8 de abr de 2018

História em Futebol de Botão: Corinthians, Campeão Paulista 2018.

O Campeonato Paulista é sem duvida é o mais tradicional estadual do Brasil, além do mais antigo, é também o mais disputado. Mas um time se destaca muito quanto se trata do Paulistão, o Corinthians chegou a sua 29º conquista, como o maior campeão do campeonato, sendo o “#BicampeãoDaFé” ao vencer consecutivamente em 2017 e 2018. 

Corinthians Bicampeão Paulista 2018
O Sport Club Corinthians Paulista, conquistou seu 29º título do mais tradicional campeonato estadual do Brasil, o Campeonato Paulista. Com grande campanha na fase de grupos, liderando o grupo a com 23 pontos, o Timão, ficou apenas 03 pontos do líder da classificação geral o grande rival, o Palmeiras, que venceu nesta fase.
Com a colocação o Timão teve pela frente nas quartas de final o Bragantino da cidade de Bragança Paulista – SP, time que foi segundo colocado no grupo do Corinthians, com 17 pontos.
O time de Bragança deu bastante trabalho ao alvinegro do Parque São Jorge. No primeiro jogo, vitória do time do interior por 3 a 2, placar que obrigava o Corinthians a buscar a vitória em casa, para poder prosseguir no campeonato. E foi o que o time fez. No segundo jogo, o time precisava mostrar sua força, foi para cima e conseguiu o resultado que precisava, 2 a 0, com gols do volante Maycon, e o lateral esquerdo Sidcley.
Pela frente o Timão tinha um outro grande rival, o São Paulo, que tinha ganhado moral no campeonato, e buscava um título que faz tempo que não conquistava. O tricolor paulista foi para cima e arrancou uma vitória importantíssima de 1 a 0 sobre o Timão no Estádio Morumbi. Mas no segundo jogo na Arena Corinthians, o time alvinegro mostrou sua força junto a torcida, venceu também por 1 a 0, em um jogo emocionante, onde o meio-campista Rodriguinho se consagrou, com um gol aos 47 minutos do segundo tempo, e levou a Fiel á loucura. O jogo foi para os pênaltis, e entra outro grande protagonista do Timão na conquista do título, o ídolo Cássio, que defendeu tudo, pegou a cobrança do atacante e do lateral-esquerdo tricolor, Diego Souza e Liziero. O Timão chegava em mais uma final, enfrentando depois de 19 anos o seu grande rival em uma final de Paulistão, o Palmeiras.
O Palmeiras veio com toda sua força, com um elenco apontado como o melhor do país naquele momento, depois de ter sido indiscutivelmente melhor até as quartas de final, mas, passou sufoco com o Santos. Com uma vitória para cada lado, o Porco venceu o Peixe nos pênaltis.
O Palmeiras chegava a final como grande favorito, pela campanha que teve, e querendo vingar o vice-campeonato brasileiro em 2017 para o Corinthians. O primeiro jogo foi na Arena Corinthians no dia 31 de março, e o time alviverde mostrou sua força com um gol logo aos 06 minutos do primeiro tempo, com o colombiano Borja, o Porco superou o time alvinegro em casa.
Mas veio o segundo jogo, dia 08 de abril, na Arena Palmeiras. O Timão mostrou novamente sua força de reação, em um jogo pegado, e cheio de polêmicas. Com um gol do craque do campeonato Rodriguinho, em apenas 01 minuto de jogo, o Corinthians tirou a pressão de ter perdido dentro de casa no primeiro jogo, e deixou tudo em aberto. O jogo continuou pesado, e com toda rivalidade entre Palmeiras e Corinthians. E aos 26 minutos do segundo tempo um protagonista apareceu no jogo o árbitro Marcelo Aparecido, marcou um pênalti para o Palmeiras, a partir daí foram 07 minutos de confusão. O árbitro percebeu o erro que tinha cometido, e só conseguiu voltar atrás com a ajuda do 4º árbitro. Mas a confusão foi estabelecida, os palmeirenses se revoltaram, mesmo que apesar do equivoco do árbitro no primeiro momento, a sua correção foi correta.
Corinthians Bicampeão Paulista 2018
O jogo no tempo normal terminou, e as duas equipes tiveram que decidir o título nos pênaltis. A primeira cobrança foi do craque do Palmeiras, Dudu, e o goleiro corintiano cresceu para cima dele e pegou a cobrança. Danilo e Romero do Corinthians marcaram nas duas primeiras cobranças, Victor Luis do Palmeiras marcou a segunda, mas outro grande nome do time palmeirense, Lucas Lima, parou no grande goleiro alvinegro. Cássio mostrou assim a sua idolatria a Fiel, e o Timão venceu seu 29º título do Paulistão, sendo o maior campeão da competição.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
CORINTHIANS: 12. Cássio; 23. Fagner, 4. Balbuena, 3. Henrique e 16. Sidcley; 15. Ralf, 8. Maycon, 26. Rodriguinho, 10. Jadson; 22. Mateus Vital e 11. Ángel Romero; Técnico: Fábio Carille.
PALMEIRAS: 42. Jailsn; 22. Marcos Rocha, 25. Antônio Carlos, 31. Thiago Martins, 26. Victor Luis; 19. Bruno Henrique, 10. Moisés, 20. Lucas Lima; 7. Dudu, 9. Borja e 29 Willian. Técnico: Roger Machado. 


Referência:
CORINTHIANS. #BicampeãoDaFé: Timão vence 29º Paulista e se consolida com maior campeão do Estado. Disponível em: https://www.corinthians.com.br/bicampeaodafe-timao-vence-29o-paulista-e-se-consolida-como-maior-campeao-estado/. Acessado: em 15/04/2018

GLOBO ESPORTE. Campeonato Paulista 2018. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/campeonato-paulista/. Acessado em: 15/04/2018


Destaque