10 de mai de 2018

História em Futebol de Botão: Liverpool, Bicampeão da Liga dos Campeões 1977- 1978.

Os Reds conquistaram a Taça dos Campeões da Europa na edição de 1977-1978, se tornando bicampeões da competição. Com um time que marcou a histórica do clube com grandes conquistas, como as primeiras Ligas dos Campeões da Europa. 

Liverpool, Bicampeão da Taça dos Campeões da Europa - 1977/1978
O dia 10 de maio de 1978, ficou na história da torcida do Liverpool Football Club. Os Reds venceu sua segunda Liga dos Campeões da Europa, chamada ainda de Taça dos Campeões da Europa, onde só jogavam os campões dos campeonatos nacionais dos países europeus, e o atual campeão da competição.
O Liverpool que tinha conquistado o título pela primeira vez na temporada de 1976-1977 começou a competição nas oitavas de final, ou, segunda-fase da competição. Enfrentou o time do Dynamo Dresden, o maior campeão da antiga DDR-Oberliga, campeonato nacional da antiga Alemanha Oriental. Em dois jogos marcantes, o Liverpool venceu a primeira partida em casa por 5 a 1, com gols de Hansen, Jimmy Case duas vezes, Phil Neal e Ray Kennedy para os Reds. E Häfner descontou para o Dynamo. No jogo de volta na Alemanha Oriental, o Dynamo superou o Liverpool, com o placar de 2 a 1, com gols de Kotte e Sachse para o time da casa, e Heighway descontou para o time inglês.
O segundo adversário era o campeão português e bicampeão da Liga dos Campões, o Benfica de Lisboa. O primeiro jogo em Portugal o Liverpool mostrou sua força e superou de virada o time português por 2 a 1, com gol de Nenê para os portugueses, e gols de Case e Hughes para o time da cidade de Liverpool. O segundo jogo na Inglaterra, o time inglês mostrou sua qualidade, e venceu por 4 a 1, com gols de Callaghan, Dalglish, McDermott e Neal. Os portugueses diminuíram com gol de Nenê.
A semifinal foi uma reedição da final da temporada anterior. Os Reds, voltaram enfrentar o grande adversário da final de 1977, o Borussia M’gladbach da Alemanha. O primeiro jogo foi decidido no ultimo lance, após esta vencendo o jogo desde os 28 minutos do primeiro tempo, com gol de Hannes, o Borussia levou o empate aos 43 minutos do segundo tempo, gol de David Johnson que tinha poucos minutos em campo. Mas aos 44 minutos o time alemão garantiu a vitória por 2 a 1, com gol de Bonhof.
O segundo jogo foi em Liverpool, e os donos da casa mostraram porque tinha sido campeão sobre a equipe alemã. Venceu com autonomia por 3 a 0, com gols de Ray Kennedy, Dalglish e Case. Chegando assim a sua segunda final consecutiva, e mostrando porque aquele time ficou para história dos Reds.
Liverpool, Bicampeão da Taça dos Campeões da Europa - 1977/1978
Assim chegou o dia 10 de maio de 1978, de um lado o atual campeão da Taça dos Campeões da Europa, do outro o atual campeão belgo, o Club Brugge. Que após vencer KuPS da Finlândia, Panathinaikos da Grécia, o time espanhol do Atlético de Madrid, e a toda poderosa campeã italiana a Juventus, chegava em sua primeira e única final.
A grande final foi no lendário Estádio de Wembley em Londres, Inglaterra. Assim a torcida da cidade de Liverpool estava em maior número, e fez sua parte, cantando o hino eterno da torcida dos Reds, You’ll never walk alone, ou simplesmente “Você nunca andará sozinho”, levou o time inglês ao bicampeonato da Liga dos Campeões, com o gol do escocês Dalglish, aos 19 minutos do segundo tempo. Mostrando toda hegemonia dos Reds na Europa no final da década de 1970.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
LIVERPOOL: 1. Ray Clemence; 2. Phil Neal, 3. Alan Hansen, 4. Phil Thompson e 6. Emlyn Hughes; 8. Jimmy Case, 10. Terry McDermott, 11. Graeme Souness e 5. Ray Kennedy; 7. Kenny Dalglish e 9 David Fairclough. Técnico: Bob Paisley.
CLUB BRUGGE: 1. Birger Jensen; 2. Fons Bastijns, 4.Georges Leekens, 5. Gino Maes e 3. Eduard Krieger; 6. Julien Cools, 8. Dany De Cubber, 7. René Vandereycken e 10. Lajos Kü; 11. Jan Sørensen e 9. Jan Simoen. Técnico: Ernst Happel.
REFERÊNCIA:
OGOL. Taça dos Campeões Europeus 1977/1978. Disponível em: http://www.ogol.com.br/edition.php?id_edicao=638. Acessado em: 08/05/2018

IMORTAIS DO FUTEBOL. Esquadrão Imortal – Liverpool 1975-1984. Disponível em: https://www.imortaisdofutebol.com/2012/05/15/esquadrao-imortal-liverpool-1975-1984/. Acessado em 08/05/2018.

LIVERPOOL. History. Disponível em: http://www.liverpoolfc.com/history/timeline. Acessado em: 08/05/2018

Destaque