4 de jun de 2018

História em Futebol de Botão: Abertura da Copa do Mundo de 1938, Alemanha x Suíça.

Á 80 anos, Alemanha e Suíça davam inicio a 3ª edição da Copa do Mundo, uma copa marcada por um período de tensão na Europa. A Alemanha vinha em campo trazendo no seu escudo o símbolo da suástica, marca do regime ditatorial da Alemanha, o Nazismo. A Seleção Alemã contava ainda em campo com jogadores da fantástica geração austríaca conhecidos como os Wunderteam, que marcaram a década de 1930, mas deixaram de disputar pela sua seleção por conta da unificação do território austríaco a Alemanha Nazista governada por Hitler. 

Cara e Coroa, abertura da Copa de 1938, jogo Alemanha x Suíça
04 de Junho de 1938, ás 17h, diretamente do Estádio Parc des Princes, em Paris, capital da França para a partida de abertura da Copa do Mundo de Futebol. De um lado a Seleção da Alemanha, time que vem bastante forte com a junção de atletas austríacos, com a recém-unificação territorial entre os dois países dados com a intervenção do governo nazista de Adolf Hitler, que é saldado no estádio pelos atletas alemães, destaque para o goleiro austríaco Raftl, e o atacante alemão Gauchel. Do outro lado a Suíça, que tem como destaque o atacante Abegglen, irmão de Max Abegglen, vice artilheiro e medalha de prata nas Olimpíadas de 1924, aqui mesmo na França.
Começa o jogo! Os alemães trabalham melhor a bola, estão em busca do gol a todo o momento. Que drible, olha o cruzamento... Fica com ela o goleiro. Chutou de longe, no travessão, saiu o goleiro. A Seleção Alemã bem melhor no jogo.
Bom toque de bola, a bola vira de um lado para o outro. Entrou na área, vai cruzar, mandou por baixo, olha o gol. Goool! Alemanha, Gauchel, abre o placar aos 29 minutos da etapa inicial. Depois de tanta pressão, os alemães passaram pela defesa forte da Suíça.
Lance de ataque da Seleção Alemã, contra a Suíça 
- Copa do Mundo 1938
Lateral para os suíços, passou de lado, tentou a enfiada, olha o vacilo da defesa, lá vem o cruzamento, de cabeça.... Goool! Empata o jogo, gol da Suíça, gol Abegglen, tudo igual. Nas poucas chances da Suíça, o empate saiu, tudo igual agora aqui no Parc des Princes.
O placar de 1 a 1 insistiu, com jogo de ataque e defesa, a Suíça conseguiu segurar o bom ataque Alemão, e mesmo perdendo soube ter paciência e arrancar o empate. Com o placar teremos o jogo extra de desempate, será dia 09, ás 18h, e estaremos na cobertura deste grande jogo aqui no Blog Pé de Taioba, e amanhã não perca, a atual campeã Itália x Noruega ás 17h, e o Brasil que enfrenta a Polônia.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
ALEMANHA: G.:Ralft; D.:Janes e Schmaus; M.:Kitzinger. Kupfer e Mock; A.:Gellesch, Lehner, Passer, Gauchel e Hahnemann. Técnico:Sepp Herberger.
SUÍÇA: G.:Huber; D.:Lehmann e Minelli; M.: Lörtshcer, Springer e Vernati; A.:Amado, Bickel, Abegglen, Wallaschek, Aeby. Técnico:Karl Rppan.

REFERÊNCIA:
GLOBO ESPORTE. Copa do Mundo 1938 – França. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/historia/copa-do-mundo-1938-franca.html. Acessado em: 02/06/2018

ESPORTE TERRA. História das Copas – Argentina 1938. Disponível em: https://esportes.terra.com.br/futebol/copa2006/interna/0,,OI682586-EI5496,00.html.  Acessado em: 02/06/2018.

OGOL. Copa do Mundo de 1938 – Alemanha x Suíça. Disponível em: http://www.ogol.com.br/jogo.php?id=213946.  Acessado em: 02/06/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque