8 de abr de 2018

História em Futebol de Botão: Botafogo, Campeão Carioca 2018.

O Campeonato Carioca é sem duvida o mais confuso de entender dos campeonatos estaduais do Brasil, mas é com certeza um dois mais tradicionais e disputados do Brasil. E com toda rivalidade dos grandes do futebol carioca, o Botafogo se superou e deixou os demais só no “cheirinho de título”. 

Botafogo Campeão Carioca 2018
O Botafogo de Futebol e Regatas conquistou seu 21º título do tradicional campeonato estadual do Brasil, o Campeonato Carioca. Depois de ser eliminado na semifinal da Taça Guanabara (correspondente ao primeiro turno do Campeonato Carioca) pelo rival Flamengo, com toda provocação vindo pelo rubro-negro carioca. O Botafogo chegou a final da Taça Rio (segundo turno do campeonato), desta vez contra outro grande rival, o Fluminense, e mais uma derrota, de 3 a 0 para o tricolor carioca.
Com a campanha que obteve nas duas taças, junto aos campeões da Taça Guanabara e Taça Rio, e o Vasco que foi o quarto melhor time nas duas competições, A Estrela Solitária, chegou a semifinal do Campeonato Carioca, contra o Flamengo. E depois de tanta provocação e rivalidade entre as duas equipes, a semifinal foi cheia de emoção.
O jogo foi realizado no Maracanã, com a torcida do Flamengo em maioria, e toda pressão para o lado alvinegro. Mas aos 38 minutos do primeiro tempo, a Estrela Solitária fez o gol do jogo, o jovem meio-campo Luiz Fernando mandou para o gol, e devolveu a provocação para cima do time rubro-negro, com um dedo no nariz, referindo ao “cheirinho de título”, provocando a derrota do rival nos últimos campeonatos disputados. Assim o Fogão se classificou para mais uma final do Carioca.
Do outro lado o Vasco chegava a mais uma final ao vencer de forma heroica sobre o Fluminense por 3 a 2, de virada, com gol no finalzinho do jogo, e crescendo na competição.
Assim no dia 1º de abril, no Estádio do Engenhão, Botafogo mandante de campo enfrentava outro grande rival em mais uma decisão, o Vasco da Gama. E o jogo foi inicio de uma grande final, cheia de emoção e rivalidade. Com 03 minutos da primeira etapa Renatinho do Fogão abriu o placar, aos 28 minutos ainda do primeiro tempo Yago Pikachu do Gigante da Colina, empatou, e 02 minutos depois, de novo o lateral artilheiro marcou, e o Cruzmaltina virou. Mas aos 44 minutos ainda da primeira etapa, o atacante Brenner do Estrela Solitária, empatou.
Veio o segundo tempo, jogo complicado, cheio de faltas e muita marcação. E neste jogo truncado, aos 48 minutos do segundo tempo, em uma cobrança de escanteio, o atacante argentino Andrés Ríos, colocou ponto final ao primeiro jogo da final do Carioca 2018, e colocou em questão o poder de decisão do Fogão, depois de perder para os outros dois grandes rivais na Taça Guanabara e Rio.
O segundo jogo veio, no dia 08 de abril, no Estádio do Maracanã, o Fogão tentou de toda forma igualar o placar geral da final. Mas o Cruzmaltina não dava espaço. Com jogo quente, com expulsões dos dois lados, aos 49 minutos do segundo tempo, quando a torcida do Vasco já comemorava o título, em uma bola sobrada dentro da área, o zagueiro argentino Carlí colocou fogo no jogo que parecia definido, e abriu o placar a favor da Estrela Solitária.
Com este resultado o título do Campeonato Carioca de 2018, foi para os pênaltis. De um lado um time que cresceu no jogo com um gol no ultimo lance do jogo, do outro um time que já se colocava campeão e sentiu o peso da derrota. Com isto o reflexo foi para as cobranças. O atacante Brenner do Botafogo começou as penalidades, superando o goleiro Martín Silva. O meia Wagner do Vasco mandou para dentro. O artilheiro do Fogão Rodrigo Pimpão parou no goleiro uruguaio do Gigante da Colina. O atacante Andrés Ríos virou para o Vasco. O lateral alvinegro deixou tudo igual novamente. Ai começou o momento de Gatito Fernández, o goleiro alvinegro defendeu o pênalti do zagueiro vascaíno Werley. O lateral Marcinho colocou o Fogão na frente. O lateral Yago Pikachu mostrou sua qualidade e deixou tudo igual. O meio-campo botafoguense Ricardinho mandou para dentro, e jogou a pressão para cima do Vasco.
Botafogo Campeão Carioca 2018
E o meia Henrique do time vascaíno sentiu a pressão, Gatito Fernández que virou titular do Fogão, tendo um dos grandes ídolos do time nos últimos anos no banco, o goleiro Jefferson, cresceu e pegou mais um título e consagrou Campeão Carioca de 2018, tirando toda pressão que sofreu durante o campeonato. Destacando o técnico Alberto Valentim que contribuiu muito com a nova postura do time.  

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
BOTAFOGO: 1. Gatito Fernández; 2. Marcinho, 3. Carlí, 4. Igor Rabelo e 6. Moisés; 5. Ralf, 8. Matheus Fernandes, 7. Marcelo, 10. Renatinho e 11. Luiz Fernando; 9. Brenner; Técnico: Alberto Valentím.
VASCO DA GAMA: 1. Martín Silva; 2. Rafael Galhardo, 3. Paulão, 25. Erazo, 6. Fabrício; 5. Desábato, 22. Yago Pikachu, 20. Wagner; 10. Evander e 16. Henrique; 18. Riasco. Técnico: Zé Ricardo.

Destaque