8 de abr de 2018

História em Futebol de Botão: Bahia, Campeão Baiano 2018.

O Campeonato Baiano, não é só o segundo mais antigo do Brasil, com sua primeira edição em 1905, mas também é um dos mais festivos e disputados, com a grande rivalidade do BaVi, a busca do título é sempre apimentada. E na edição 2018 mostrou muito bem isto. O Bahia mostrou sua soberania no 47º título da competição, deixando a lição da criação familiar antiga, “apanhou na rua, apanhará em casa também”.

Bahia Campeão Baiano 2018.
O Esporte Clube Bahia, mostrou que quem estuda a regra do jogo está mais à frente dos concorrentes. Foi sabendo das regras que o tricolor baiano mostrou sua qualidade nos momentos mais decisivos, na conquista do Campeonato Baiano 2018. Terminou a primeira fase da competição em segundo lugar atrás do seu grande rival, Vitória, por 02 pontos. Mas, soube usar a regra do jogo contra o rival no primeiro jogo da competição.
Após muita polêmica no primeiro clássico do ano, o Vitória que não soube usar a regra. Depois do gol de empate do atacante do Bahia, Vinícius aos 04 minutos do primeiro tempo, o jogador fez sua comemoração encima do escudo do rival, o que gerou muita confusão e briga, com três expulsões para o Vitória e duas para o Bahia. Depois disto o jogo não foi mais o mesmo, e aos 32 minutos mais uma expulsão para o rubro-negro, com isto mais confusão. Ai veio um comunicado do treinador Vagner Mancini do Vitória, pediu para seu jogador Bruno Bispo força a expulsão, para força o final do jogo, com intuito de preservar o placar de 1 a 1. Mas, a regra do jogo é que clara, com cinco expulsões em uma partida, automaticamente o time com o número de inferior a 07 atletas é dado como derrotado por WO (Walkover), pelo placar de 3 a 0.
Assim começou a apimentar um dos campeonatos mais festivos do Brasil. Veio a semifinal, o Esquadrão de Aço enfrentou o Juazeirense, da cidade de Juazeiro – BA. Com um empate sem gols em Juazeiro, e uma vitória de 3 a 0 para o tricolor na Fonte Nova em Salvador, com dois contras do Juazeirene, e um gol a grande revelação do Bahia na temporada, o atacante Junior Brumado, o Bahêa chegava a mais uma final do Campeonato Baiano.
E como esperado o adversário do Bahia, foi o Vitória. Após vence o chara do seu rival, o Bahia de Feira, da cidade Feira de Santana, com um empate por 1 a 1, e uma vitória suada por 3 a 2, o Leão da Barra, foi em busca do tricampeonato baiano.
O primeiro jogo foi no Estádio da Fonte Nova, onde o time da casa mostrou sua força. Aos 24 minutos do primeiro tempo, o atacante tricolor Edgar Junio abriu o placar. Aos 08 minutos da etapa final, o meia-atacante Vinicius ampliou para o Tricolor de Aço. Mas aos 13 minutos do segundo tempo, o jovem meio-campo Luan do rubro-negro baiano, diminuiu o placar. Assim o jogo terminou em 2 a 1, para o Bahia, mas deixando tudo aberto para decisão entre os rivais.
Bahia Campeão Baiano 2018
No segundo jogo, no Estádio do Barradão, o Vitória veio forte com a força de sua torcida. Com um primeiro tempo quente, o empate não saia. Um Vitória em busca de um gol que poderia mudar para o lado do Leão da Barra, e uma Bahia sabendo usar a regra e o tempo a seu favor. E logo aos 02 minutos da etapa final o time que desde o início do campeonato, soube usar a regra do jogo, marcou com o volante Elton, consagrando mais um título ao Bahêa. Mesmo sem torcida a favor, comemorou na casa do maior rival o seu 47º título do Campeonato Baiano.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
BAHIA: 1. Douglas Friedrich; 2. Nino Paraíba, 3. Tiago, 28. Lucas Fonseca e 14. Léo; 17. Elton, 26. Gregore, 29. Vinícius, 30. Marco Antônio e 10. Zé Rafael; 11. Edgar Junio. Técnico: Guto Ferreira.
VITÓRIA: 1. Fernando Miguel; 97. Rodrigo Andrade, 4. Walisson Maia, 37. Bruno Bispo e 27. Pedro Botelho; 7. Uillian Correia, 57. Fillipe Souto, 16. Juninhol e 15. Luan; 10. Neilton e 9. Jonatas Belusso. Técnico: Vagner Mancini. 

Referências:
BAHIA. É Campeão! Bahia bate o Vitória por 1 a 0 no Barradão. Disponível em: http://www.esporteclubebahia.com.br/e-campeao-5/. Acessado em 18/04/2018.

GLOBO ESPORTE. Campeonato Baiano. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/ba/futebol/campeonato-baiano/. Acessado em 18/04/2018.

Destaque