25 de mar de 2018

História em Futebol de Botão: Clube Atlético Mineiro, Galo Forte e Vingador.

Apesar da rivalidade, reconhecemos a história do Atlético Mineiro. O time mais antigo em atividade do Estado de Minas Gerais, é um dos mais tradicionais e importantes da história do futebol brasileiro, conhecido como Galo, vem desde o ano de 1908 fazendo a sua história "com muita raça e amor". 

Clube Atlético Mineiro - Campeão Mineiro de 1915
Em 1908, na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, o futebol já vinha traçando sua história. Mas foi no dia 25 de março deste ano, que uma história importante do futebol mineiro se deu, o Clube Atlético Mineiro, na época chamado de Atlético Mineiro Futebol Clube.
Um grupo de estudantes apaixonados por futebol, e descontentes pelo fim de alguns clubes de futebol na cidade de Belo Horizonte, decidiram matar um dia de aula, e deram início a uma grande história de "raça e amor".
Liderados por Margival Mendes Leal, Mário Toledo, Raul Fracarolli e Augusto Soares, juntaram-se no Parque Municipal no centro da cidade, e decidiram naquele dia fundar um novo clube para a prática do futebol, com o nome em homenagem ao Athético, time naquela época já extinto de Belo Horizonte, um dos pioneiros do esporte na cidade. Assim no dia 25 de março de 1908, o Atlético Mineiro Futebol Clube surgia.
O grupo cresceu, saiu dos porões da casa de Vate (apelido de Margival), na rua Goiás no fundo do antigo Palácio da Justiça, e foi para em uma residência na rua Guajajaras, da proprietária dona Alice Neves, que se tornou madrinha do clube e palpiteira do time, dando assim origem a primeira torcida feminina do futebol brasileiro.
Assim o clube foi ganhando forma e nome, mas só fez sua estreia quatro dias antes do seu primeiro ano de fundação, no dia 21 de março de 1909, contra o primeiro time do futebol mineiro, o Sport Club de Belo Horizonte, em um terreno próximo à estação rodoviária, vencendo por 3 a 0, gols de Anibal Machado, Zeca Alves e Mário.
Primeiro Escudo do 
Clube Atlético Mineiro
Cinco anos depois da fundação, o time já era a referência do futebol mineiro, e no dia 25 de março de 1913, em uma assembleia geral do clube, associados e diretoria do Atlético Mineiro Futebol Clube, mudou o nome para Clube Atlético Mineiro, e logo no primeiro ano com o novo nome, foi campeão do primeiro torneio interclubes organizada pela a recém fundada Liga de Futebol de Belo Horizonte, o Torneio Bueno Brandão, em homenagem ao governador do Estado de Minas Gerais na época. 
Taça do Campeão
Mineiro de 1915
Mas foi em 1915, no primeiro Campeonato Mineiro, ainda restrito a cidade de Belo Horizonte. O Clube Atlético Mineiro com 06 vitórias em 08 jogos, fazendo 20 gols, e tendo o artilheiro da competição, o jogador Meireles com 07 gols, iniciava sua história de conquistas, com o incontestável título de campão mineiro.




Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
Escalação: Ferreira, Morethzon, Leon, Sigaud, Lé, Testi, Paulo Dias, Lott, Meireles, Matos, Rose, Curthbert, Guimarães, Coutinho e Guido.

REFERÊNCIA:
GALO DIGITAL. História. Disponível em: http://www.galodigital.com.br/enciclopedia/Categoria:Hist%C3%B3ria. Acessado em 08/03/2018.

Destaque