21 de mar de 2018

História em Futebol de Botão: O time que nunca perdeu.

No futebol a derrota faz parte, até mesmo times consagrados já sentiu o gosto amargo da derrota. Falar de um time que nunca perdeu talvez seja um conto fantasioso, ou que estamos falando de um time cheio de super craques. A histórica em futebol de botão aqui tratará de um time de super craques sim, com um dos melhores do mundo em sua categoria, e que desde a sua fundação em 2008, nunca perdeu uma partida, e venceu todos os títulos que disputou. 

JR/Corinthians Futsal Down
O dia 21 de março é uma data importante no debate ao direito a inclusão social, é o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é comemorada com intuito de combater o preconceito e promover o conhecimento real por trás das pessoas com a síndrome de Down.
A síndrome de Down foi descoberta no ano de 1862, pelo médico britânico John Langdon Down, e ao logo destes mais de um século e meio, houve grandes avanços da ciência no conhecimento da síndrome, e de tratamento para melhor qualidade de vida das pessoas com Down. Mas apesar disto, falta ainda maior conhecimento da população em modo geral, sobre o assunto, assim o dia 21 de março é um momento de debate importante para esta conscientização.
A data foi criada de forma inteligente pelo geneticista Stylianos E. Antonorakis, da Universidade de Genebra, Suíça no evento Down Syndrome Internacional. Usando a alteração genético da pessoa com a síndrome de Down no cromossomo 21, que é formado por três exemplares (trissomia), diferente do não portador da síndrome, que possui apenas um par. Assim a data surgiu representando o dia no cromossomo 21 e o mês por conta da trissomia, assim ficando 21/03.
O Movimento Down no Brasil aponta que são cerca de mais de 270 mil pessoas teria a síndrome de Down, o que faz perceber uma necessidade de olhar esta população e buscar entender a síndrome e entender a importância de políticas públicas e iniciativas privadas na inclusão deste grupo.
Grupos como o Movimento Down, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), entre outros, são exemplos desta garantia de direitos sociais, e conscientização da população sobre o assunto.
Cada vez mais as pessoas com síndrome de Down, vem ganhando espaço e sendo respeitado, seja na inclusão no mercado de trabalho, seja nas instituições de ensino, na vocação artística (um bom exemplo é o filme Colegas do cineasta Marcelo Galvão), e no esporte.
A Copa Down de Futsal, organizada pela empresa Magnus, é um dos grandes eventos esportivos que envolve as pessoas com síndrome de Down. A competição teve a sua 5º edição no dia 17 de março de 2018, envolvendo mais de 80 pessoas, entre homens e mulheres.
O grande campeão foi o JR/Corinthians Futsal Down, tetracampeão do torneio e conhecido pelo "O Time que Nunca Perdeu", pois desde sua fundação em 2008 e sobre o comando do técnico e ex-jogador Cleiton Maurício Monteiro, não sabe o que é perder.
A Associação Paradesportiva Jr – SP deu origem ao time em setembro de 2000, e em 2008 agregou-se ao Sport Club Corinthians Paulista, criando a equipe JR/Corinthians Futsal Down, filiada no Comitê Paraolímpico Brasileiro e a Associação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais – ABDEM.
A equipe é a base da Seleção Brasileira da categoria, representando o Brasil na Special Olimpics em 2011 na Grécia, se consagrando campeã mundial.
E no dia 17 de março de 2018, foi campeão novamente da Copa Down de Futsal Magnus, vencendo na final o grande rival dos gramados o Santos, por 5 a 2. Com gols de Juan, três de Caio (considerado um dos maiores jogadores da categoria), e para fec
JR/Corinthians Futsal Down
har o placar, gol de Otávio.
O time não só se consagrou campeão, mas continuou mantendo o título de nunca ter perdido um jogo na categoria. Mas além das conquistas, leva o exemplo de que as pessoas com Down são capazes de realizar atividades ditas "normais", e que o preconceito só é superado com a conscientização da população, e a garantia da inclusão social.

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
Elenco: 12. Rafael, 4. Davi , 5. Tadeu , 6. Danilo , 8. Juan , 9. Caio, 10. Erico, 11. Matheus, 15. Ronaldo , 20. Otávio, 21. Michel. T. Cleiton Monteiro 

REFERÊNCIA:

CORINTHIANS. JR/Corinthians vence Santos, conquista a Copa Down de Futsal Magnus e segue sem perder na modalidade. Disponível em: https://www.corinthians.com.br/jr-corinthians-vence-santos-conquista-copa-de-futsal-magnus-e-segue-sem-perder-na-modalidade/. Acessado em: 20/03/2018.

MAGNUS PET. JR/Corinthians Futsal Down. Disponível em: http://www.magnuspet.com.br/esportes/projetos/time-de-futsal-de-pessoas-com-sindrome-de-down. Acessado em: 20/03/2018

MOVIMENTO DOWN. 21 de março: Dia internacional da Síndrome de Down. Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/2015/03/21-de-marco-dia-internacional-da-sindrome-de-down/. Acessado em: 20/03/2018.

MOVIMENTO DOWN. Estatísticas. Disponível em: http://www.movimentodown.org.br/2012/12/estatisticas/. Acessado em: 20/03/2018

Destaque