19 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: O primeiro Bicampeão do Mundo, Itália campeão da Copa do Mundo de 1938, sobre a Hungria.

Já na 3º edição da Copa do Mundo, a Azzurri vencia o seu bicampeonato, em uma partida emocionante contra os Magiares. A Itália campeã do mundo de 1934 em casa, e ouro nas Olimpíadas de 1936 em Berlin, Alemanha, de Piola, Colaussi e Meazza, foi superiores e venceu por 4 a 2 a Hungria, que começava sua era de ouro no futebol com o vice-campeonato, e uma geração prejudicada por uma Guerra, que teve como grande ídolo Sárosi e Zsengellér, onde ambos marcaram 5 gols no mundial de 1938. Assim foi o final do último mundial antes da Grande Guerra, que só retornou em 1950 no Brasil. 
Itália, Campeã do Mundo de 1938, França.

19 de Junho de 1938, ás 17h, diretamente do Estádio Parc des Princes, em Paris, capital da França para a grande decisão da Copa do Mundo de 1938, entre duas seleções que superaram grandes adversários, a Seleção Italiana, atual campeã do mundo, busca o seu bicampeonato, após vencer o Mundial em casa em 1934, e vem ainda com o Ouro nas Olimpíadas de 1936 em Berlim, Alemanha, que enfrentará a boa Seleção Húngara, que ve
Capitães de Itália e Hungria - Copa do Mundo 1938
m mostrando grande futebol. Os italianos trazem a campo o que trouxe de melhor para o mundial na França, após eliminar Noruega, França e Brasil, Piola, Meazza e Colaussi os grandes nomes italianos até aqui vem com toda moral para grande decisão, principalmente o experiente capitão Meazza que esteve na final de 1934. Já os húngaros, contam com um time entre jovens e experientes, que chega na final após eliminar Índias Orientais Holandesas, Suíça e Suécia, e contam com dois artilheiros da competição ao lado de Leônidas do Brasil, os atacantes Zsengellér com 5 gols, e o experiente Sárosi com 4.  
Começa a grande final! Os italianos dão o pontapé inicial. O jogo começa bastante movimentado. Bola na direita com Biavatti, olha o cruzamento... Colaussi livre.., Goool! É da Itália! Aos 6 minutos da etapa inicial. Pelo cruzamento de Biavatti, e Colaussi livre dentro da área, mandou de primeira para o fundo do gol, 1 a 0 para Itália.
A Hungria tenta responder. Bate e rebate no campo de defesa italiano. Olha a Hungria... Olha o drible dentro da área. Afasta a defesa! Sobrou para Hungria ainda, mandou na área... Que confusão... Sobrou para Titkos... Goool! É da Hungria! Tudo empatado aos 7 minutos do primeiro tempo. Que partida, em uma bate e rebate insistente da Hungria, e a bola sobrou para Titkos que mandou cruzado no fundo do gol. Que final!
O jogo não para. Olha a Seleção Italiana, mandou na área... Sobrou livre vai fazer... Tocou atrás com Piola, rolou para traz para Meazza... Rolou para Piola de novo... Goool! É da Itália! Que enrola para mandar no gol. Em total liberdade dentro da área, o ataque italiano brincou antes de Piola fuzilar para dentro do gol. Que jogo! Itália aos 16 minutos da etapa inicial, 2 a 1.
Gol de Colaussi, Itália x Hungria - Copa do Mundo 1938
O jogo continua bastante movimentado. A Hungria tenta reagir, mas a Itália fecha bem na defesa. Piola está atanazando a defesa húngara, e mandou na trave. Que partida, grande final até aqui em Paris.
Boa jogada na esquerda. Olha o lance... Colaussi dentro da área... Vai marcar... Goool! É da Itália! Colaussi ganhou na força do defensor, e na indecisão do goleiro Szabó, o atacante mandou para o fundo do gol, segundo gol dele no jogo, terceiro da Itália. 3 a 1 para os italianos, assim termina o primeiro tempo. Que final!
Começa a etapa final! A Itália administra bem a partida, está com o título na mão. Os húngaros terão que superar a organizada Seleção Italiana. Parece um grande desafio, mas o jogo está muito bom até aqui.
Parte para cima a Hungria, não desistiu ainda. Olha o lance, bola na área italiana. Sárosi recebeu, olha o gol... Goool! É da Hungria! Aos 25 minutos da etapa final, a Hungria coloca fogo na partida, um gol para deixar o jogo em aberto, que final. Itália 3, Hungria 2, tem jogo!
O jogo está muito bom, uma grande final aqui em Paris. A Itália busca força para segurar o título, já Hungria busca força para conseguir surpreender no final. E com isto estamos encaminhando para o final do jogo. E bola tirada na raça pela defesa italiana. E bola na trave para salvar o goleiro húngaro. Da onde está vindo todo este fôlego dos atletas, que final de jogo.
Olha a Itália, Biavatti entrou na área... Vai chutar... Tirou do zagueiro, tocou para trás... Piola... Goool! Goool! Goool! É da Itália! Aos 37 minutos da etapa final. Para colocar uma vantagem grande no finalzinho do jogo. Piola, o craque italiano, para jogar água fria nos húngaros. Que final! Itália 4 a 2 na Hungria.
Comemoração do Bicampeonato Italiano - Copa do Mundo 1938
Acabou! É Bicampeã do Mundo a Itália! Campeã do Mundo em 1938, em Paris, na França. Acabou! Que final, que emoções. Itália campeã 4, Hungria vice 2, em um jogo cheio de emoções, com destaque ao ataque italiano com Piola, Colaussi, Meazza e Biavatti. Final de Copa do Mundo, e agradecemos a todos que acompanharam aqui no Blog Pé de Taioba, estes onze capítulos narrados da Copa do Mundo de 1938 na França.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
ITÁLIA: G.: Olivieri; D.: Rava e Foni; M.: Andreolo, Locatelli e Serantoni ; A.: Biavati, Ferrari, Meazza, Colaussi e Piola. Técnico: Vittorio Pozzo.
HUNGRIA: G.: Szabó; D.: Sándor Bíro e Polgár; M.: Lázár, Szucs e Szalay; A.: Sárosi, Sas, Titkos, Vincze e Zsengellér . Técnico: Karoly Dietz.


REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1938 – França. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1938-franca.html. Acessado em: 02/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – França 1938. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI682586-EI5496,00.html.  Acessado em: 02/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo de 1938 – Itália x Hungria. Disponível em: http://www.ogol.com.br/jogo.php?id=4295.  Acessado em: 19/06/2018

Destaque