do Mundo de 1938, o lendário Leônidas da Silva, o Diamante Negro, o Brasil terminou em terceiro lugar na competição. Ele que ficou de fora da semifinal por lesão, entrou em campo na disputa do terceiro lugar, e se garantiu como o artilheiro isolado da competição com sete gols, fazendo os gols da virada brasileira sobre a Suécia, em uma partida emocionante. Foi o primeiro grande momento da Seleção Brasileira em Copas, que só 20 anos depois, sobre própria Suécia, seleção que mais enfrentou o Brasil em Copas, conseguiu conquistar o primeiro título do Mundo ao Brasil. 

Brasil 3º colocado na Copa do Mundo 1938
19 de Junho de 1938, ás 17h, diretamente do Estádio Parc Lescure, em Bordeaux, França, para a disputa do terceiro lugar da Copa do Mundo de Futebol, onde a Seleção Brasileira, uma das grandes favoritas, enfrentará os gigantes do norte, a Seleção Sueca. O Brasil que perdeu nas semifinais para a atual campeã do mundo, a Itália, contará com o seu grande craque, Leônidas da Silva, artilheiro até aqui da competição, que não jogou contra os italianos, por está sentindo dores da partida contra os tchecos. A perca para o jogo é do capitão, Martim Silveira, que está bastante desgastado. A Suécia que fez a maior goleada na Copa até aqui, 8 a 0 sobre Cuba, perdeu para Hungria por 5 a 1. Conta com grandes atacantes como Nyberg que marcou contra Cuba e Hungria.
Começa o jogo! Em um primeiro tempo com muita movimentação, os suecos soube administrar o jogo, aos 14 minutos Jonasson superou a defesa brasileira, e abriu o placar. 10 minutos depois Nyberg, um dos grandes nomes da Suécia na competição ampliou o placar. Só no final do primeiro tempo, aos 43 minutos, Romeu descontou para o Brasil. Dando números finais no primeiro tempo.
Começa a etapa final! O Brasil voltou outro, Leônidas liderou o time em uma virada fantástica. O gol de empate saiu dos pés dele, aos 7 minutos, e aos 25 minutos vira saiu, e
7º gol do artilheiro Leônidas, na Copa do Mundo de 1938
novamente ele, que marcava o seu 7º gol na competição, entrando para história como artilheiro do mundial de 1938. E aos 35 minutos, Perácio colocou números finais, Brasil 4, Suécia 2.
Acabou! Brasil terceiro lugar na Copa do Mundo de 1938, e com a vantagem, Leônidas está terminando a partida como o artilheiro do mundial, além de um dos nomes a craque da Copa. O sonho do título não veio, mas não pode perder o brilho este grande momento do Brasil na Copa do Mundo de Futebol.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
BRASIL: G.:Walter; D.:Domingos da Guia e Machado;M.:Afonsinho, Zezé Procópio e Martim Silveira ;A.: Patesko, Romeu, Luizinho, Lopes e Perácio .Técnico:Ademar Pimenta.
SUÉCIA: G.: Abrahamsson; D.: Eriksson e Kallgren; M.: Svanström, Almgren  e Jacobsson; A.: Jonasson, Nyberg, Andersson, Keller e Watterström. Técnico:Jozef Nagy.

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1938 – França. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1938-franca.html. Acessado em: 02/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – França 1938. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI682586-EI5496,00.html.  Acessado em: 02/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo de 1938 – Brasil x Suécia. Disponível em: http://www.ogol.com.br/match.php?id=4294.  Acessado em: 19/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque