14 de abr de 2018

História em Futebol de Botão: São Paulo Athletic o primeiro campeão do futebol brasileiro

Desde que Charles Miller trouxe a primeira bola de football (como foi definido pelos ingleses), o Brasil começou uma nova identidade, de origem inglesa, mas de alma brasileira. E no São Paulo Athletic Clube foi onde tudo começou.  

Charles Miller
O dia 13 de maio de 1888, ficou marcado como o "Dia da Abolição da Escravaturadecretada pela Princesa Izabel no Salão Imperial do Palácio de Petrópolis ao assinar a Lei Áurea 
No mesmo dia um grupo de ingleses enviados para o Brasil para construção da São Paulo Railway (um projeto para construção de uma linha de ferro ligando a capital de São Paulo a cidade litorânea de Santos), sentados à mesa de um bar na rua São Pedro, na cidade de São Paulo, decidiram criar um clube onde pudessem praticar atividades esportivas típicas da Grã-Bretanha (críqueterúgbi, tênis, etc.). 
Assim surgia o Clube São Paulo Athletic Club, carinhosamente chamado de SPAC. E no bairro da Consolação na rua Visconde de Ouro Preto, junto a Caixa D'água, virou a cede do clube esportivo que disseminou várias modalidades esportivas no Brasil. No qual, Dona Veridiana Prado, dou o terreno a William Fox Rule, um dos ingleses fundadores do SPAC, gesto este a gratidão de ter ajudado um dos seus familiares.  
Sede esportiva do SPAC
Em 1894, chega um jovem ao SPAC. Seu nome Charles, seu sobrenome Miller, nascido em 24 de novembro de 1874, no bairro do Brás, foi mandado por sua família, quando tinha apenas 10 anos, para estudar na Inglaterra. E no dia 18 de fevereiro de 1894, retorna ao Brasil, com duas bolas debaixo do braço e um livro de regras de um novo esporte.  
 Em 14 de abril de 1895, Charles Miller deu início aquilo o que seria um símbolo do esporte nacional. Na Várzea do Carmo, no Brás em São Paulo - SP, juntou duas equipes, formadas pelos funcionários do São Paulo Railway e do The Gaz Co, sendo aquele momento a primeira partida oficial de futebol no Brasil, com funcionários ligados ao SPAC, onde terminaria 4 a 2 para a equipe dos funcionários do SPR, lideradas por Charles Miller, "o pai do futebol brasileiro", e autor de dois gols naquele jogo. 
Seis anos depois, em 1901, Miller mais outros esportistas, deram início a primeira competição de futebol registrada no Brasil, a Liga Paulista de Futebol, conhecida hoje como o Campeonato Paulista de Futebol. Miller não só foi um dos fundadores, mas campeão e artilheiro da primeira edição no ano de 1902, e de mais quatro títulos, sendo dois consecutivos, 1903 e 1904, e o de 1911. Assim começava a história do futebol brasileiro, e de um grande craque, que deu origem a toda está história.  
SPAC e Paulistano, 1902

Segue abaixo os modelos para botão do jogo: 



Referência: 
SILVA, Sidney Barbosa. História do São Paulo Athletic. Disponível em: http://www.campeoesdofutebol.com.br/spac_historia.html. Acessado em 09/02/2017. 
SPAC. O mais tradicional e antigo clube de São Paulo. Desde 1988. Disponível em: http://www.spac.org.br/?page_id=4. Acessado em 09/02/2017. 

Destaque