25 de jan de 2018

História em Futebol de Botão: Campeões de 2017

O ano de 2017 marcou grandes momentos no futebol brasileiro, aqui destacaremos jogos que marcaram estes grandes momentos, destacando o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Taça Libertadores da América. 

CRUZEIRO PENTA CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL
Cruzeiro Pentacampeão da Copa do Brasil 2017

O primeiro campeão em destaque foi o Cruzeiro Esporte Clube. O time celeste se consagrou pentacampeão da Copa do Brasil, com grande destaque para a afirmação da idolatria do goleiro Fábio com a camisa celeste, e a confirmação de um novo grande ídolo celeste, Thiago Neves.
Nas primeiras quatro fases, a raposa eliminou o Volta Redonda do Rio de Janeiro, São Francisco do Pará, Murici de Alagoas, e o São Paulo nas quatro primeiras fases.
Nas oitavas, eliminou a Chapecoense que vivenciava um momento de renovação e aprovação diante pós-tragédia de 2016. Em seguida dois grandes rivais, o Palmeiras em dois jogos emocionantes, e o Grêmio onde terminou em cobranças de pênaltis, onde começava ali a consagração do grande ídolo Fábio, que defendeu a penalidade de Luan, que meses depois foi consagrado Rei das Américas. Na grande Final o Cruzeiro reencontrou depois de 14 anos o Flamengo, que protagonizaram a final da Copa do Brasil de 2003 (outra história que contaremos aqui).
Os dois jogos de final foram eletrizantes, sendo o primeiro no dia 07 de setembro, empate por 1 a 1, gols de Lucas Paquetá para o Flamengo, e Arrascaeta para o Cruzeiro. Mérito para o técnico Mano Menezes, que colocou o uruguaio no segundo tempo, que foi decisivo para o time celeste. O segundo jogo, no dia 27 de setembro, foi emocionante, apesar de ter terminado 0 a 0, as penalidades foram de emocionar.
De um lado o momento dramático do goleiro Muralha, que sofria grande rejeição da torcida do Flamengo, do outro lado Fábio, que vivia a afirmação do grande ídolo, que depois de um ano anterior parado por lesão, precisava provar que ainda era o titular absoluto do time, já que o seu reserva, o goleiro Rafael, estava em grande momento na sua ausência.
E diante estas duas realidade, o final não foi outro, Muralha que parecia muito nervoso, nas cinco cobranças do Cruzeiro, se jogou todas às vezes no canto esquerdo, e não defendeu nenhuma. Fábio por outro lado, foi decisivo mais uma vez, defendendo a cobrança de Diego, que naquele momento era o grande nome do Flamengo ao lado de Guerrero. E para consagração, depois de Henrique, Léo, Hudson e Diogo Barbosa, convertendo em gol suas cobranças, Thiago Neves, mesmo escorregando mandou na gaveta a ultima cobrança e selou o pentacampeonato da raposa. 

CORINTHIANS E O HEPTA CAMPEONATO BRASILEIRO HISTÓRICO.
Corinthians Heptacampeão do Campeonato Brasil 2017 

A temporada do Sport Club Corinthians Paulista começou com uma campanha brilhante no 28º título do clube no Campeonato Paulista, em destaque para o treinador Fábio Carille, ex-auxiliar técnico de Tite, e que conquistou seu nome na história do clube, seguindo os passos do ex colega de trabalho.
O título sobre a Ponte Preta lembrou a grande final do Campeonato Paulista de 1977 (que contaremos aqui em outro momento). Neste momento o Corinthians começou a mostrar o que poderia se esperar no Campeonato Brasileiro.
Ao longo dos 38 jogos do Campeonato Brasileiro, o Corinthians assumiu a liderança ainda na 5º rodada, levando até a última rodada de forma incontestável. O time terminou o primeiro turno isolado como líder com 47 pontos conquistado, sem perder nenhum jogo, e a frente do Grêmio que naquele momento era o segundo colocado, com 39 pontos.
O maior desafio do Corinthians veio no segundo turno, o time caiu seu rendimento, mas foi mantendo diferença de pontos contando também com derrotas dos times que ainda acreditavam no titulo. Mas dentro de toda trajetória um dos momentos mais emocionantes foi o grande clássico com o maior rival, o Palmeiras.
O Palmeiras que não vinha em seu grande momento, nos altos e baixos, demitiu o técnico Cuca (campeão brasileiro em 2016), e promoveu o interino Alberto Valentim, que melhorou o time, e geral uma expectativa no Palmeiras de ser o único a derrubar o Corinthians.
O dia 05 de novembro, a 32ª rodada na Arena Corinthians, ficou marcada como até então o maior dérbi entre Corinthians e Palmeiras. Não sei se chega a tanto, mas que foi a melhor partida do Campeonato Brasileiro de 2017, com certeza foi.
O Corinthians de um lado defendendo a liderança, que chegou a ter mais de 10 pontos de frente, e naquele momento ameaçada com apenas 04 pontos de frente sobre o Palmeiras, que tinha naquela situação a última chance de ser campeão.
Em um jogo emocionante, aos 27 minutos de jogo o atacante paraguaio Romero abriu o placar, com direito a self na comemoração, 2 minutos depois, o seu conterrâneo, o zagueiro Balbuena ampliou o placar. Aos 34 minutos o Palmeiras volta a acreditar, com gol do zagueiro colombiano Mina, diminuído o placar para 2 a 1. Aos 37 minutos, o craque do brasileirão e artilheiro Jô, foi derrubado na área e ele mesmo cobrou, fazendo um dos seus 18 gols no campeonato.
No segundo tempo o jogo continuou emocionante, mas o Palmeiras só conseguiu diminuir o placar, aos 22 minutos com Moisés. Final de jogo 3 a 2 para  o Corinthians, que 03 rodadas depois, se consagraram heptacampeão brasileiro, com 72 pontos, 09 pontos a mais que o seu grande rival.  
Consagrando não só o técnico Carille, mas o artilheiro Jô, que foi revelado pelo clube, mas nunca teve um grande momento com a camisa do timão, e terminou como craque e um dos artilheiros do campeonato. 

GRÊMIO O TRI CAMPEÃO DAS AMÉRICAS.
Grêmio Tricampeão da Taça Libertadores da América 2017

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense voltou a conquista a América. Depois de 23 anos o Grêmio conquistou o tricampeonato da Taça Libertadores da América. Consagrando o técnico Renato Gaúcho, o maior ídolo da história do clube, e o camisa 7 Luan, que conquistou o título do Rei das Américas (titulo de melhor jogador das Américas)Depois de ter conquistado o pentacampeonato da Copa do Brasil em 2016, o Grêmio era uma das equipes favoritas na Libertadores de 2017.
Este favoritismo foi se consolidando ao decorrer da competição, enfrentando na primeira fase o Zamora da Venezuela, Deportes Iquique do Chile e o Guarani do Paraguai, terminou em primeiro no grupo 08, com 13 pontos, 04 vitórias, 01 empate e 01 derrota, com 15 gols feitos e 06 recebidos, terminando na terceira posição geral da fase de grupos.
No mata-mata da competição, o Grêmio mostrou sua qualidade técnica e sua qualidade em finalização, venceu o Godoy Cruz  da Argentina, nos dois jogos da oitava de final, 1 a 0 na Argentina, 2 a 1 em Porto Alegre. Nas quartas de final, eliminou o Botafogo, empatando por 0 a 0 no Rio de Janeiro e uma vitória suada por 1 a 0 em Porto Alegre.
Na semifinal enfrentou o Barcelona de Guayaquil do Equador, time que tinha eliminado dois times brasileiros, o Palmeiras e o Santos. O jogo de ida no Equador, foi o grande momento de Luan, que brilhou com dois gols e uma assistência na goleada de 3 a 0 do para o tricolor gaúcho. Que só não levou gol do time equatoriano, graças a “defesa do século” de Marcelo Grohe, defesa muito parecida a famosa defesa de Gordon Banks, goleiro inglês, que na Copa do Mundo de 1970, fez a “defesa do século”, contra o Brasil, ao defender uma cabeçada de Pelé, de forma milagrosa.
No jogo de volta em Porto Alegre, o Barcelona superou o Grêmio por 1 a o, mas mesmo assim, o tricolor gaúcho foi a mais uma fina da Taça Libertadores. O adversário era o novato em finais, o Lanús da Argentina, que venceu o River Plate da Argentina, em jogo eletrizante e cheio de emoções na semifinal.
A primeira partida foi em Porto Alegre, no dia 22 de novembro de 2017. Em um jogo difícil e marrado, cheio de faltas e marcação dura, principalmente por parte do time argentino, o Grêmio lutou muito, até que aos 26 minutos do segundo tempo, o treinador Renato Gaúcho, colocou em campo o jogador Cícero, que 11 minutos depois fez o gol que dava vantagem para o Grêmio, para o segundo jogo na Argentina.
O Grêmio mesmo com a vantagem no placar geral, foi para cima, o time do Lanús, mesmo em casa se sentiu pressionado, e aos 27 minutos, Fernandinho, que era questionado pela torcida, mostrou muita velocidade no contra-ataque, e caiu na graça dos tricolores. O time argentino perdeu de vez no jogo, e ainda no primeiro tempo, aos 41 minutos Luan, driblou todo mundo em sua frente, e na frente do goleiro, mostrou porque foi o grande nome da competição, e consagrava ali o tricampeonato. O segundo tempo o time do Lanús reagiu, aos 27 minutos o atacante Sand, diminuiu, mas era tarde, a América era tricolor, e o Grêmio se tornava tricampeão da Taça Libertadores da América. 

Segue abaixo os modelos para botão do jogo:
CRUZEIRO: 1. Fábio, 2. Ezequiel, 3. Léo, 35. Murilo e 6. Diogo Barbosa; 8. Henrique, 25. Hudson, 19. Robinho, 10. Thiago Neves e 11. Alisson; 36. Raniel; Técnico: Mano Menezes
Reservas: 12. Rafael, 37. Lucas França, 7. Rafael Sóbis, 10. Arrascaeta, 5. Ariel Cabral, 29. Lucas Romero, 27. Manoel, 14. Judivan, 23. Elber, 70. Rafinha, 16. Lucas Silva, 26. Dedé.

FLAMENGO: 38. Alex Muralha, 21. Pará, 15. Réver, 4. Juan e 13. Miguel Trauco; 26. Gustavo Cuéllar, 5. Willian Arão, 35. Diego e 22. Everton; 28. Orlando Berrío e 9. Paolo Guerrero; Técnico: Reinaldo Ruenda.

CORINTHIANS: 12. Cássio, 23. Fagner, 4. Balbuena, 3. Pablo e 13. Guilherme Arana; 5. Gabriel, 29. Camacho, 11. Romero, 26. Rodriguinho e 25. Clayson; 9. Jô; Técnico: Fábio Carille.
Reservas: 27. Walter, 40. Caíque França, 8. Maycon, 10. Jadson, 34. Pedro Henrique, 31. Marquinhos Gabriel, 18. Kâzim, 20. Danilo, 17. Giovanni Augusto, 38. Pedrinho, 28. Paulo Roberto e 21. Felipe Bastos

PALMEIRAS: 1. Fernando Prass, 12. Mayke, 26. Yerry Mina, 3. Edu Dracena e 6. Egídio; 19. Bruno Henrique, 8. Tchê Tchê e 10. Moisés; 27. Keno, 7. Dudu e 9. Miguel Borja; Técnico: Alberto Valentim

GRÊMIO: 1. Marcelo Grohe; 2. Edílson, 3. Pedro Geromel, 22. Bressan e 12. Bruno Cortez; 25. Jailson, 29. Arthur, 17. Ramiro, 7. Luan e 21. Fernandinho; 18. Lucas Barrios; Técnico: Renato Portaluppi

Reserva: 24. Paulo Victor, 20 Léo, 16. Léo Moura, 4. Kannemann, 15. Rafael Thyere, 26. Marcelo Oliveira, 5. Michel, 28. Kaio, 8. Maicon, 27. Cícero, 9. Jael, 11 Everton.



LANÚS: 28. Andrada; 4. José Gómez, 23. Guerreño, 2. Marcelo Herrera e 3. Maxi Velázquez; 30. Marcone, 21. Pasquini, 10. Román Martínez, 16. Alejandro Silva e 7. Lautaro Acosta; 9. José Sand; Técnico: Jorge Almirón


Referência:
CBF. Corinthians: Campeão Brasileiro 2017. Disponível em: https://www.cbf.com.br/noticias/campeonato-brasileiro-serie-a/corinthians-campeao-brasileiro-de-2017#.WmG6cKinHIU. Acessado em 19/01/2018.

CBF. Cruzeiro Campeão da Copa do Brasil 2017. Disponível em: https://www.cbf.com.br/central-de-fotos/campeonatos/cruzeiro-campeao-da-copa-do-brasil-2017#.WmG62KinHIU. Acessado em 18/01/2018.

ESPORTE INTERATIVO. Relembre a campanha vitoriosa do Grêmio na Libertadores 2017. Disponível em: http://www.esporteinterativo.com.br/posts/16714-relembre-a-campanha-vitoriosa-do-gremio-na-libertadores-2017. Acessado em 25/01/2018.

GOAL. A campanha do Grêmio na Libertadores, em luta por título que não vem desde 1995. Disponível em: http://www.goal.com/br/not%C3%ADcias/a-campanha-do-gremio-na-libertadores-em-luta-por-titulo-que/1mcashnzr3nya18dw7e2pdh1k0. Acessado em 25/01/2018.

GLOBO ESPORTE. Corinthians x Palmeiras. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/sp/futebol/brasileirao-serie-a/jogo/05-11-2017/corinthians-palmeiras/. Acessado em 19/01/2018.

GLOBO ESPORTE. Cruzeiro x Flamengo. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/mg/futebol/copa-do-brasil/jogo/27-09-2017/cruzeiro-flamengo/. Acessado em 18/01/2018

GLOBO ESPORTE. Lanús x Grêmio. Disponível em: http://globoesporte.globo.com/rs/futebol/libertadores/jogo/29-11-2017/lanus-gremio/.  Acessado em 25/01/2018
UOL ESPORTE. Corinthians bate o Palmeiras em jogo eletrizante e retorna a vantagem na ponta. Disponível em: https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2017/11/05/corinthians-x-palmeiras.htm. Acessado em 19/01/2018.

UOL ESPORTE. Penta! Cruzeiro vence Fla nos pênaltis e conquista Copa do Brasil. Disponível em: https://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/copa-do-brasil/ultimas-noticias/2017/09/27/cruzeiro-x-flamengo---final-copa-do-brasil-2017.htm. Acessado em 18/01/2018.

Destaque