5 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: O campeão na busca do bicampeonato na Copa do Mundo de 1938, Itália x Noruega.

O atual campeão do mundo, e dos jogos Olímpicos, iniciava contra a Noruega, o seu bicampeonato mundial. A Seleção Italiana se tornou, como exemplo da Alemanha, propaganda para o governo fascista de Benito Mussolini, onde atletas faziam saudações ao ditado na hora do hino nacional, e foram usados para aumentar a popularidade do ditador. 

Eriksen capitão da Noruega (esq), Meazza capitão da Itália (dir) -
Copa do Mundo 1938
05 de junho de 1978, 17h, diretamente do Estádio Vélodrome, em Marselha, França, para a estreia da Seleção Italiana, que enfrentara a seleção do norte europeu a Noruega. Os italianos chegam como grandes favoritos. Defendendo o título, os campeões de 1934, e campeões olímpicos de 1936 em Berlim, Alemanha, inclusive, vencendo na semifinal os noruegueses. A Seleção Italiana conta com um elenco muito forte, os atacantes Piola e Meazza, são os dois grandes nomes desta desse time. Já os noruegueses são estreantes em Copas, mas tem um elenco forte, como o atacante Brustad, autor de 5 gols na conquista do bronze nas Olimpíadas de Berlim, e o experiente goleiro Johansen, que segurou o jogo contra os italianos na semifinal dos jogos olímpicos.
Jogada do gol de Piola, Itália x Noruega - 

Copa do Mundo 1938
Começa o jogo! A Seleção Italiana começa atacando. Olha o chute, vai sair... Defendeu Johansen, deu rebote... Goool! Ferraris, da Itália, aos 2 minutos do primeiro tempo. No rebote do goleiro norueguês, o atacante italiano não perdoou. Itália 1 a 0, no inicio do primeiro tempo.
Os italianos tem bom toque de bola, e são mais objetivos. O time norueguês tenta reagir, mas param na boa atuação de Olivieri. O goleiro italiano está salvando tudo hoje, que grandes defesas, que partida disputada, boa atuação das duas equipes. Termina o primeiro tempo.
Inicia o segundo tempo! O time italiano tenta mostrar sua força, mas para nas boas defesas de Johansen, que desta vez não larga. Os noruegueses também mostra sua qualidade, jogo equilibrado, e o gol não sai.
Lá vem a Noruega, boa jogada, a bola chega livre para Brustad, e o atacante não perdoou, e mando para o fundo do gol. Desta vez não deu para Olivieri que salvou tudo no primeiro tempo. Aos 38 minutos da etapa final, jogo empatado. E termina assim o tempo normal, como a dois anos atrás com nos jogos olímpicos em Berlim, Itália e Noruega empatam por 1 a 1, destaque que o autor do gol de empate norueguês, e o mesmo. Levando o jogo para a prorrogação.
E começa o tempo extra! O time italiano parte para cima, mostrando reação do empate no fim. Os noruegueses se seguram, parecem estarem mais sentidos com o cansaço do jogo. Olha o lance, vai fazer, Johansen espalmou, olha o gol... Goool! Piola, é da Itália, no rebote do goleiro norueguês, o atacante italiano mandou para dentro. Itália na frente aos 4 minutos do primeiro tempo da prorrogação.
Final de jogo! Que partida, as duas equipes lutaram até o fim, e como nas Olimpíadas de 1936, na semifinal quando Itália e Noruega se enfrentaram, o jogo terminou empatado por 1 a 1, destaque ao gol do atacante Brustad, que assim como em Berlim, deixou o dele também na Copa do Mundo na França. E o placar final também foi o mesmo, 2 a 1 para os Italianos, com boa atuação do goleiro Olivieri, e os gols de Ferraris e Piola.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
ITÁLIA: G.: Olivieri; D.: Rava e Monzeglio; M.: Andreolo, Locatelli e Serantoni ; A.: Ferrari, Pasinati, Meazza, Ferraris e Piola. Técnico: Vittorio Pozzo.
NORUEGA: G.: Johansen; D.: Eriksen, Holmsen e Johannesen; M.: Henriksen e Holmberg; A.: Brustad, Frantzen, Brynildsen, Kvmmen e Isaksen.Técnico: Asbjorn Halvorsen 

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1938 – França. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1938-franca.html. Acessado em: 01/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – Argentina 1938. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI682586-EI5496,00.html.  Acessado em: 01/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo de 1938 – Itália x Noruega. Disponível em: http://www.ogol.com.br/jogo.php?id=4287.  Acessado em: 03/06/2018.



Destaque